DM Autos

Honda NXR 160 Bros renova o visual na linha 2022

Novo modelo estará nas revendas em setembro com preço sugerido de R$ 14.600.

diario da manha

A Honda NXR 160 Bros 2022 está mais atraente no visual. O modelo estará disponível nas concessionárias da marca a partir de setembro, com preço público sugerido de R$ 14.600, valor que em como base o Distrito Federal.

A Bros continua em versão única, dotada de partida elétrica e freio a disco nas duas rodas com CBS – Combined Brake System. O motor e a parte ciclística estão inalterados em relação ao modelo 2021.

Garantia

A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, além de sete trocas de óleo gratuitas. As cores disponíveis são Vermelho, Branco e Preto.

O trabalho de modernização no design é o ponto alto desta versão 2022 da NXR 160 Bros. O tanque e suas aletas, o conjunto de carenagem de farol e as laterais tem desenho inédito, ficaram mais agressivo e dinâmico.

Outro importante aperfeiçoamento foi aplicar sanfonas de proteção nas bengalas da suspensão dianteira. A mudança garante vida útil mais longa de retentores quando na utilização intensiva por vias não pavimentadas.

Motor e chassi da Honda NXR 160 Bros

• Motor monocilindro OHC arrefecido a ar, duas válvulas no cabeçote
• Comando de válvulas com balancins roletados
• Sistema FlexOne (etanol e gasolina)
• Chassi tipo berço semiduplo de aço
• Freios CBS – Combined Braking System

O motor da NXR 160 Bros é monocilindro 4 tempos arrefecido a ar, com comando de válvula no cabeçote – OHC, Over Head Camshaft -, que atua em balancins roletados. Sua capacidade cúbica é de exatos 162,7 cm3, e a alimentação por injeção eletrônica PGM-FI segue a tecnologia FlexOne, que permite usar etanol e gasolina em proporções diversas.

A potência máxima é de 14,7 cv com etanol e 14,5 cv com gasolina, a 8.500 rpm. O torque máximo é de 1,60 kgf.m com etanol e 1,46 kgf.m com gasolina, a 5.500 rpm. O câmbio tem cinco velocidades, com relações de marcha adaptadas ao perfil on-off road da Bros.

A embreagem de acionamento mecânico é tipo multidisco em banho de óleo. A transmissão secundária usa corrente 428, com coroa de 48 dentes e pinhão de 16 dentes.

Chassi

O chassi tipo berço semiduplo de aço proporciona rigidez e resistência estrutural, adequado ao escopo da Bros, capaz de enfrentar terrenos ruins. A melhoria se complementa através das suspensões de longo curso.

Na frente, o garfo telescópico permite uma excursão de 180 mm para a roda calçada com pneu medida 90/90-19 M/C 52P. Atrás, a suspensão é do tipo monoamortecida, com conjunto mola-amortecedor acoplado diretamente à balança de aço, que permite à roda, calçada com pneu 110/90-17 M/C 60P, curso de 150 mm.

O sistema de freios tem discos em ambas as rodas, com cálipers de acionamento hidráulico. O CBS da Bros foi ajustado para o longo curso das suspensões. A melhoria é responsável por uma redução nos espaços de frenagem em comparação ao sistema de freios convencional.

A particularidade do CBS é distribuir a ação do pedal entre ambas rodas (30% para a dianteira, 70% para a traseira), deixando para a manete apenas a atuação no freio dianteiro.

Design e aspectos práticos

• Carenagem de farol, tanque/aletas e laterais com novo design
• Alças para passageiro integradas ao bagageiro
• Bagageiro preparado para instalação de baú
• Painel LCD Blackout
• Banco em dois níveis

O lado off-road do modelo também foi destacado através das sanfonas de proteção às bengalas de suspensão dianteira, típicas das motocicletas usadas em trilhas como as Honda CRF. Além da proteção contra a poeira, as sanfonas têm um efeito estético, dando uma impressão de maior robustez à dianteira.

A mudança na parte frontal, garantida pelo novo conjunto de carenagem de farol, foi seguida pelo redesenho do tanque e de suas aletas laterais. Sua finalidade não é simplesmente estética, mas também de proteção ao reservatório de combustível contra impactos.

Pilotagem

A Honda NXR 160 Bros 2022 manteve imutado o posicionamento de pilotagem. O mesmo aconteceu com relação ao conforto e segurança de quem acompanha o condutor.

O bagageiro, cujo design não apenas se integra harmoniosamente ao conjunto banco/rabeta/lanterna traseiro, permite fácil instalação de suporte para baú. Isso sem realizar adaptações que descaracterizem a estrutura da Bros.

O painel LCD Blackout digital traz conta-giros, velocímetro, hodômetro total e parcial, indicador do nível de combustível e luzes-alerta, e oferece fácil e rápida leitura das informações mesmo em condição de luminosidade adversa.

O farol é outro elemento de destaque pela eficiência do refletor multifocal, protegido por resistente lente de policarbonato.

A praticidade da Honda NXR 160 Bros está também na autonomia oferecida por 12 litros de capacidade no tanque de combustível. O escapamento, fabricado em aço inoxidável, com catalisador integrado, é responsável pelo cumprimento das normas de emissão de poluentes determinadas pelo Promot 4.

Comentários