Home / DMAutos

DMAUTOS

Veículos 100% elétricos ID.3 e ID.4 da Volkswagen são apresentados na América Latina

Os veículos 100% elétricos ID.3 e ID.4, da família ID. da Volkswagen, foi apresentada pela primeira vez na América Latina. A nova família de veículos movidos à energia da marca alemã desembarca primeiro no Brasil e na Argentina.

Dependendo da configuração, um modelo ID pode entregar entre 145 cv e 299 cv de potência máxima, números equivalentes a muitos carros esportivos. Já a autonomia pode variar de 330 km a 550 km.

Ponto importante a ser exaltado é que um sistema de recarga rápida pode recuperar até 80% da bateria em aproximadamente 30 minutos, considerando a recarga DC (100 kW).

"Os clientes da nossa região podem agora conhecer o que existe de mais moderno em eletrificação da marca Volkswagen no mundo", afirma Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

Descarbonização

Dentro da estratégia de descarbonização da Volkswagen, que visa neutralizar as emissões de CO2 até 2050, modelos de veículos 100% elétricos vão se juntar no futuro aos modelos híbridos e flex com etanol na região.

Disse Pablo Di SDi que a Volkswagen terá muitas novidades para a região em termos de eletrificação rumo à mobilidade sustentável.

A estratégia de eletrificação da Volkswagen na América Latina começou em 2019, com o lançamento do Golf GTE híbrido plug-in no Brasil. O passo seguinte foi agora, em 2021, com a apresentação do e-up! 100% elétrico no Uruguai, país com uma das melhores infraestruturas para veículos elétricos no mundo.

Recentemente, o Brasil foi escolhido para sediar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis para mercados emergentes.

Veículos 100% elétricos ID.3 e ID.4

Os modelos da família ID., composta por veículos 100% elétricos, criam uma nova identidade para a Volkswagen e impressionam em todos os quesitos. Diferente de tudo o que existiu até hoje, garante a Volkswagen, os modelos chamam a atenção por onde passam. É impossível ser indiferente a um ID..

Um dos pontos que mais chamam a atenção, seja no ID.3 ou no ID.4, é o visual arrebatador. Parte deste ‘charme’ está diretamente relacionado com suas proporções únicas, que possibilitaram aos designers da marca aplicar linhas limpas, puras e extremamente modernas.

"Um dos desafios do projeto ID. era fazer com que os modelos não se parecessem com veículos à combustão. E nós conseguimos isso de uma maneira muita especial. As rodas são grandes, a distância entre os eixos bem longa e os balanços dianteiro e traseiros curtos”, explica o brasileiro Marco Pavone, Head Mundial de Design Exterior da Volkswagen e que teve participação direta na criação dos dois modelos.

O executivo disse ainda que o design exclusivo dos faróis e lanternas garantem tanto ao ID.3 quanto ao ID.4 características exclusivas, seja pela manhã ou durante a noite. Segundo ainda Marco Pavone, o interior também é algo que impressiona e reestabelece novos parâmetros na indústria automobilística mundial.

Montados sobre a plataforma MEB, desenvolvida exclusivamente para os carros elétricos do Grupo Volkswagen, todos os IDs têm as baterias posicionadas no assoalho do carro. Com isso, é possível aproveitar melhor o habitáculo.

Outro fator crucial é a utilização para motorista e passageiros do compartimento, que em um carro à combustão seria ocupado pelo motor. Para se ter ideia desta revolução, um ID.3 tem dimensões externas equivalentes a um modelo da classe do Golf (segmento A), porém com espaço interno similar a modelos da categoria do Passat (segmento B).

Evolução dos sistemas

O nível de tecnologia dos modelos ID. é inédito em mercados latino-americanos. Já imaginou seu automóvel receber constantemente atualizações dos softwares, como acontece com os smartphones atualmente? Isso nos modelos ID.3 e ID.4 já ocorre para os países da Europa e é um enorme sucesso.

Os softwares evoluem rapidamente. Com ‘Updates Over-the-Air’, os modelos da família ID. não só estão constantemente atualizados para oferecer a melhor experiência para os seus usuários, como permitem que eles melhorem como veículos regularmente.

Os modelos ID. contam com head-up display, com informações projetadas no para-brisa em realidade aumentada. Tanto o ID.3 quanto o ID.4 podem projetar inúmeros dados em 3D, sobre funções do veículo, recursos de segurança e até sistema de navegação. Tudo em realidade aumentada!

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias