DM Autos

Caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros já é produzido em série na Alemanha

Modelo com configuração para cargas pesadas urbanas já pode ser encomendado pelos clientes.

diario da manha

O caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros já está sendo produzido na Alemanha. O primeiro modelo fabricado em série saiu da linha de produção no novo Future Truck Center na fábrica de alemã de Wörth.

Em uma primeira etapa, o modelo de série do eActros, por enquanto na configuração para cargas pesadas urbanas, estará disponível na Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Grã-Bretanha, Dinamarca, Noruega e Suécia.

O coração da produção em série do eActros é o Future Truck Center. Nele, o Prédio 75 foi oficialmente colocado em operação com o início da produção em série que ocorreu na última semana. No futuro, a eletrificação de mais caminhões Mercedes-Benz livres de emissões de CO2 também ocorrerá nesse local.

A produção em série do eEconic, desenvolvido para uso municipal, está programada para começar no segundo semestre de 2022. Já o eActros LongHaul, para transporte em longas distâncias, está programado para ficar pronto para a produção em série em 2024.

Fabricação flexivel

Antes da chegada do eActros ao Future Truck Center para sua eletrificação, ele será fabricado de forma flexível na linha de montagem existente ao lado de caminhões com sistemas de propulsão convencionais.

Basicamente, a montagem dos diferentes tipos de veículos ocorrerá de forma integrada e a estrutura básica do veículo será construída em uma linha de montagem – independentemente de estar instalado um motor de combustão convencional ou um trem de força elétrico.

O eActros segue então para o Future Truck Center, onde ocorre a eletrificação do veículo.

Além das baterias de alta voltagem, outros componentes de alta voltagem são montados em várias etapas de produção, incluindo a unidade de recarga. Ele forma a interface por meio da qual o veículo é conectado à estação de recarga.

Depois da montagem de todos os componentes, o sistema inteiro é colocado em operação no Future Truck Center. O veículo é reintegrado ao processo normal de produção para acabamento e inspeção final.

Caminhão elétrico: Emissões zero

Além dos produtos, toda a unidade de Wörth, incluindo a produção, será neutra na emissão de CO2 a partir de 2022, assim como todas as outras fábricas europeias da Daimler Truck.

Um conceito único de energia verde na Daimler torna isso possível, entre outras conquistas: a aquisição de energia sem CO2 de fontes de energia renováveis formará a base para a produção livre de emissões de CO2.

Como parte disso, a unidade receberá eletricidade de parques eólicos e solares, bem como de usinas hidrelétricas a partir de 2022. A caminho de se tornar uma fábrica verde, a fábrica da Mercedes-Benz em Wörth também deve operar sem CO2 a longo prazo.

Mercedes-Benz eActros: de veículo-conceito à produção em série

A Mercedes-Benz Trucks apresentou o veículo-conceito de um caminhão de distribuição de carga pesada para áreas urbanas na IAA de Veículos Comerciais de 2016 em Hanover,. Depois disso, 10 protótipos do eActros entraram em testes práticos com clientes na Alemanha e outros países europeus a partir de 2018.

O objetivo da “frota de inovação do eActros” era aprender com os clientes e fazer com que o eActros ficasse pronto para a produção. Em comparação com os protótipos, o modelo de produção em série está significativamente aprimorado em alguns aspectos, como a autonomia, desempenho de trem de força e segurança.

Coração tecnológico

O coração tecnológico do eActros é a unidade de propulsão com dois motores elétricos integrados, incluindo uma transmissão de duas velocidades. Os dois motores garantem um nível de conforto de condução impressionante e uma dinâmica de condução superior.

 Ao mesmo tempo, a propulsão elétrica silenciosa e livre de emissões também permite entregas noturnas, bem como a entrada em cidades do interior onde há proibições de circulação de veículos a diesel.

Dependendo da versão, o caminhão elétrico eActros obtém sua energia de três ou quatro baterias e pode atingir uma autonomia de até 400 quilômetros. O eActros pode ser recarregado com até 160 kW.

As três baterias precisam de pouco mais de uma hora para serem recarregadas de 20% a 80% em uma estação comum de carga rápida de corrente DC para carregamento de 400A.

No que diz respeito à disponibilidade e desempenho, o eActros é ideal para as operações diárias de distribuição.

Comentários