DM Autos

Chevrolet S10 2022 estreia versão Z71 no Brasil com preço de R$ 260.490

Picape aventureira chega para concorrer com a Ranger Storm e a Frontier Attack.

diario da manha

A General Motors lançou a versão aventureira da Chevrolet S10 2022. A novidade, com a identidade Z71, chega para concorrer com as também aventureiras Ford Ranger Storm e Nissan Frontier Attack e estreia com preço de R$ 260.490.

A Chevrolet S10 Z71 passa a ocupar posição intermediária na linha da picape, ficando acima das versões LS e LT e abaixo das completonas LTZ e High Country.

A S10 Z71 se diferencia das demais versões no pacote de itens exclusivos e funcionais para trilhas fora-de-estrada, além da sua vocação off-road. A Chevrolet S10 Z71 vem para ampliar o leque de configurações da S10 e com ela a marca busca se fortalecer ainda mais.

Com o lançamento da nova picape, a fabricante cria um outro perfil de consumidor. Esse mesmo consumidor se identifica com os valores do campo ou enxerga a Z71 como parte do seu estilo de vida.

Sigla cultuada nos EUA

A sigla Z71 é cultuada nos Estados Unidos pelo seu significado de robustez e serviu de inspiração para o lançamento no Brasil da picape com a mesma identidade. Naquele mercado o pacote Z71 é item quase que indispensável nos modelos Colorado e Silverado.

“A S10 Z71 chega num momento em que as pessoas estão descobrindo formas diferentes de trabalhar e de se divertir. Cresce o interesse por viagens de automóveis, por esportes de aventura e pelo maior contato com a natureza”, diz Hermann Mahnke, diretor-executivo de Marketing GM América do Sul.

De acordo ainda com Hermann, para explorar o universo off-road, nada melhor que uma picape robusta, confortável e que já provou sua capacidade de superar os mais complexos desafios do agronegócio.

Desenvolvida em conjunto pela engenharia da General Motors no Brasil e nos Estados Unidos, a S10 Z71 possui mais de 20 itens de personalização. Destaque para os equipamentos desenvolvidos exclusivamente para a nova versão, como o santo-Antônio e os estribos em formato tubular, as molduras de proteção dos paralamas e os pneus “All-Terrain”.

Evoluções mecânicas

A Chevrolet S10 Z71 herda as evoluções mecânicas adotadas recentemente em toda linha S10, como a turbina redimensionada e a nova calibração do motor 2.8 Turbo Diesel e da transmissão automática AT6. A tração é ajustada por um seletor eletrônico no console central e dispõe do modo 4×4 com reduzida.

A versão de perfil off-road da S10 é ofertada nas cores Branco Summit, Prata Switchblade, Azul Eclipse e Cinza Topazio. A Z71 vem equipada com os itens de segurança, conveniência e conectividade valorizados pelo público-alvo. Entre eles estão seis airbags, acabamento premium dos bancos e MyLink com Android Auto e Apple Car Play.

Com a introdução desta nova versão, a S10 Turbo Diesel de cabine dupla passa a ser comercializada em cinco níveis de acabamento (LS, LT, Z71, LTZ e High Country).

Para receber a chancela do pacote Z71, criado pela Chevrolet nos Estados Unidos e cultuada há mais de quatro décadas pelo mundo, a picape precisa receber aprovação no nível de robustez. Assim, a S10 recebeu sinal verde para ganhar a identidade Z71 com seu pacote de itens de design exclusivos e funcionais.

Chevrolet S10 2022 estreia versão

No Brasil, a versão Z71 estreia com a S10. A versão nasce com um visual igualmente diferenciado e também preparada para encarar desafios fora-de-estrada. Ao todo, a Z71 traz mais de 20 itens de diferenciação em relação a versão LTZ.

A dianteira da S10 Z71 se diferencia pelo conjunto ótico com faróis de máscara negra contornados por LED. Os detalhes ressaltam a esportividade ao mesmo tempo que agregam um ar mais tecnológico ao veículo.

A grade toda escura com o nome “Chevrolet” em relevo destaca a força do conjunto. A cor preta aparece também no aplique central do para-choque, na capa dos retrovisores externos, nas rodas de alumínio aro 18 e até em acabamentos na parte traseira.

O preto está também nos letreiros que identificam a configuração do veículo.

Na lateral da picape, outro diferencial são as molduras “flutuantes” nos paralamas, que parecem deixar o veículo mais largo e elevado em relação ao solo. A peça foi originalmente pensada para proteger a lataria principalmente em trilhas de mata fechada.

Identificação

Dentre os elementos que ajudam a identificar a versão estão os estribos e o santo-Antônio de estilo tubular, muito comuns em veículos de rally ou voltados para esportes de aventura.

Os estribos, além de servirem de degrau para facilitar o embarque à cabine, protegem a parte inferior contra o impacto de determinados objetos durante o uso extremo.

Já o santo-Antônio estendido permite mais pontos de fixação para diferentes tipos de carga, de uma motocross até uma barraca de camping. Para receber a grande peça metálica, a caçamba ganhou apoios adicionais.

Adesivos contornando a base das portas e do compartimento de carga dão um toque particular, enquanto o nome da versão aparece também nas extremidades laterais. As lanternas escurecidas também foram especialmente desenvolvidas para a S10 Z71, que traz ainda a gravata preta, própria de versões especiais da Chevrolet.

A customização está presente também na cabine. Os apliques centrais do painel, os revestimentos das portas e do console são todos em preto para contrastar com os detalhes em cinza acetinado presentes no habitáculo.  O volante, por sua vez, conta com revestimento premium, assim como os bancos.

Equipamentos

A S10 Z71 cona com seis airbags, MyLink com Android Auto e Apple Car Play, câmera de ré de alta definição e direção com assistência elétrica inteligente.

A lista inclui ainda vidros laterais com mecanismo de abertura e fechamento por meio da chave, banco traseiro rebatível com porta-objetos e computador de bordo com a função “ECO”.

Freios ABS com sistema de distribuição de frenagem e controle eletrônico de estabilidade e de tração calibrados também para o uso fora-de-estrada completam o pacote.

Assim como as demais versões da Chevrolet S10 2022, a Z71 é igualmente equipada com chassi, suspensão e mecânica reforçadas. Isso significa que vários componentes foram projetados com materiais diferenciados em sua composição para suportar o uso severo que o consumidor costuma enfrentar aqui no país.

O conjunto propulsor da S10 Z71 é o mesmo das versões mais sofisticadas, contando inclusive com o exclusivo sistema CPA, que reduz os níveis de ruído e vibração.

O motor 2.8 Turbo Diesel de 200 cv e 51 kgfm de torque vem com as mesmas evoluções aplicadas recentemente à linha de produtos. Entre as melhorias estão o redimensionamento da turbina e a calibração entre o motor e o câmbio, melhorando a resposta da picape em arrancadas e ultrapassagens.

Com a mesma programação eletrônica da versão High Country, a Z71 vai de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e o consumo de combustível é de 8,3 km/l na cidade e de 10,6 km/l na estrada, de acordo com o padrão do Inmetro.

Tração 4×4

A Chevrolet S10 Z71 vem equipada tanbém com seletor eletrônico para ativação da tração 4×4 e da reduzida, além de controle de velocidade para descidas íngremes. O sistema, acionado por um botão no painel, é útil para reduzir escorregamentos em ladeira com piso de baixa aderência.

Por ter espírito aventureiro, a S10 Z71 utiliza pneu “All-Terrain” específico para o produto. Esse tipo de solução é algo realmente raro no segmento e foi pensado, segundo a a General Motors, para otimizar a aderência do veículo em todos os tipos de terreno, com foco especial para a terra.

Os pneus da Z71 contam com ombros mais espessos e volumosos, escudos nas laterais para maior proteção e ainda são fabricados com uma composição de borracha mais resistente. Por isso cada pneu traz 320 gramas extra de material em relação ao modelo original do fornecedor.

Comentários