Home / DMAutos

DMAUTOS

Ford Transit volta ao Brasil ainda em 2021

A Ford Transit está de volta ao Brasil como linha 2022. A Ford anunciou nesta segunda-feira o retorno ao País, após sete anos fora do mercado, da nova geração da van que se tornou referência no segmento.

O anúncio do lançamento da nova Transit foi feito juntamente com a criação, no Brasil, da Divisão de Veículos Comerciais da marca.

A Transit que virá para o Brasil será produzida no Uruguai pela fabricante Nordex, parceira da Ford no projeto. A versão eletrificada, já anunciada para breve no mercado europeu, virá para o Brasil, mas não por agora.

A Transit, referência mundial da Ford no segmento de vans, será vendida na América do Sul, cujo o Brasil é seu principal mercado com cerca de 50% das vendas na região. Segundo a Ford, a nova área de negócios foi criada de forma estruturada para oferecer uma solução completa aos clientes comerciais.

Vendas

A nova Ford Transit será vendida a partir deste ano. Primeiro chega a versão para passageiros Minibus. Para 2022, ainda no primeiro trimestre, está previsto a chegada da versão Furgão.

Uma outra configuração vidrada, equivalente à versão Minibus, será oferecida também no mercado. Esta versão, porém, não virá com o interior configurado, ficando para a própria Ford ou uma empresa parceira a sua personalização.

Durante a entrevista virtual com um grupo de jornalistas especializados em comerciais leves, os Executivos da Ford, liderados por Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford para a América do Sul, não deram qualquer informação técnica sobre a nova Transit que virá para o Brasil.

Justificou Rogelio que todos os detalhes técnicos e preços da nova van serão abordados no próximo encontro com os jornalistas.

“A Ford é líder mundial em veículos comerciais, conhece esse consumidor melhor do que ninguém. Com essa nova organização 100% dedicada ao segmento, vamos trabalhar com um só objetivo, que é garantir o menor custo de posse e o maior retorno para os nossos clientes”, diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.

Referência das vans

A Transit, líder de vendas nos Estados Unidos e na Europa, há seis anos consecutivos, em 60 anos de história. A Europa já anunciou a chegada da versão elétrica E-Transit, que abre caminho para o futuro desenvolvimento da linha. No Brasil, a Transit eletrificada tem presença certa, mas não por agora.

Para o lançamento no Brasil e na América do Sul, a nova Ford Transit passou por um extenso programa feito pela engenharia brasileira no Centro de Desenvolvimento do Produto da Ford na Bahia e no Campo de Provas de Tatuí, no interior paulista.

Todo o trabalho foi feito em parceria com os centros de engenharia da marca na Inglaterra e na Alemanha.

Esse programa incluiu mais de 20.000 horas de trabalho de engenharia. Isso equivale a 1 milhão de km rodados em condições reais nos testes de desempenho, validação e durabilidade para atender às características únicas do clima, estradas, combustível, trânsito e modo de dirigir dos consumidores brasileiros e sul-americanos.

“Além de ser a mais tecnológica e equipada da categoria, a Transit também tem a maior potência e torque, a melhor conectividade, assistência ao motorista, dirigibilidade, central multimídia, segurança, conveniência e conforto acústico”, antecipa Flávio Costa, gerente de Vendas de Veículos Comerciais da Ford.

A nova Ford Transit Minibus que virá para o Brasil será comercializada nas configurações para 15 ou 16 ocupantes, e 18 ou 19 ocupantes, incluindo o motorista, adaptadas em um ModCenter específico. A versão vidrada não terá bancos, ficando a gosto do sua personalização como achar conveniente.

A versão de carga, ou Furgão, por sua vez, chega logo depois com as opções de cabine média ou longa, também configuráveis de acordo com as necessidades do cliente.

A Ford desenvolveu ainda uma rede de transformadores e adaptadores certificados para fazer as modificações que o cliente precisar na Transit, com suporte técnico e garantia de qualidade.

Conectividade

Garante a Ford que a conectividade é um dos grandes diferenciais da Transit para poder operar sem paradas o máximo de tempo possível. Ela é a primeira a vir com um modem embarcado, o FordPass Connect, que coloca o veículo na palma da mão do cliente onde ele estiver.

O sistema agiliza também os serviços para gerar produtividade e otimizar o seu tempo de trabalho.

Com o aplicativo FordPass, o cliente pode saber o status da Transit, a sua localização em tempo real e enviar comandos remotos pelo celular. Como, por exemplo, travar e destravar portas, dar a partida, checar o nível do combustível, a quilometragem e quanto falta até a próxima revisão.

Outra função importante é o alerta de modos de falha. O modem embarcado trabalha conectado com todos os sistemas eletrônicos da Transit e pode identificar mais de 3.000 modos de falha, desde falta de água no reservatório do limpador de para-brisa ou pneu descalibrado.

Além de gerar um alerta no celular, ele orienta o que é preciso fazer para corrigir o problema.

Se for um alerta mais urgente, que pode afetar o funcionamento do veículo, a assistência 24 horas entra em contato com o cliente proativamente para entender o que está acontecendo e ajudar a encontrar uma solução. O FordPass também permite agendar e acompanhar o andamento de serviços no veículo com uma jornada 100% digital e agiliza o atendimento em todos os canais da marca.

Ford Transit: Serviços pós-venda

A área de pós-venda é um dos pilares da Divisão de Veículos Comerciais da Ford na região. Toda a rede Ford, a mesma já existente – hoje com cerca de 110 pontos -, vai vender e dar assistência para a Transit.

A Ford disponibilizará ferramental, estoque de peças, técnicos treinados, boxes exclusivos e horários flexíveis para garantir uma manutenção rápida e de qualidade em todas as regiões do Brasil.

O cliente terá também um canal exclusivo na Central de Atendimento Ford com assistência 24 horas, sete dias por semana. “O cliente de veículos comerciais não pode parar, porque o veículo é a base do seu negócio e precisa estar sempre pronto para trabalhar. Por isso, com a Transit estamos trazendo não só o melhor produto, mas também o melhor serviço pós-venda”, destaca Flávio Costa.

O suprimento de peças será garantido por cinco centros de distribuição e um sistema avançado de logística para entregas rápidas em todo o país.

Além das unidades em Barueri, São Paulo; Gravataí, no Rio Grande do Sul; e Salvador, na Bahia, a Ford inaugurou este ano dois novos depósitos em São Paulo, em Porto Feliz e Cajamar, que adicionam 140.000 metros quadrados e capacidade para armazenar mais de 170.000 tipos diferentes de peças, incluindo 30.000 da Transit.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias