DM Autos

Jeep Compass 2022 vai muito além do visual com o novo motor 1.3 turbo

No teste com o SUV médio, destaque para a performance do novo propulsor T270.

diario da manha

O Jeep Compass 2022, agora equipado com o novo motor T270, vai muito além do novo visual. O modelo recebeu mudanças externas mais sutis em relação ao interior, onde tudo é novo, principalmente o painel.

Contudo, é sob o capô que o SUV médio apresenta seu maior destaque: o motor 1.3 turbo, de 185 cv (etanol), e 27,5 kgfm de torque. Pertecente à família GSE, esse propulsor, mais ágil e econômico, recebeu o nome de batismo de T270.

O T270 tira de cena o”gastador” 2.0 Tigershark flex. Era o ponto crítico do Campass deste que o modelo chegou ao mercado, em 2016. Apesar do consumo que não agradava, o Compass sempre esteve na ponta da briga pela liderança entre os SUVs.

Vale lembrar que o 2.0 16V  turbodiesel, de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, continua em produção. Esse propulsor, batizado agora de TD350, e acoplado à transmissão automática de nove marchas, equipa as versões mais caras – Longitude, Série 80 Anos, Limited e Trailhawk – do Compass 2022.

Consumo

O então motor 2.0 flex, de 166 cv e 20,5 kgfm de torque que estava sob o capô do Jeep Compass, acelerava de 0 a 100 km/h em aproximadamente 11 segundos. O consumo, por sua vez, era de 8,8 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com gasolina, tendo como referência a versão Limited.

Veja no que melhorou. A mesma versão Limited T270, agora com o motor GSE 1.3 turbo flex, ende 185 cv e 27,5 kgfm. Dados oficiais apontam que o SUV na versão Limited acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos.

Além de ser mais rápido, o consumo também melhorou. A versão faz até 9,8 km/l em percurso urbano e 11,7 km/l na estrada, com gasolina no tanque. Com etanol, na mesma ordem, o consumo chega a 7,6 km/l e 9,6 km/l.

 E aí? Ainda precisa fazer as contas para saber se vale a pena sair do motor 2.0 e partir para um 1.3? A hora é essa, ainda mais com os preços dos combustíveis nas alturas.

Nós rodamos na versão Limited 1.3 turbo flex. A versão cedida pela marca para avaliação foi a mais completa por conta do pacote de opcionais High Tech. O foco principal da avaliação feita com o modelo foi, sem dúvida, o desempenho do novo motor 1.3 turbo.

Aliás, foi esse também o principal ponto dos questionamentos feitos pelos consumidores durante o período de teste com o SUV Jeep Compass Limited. Todos queriam saber se realmente o consumo havia melhorado por cona da nova motorização.

Diesel

A Limited aparece também no catálogo de versões com motorização 2.0 16V turbodiesel. O Jeep Compass conquistou o gosto dos consumidores, mas no quesito consumo as críticas sempre estiveram na ponta da língua.

Além do visual com uma beleza diferenciada, o Compass oferece excelente espaço interno, conforto e dirigibilidade. Essas são características fortes que identificam o SUV na preferência dos consumidores.

Com o novo motor, a chegada da peça-chave que faltava certamente contribuirá paa que o SUV se mantenha bom de briga por um longo período.

Apesar de gastador, o modelo sempre esteve à frente nas estatísticas de vendas. Agora, mais econômico entre 15% e 18% em relação ao motor anterior, o GSE 1.3 deve render bons frutos ao SUV.

Esse mesmo motor, desenvolvido pela Jeep no Brasil, já está sob o capô da nova picape Strada, da Fiat, em breve estará no SUV de 7 lugares, o novo Commander, lançado recentemente.

Visualmente, o Jeep Compass, que já era bastante bonito, ganhou detalhes mais agradáveis e o interior praticamente todo renovado ficou mais sofisticado. Isso sem falar nas tecnologias embarcadas, em especial às de conectividade e de assistência à condução.

Dimensões

A versão flex do Jeep Compass mede 4,416 mm de comprimento, 1,819 mm de largura, 1,635 de altura e 2,636 de entre-eixos.

O SUV Jeep Compass 2022 é vendido em cinco versões 1.3 turbo flex, sempre com transmissão automática de seis velocidades. A de entrada é a Sport T270, seguida pela Longitude T270 e pelas Série 80 Anos T270.

Com motor 2.0 turbodiesel, de 180 cv e 35,5 kgfm de torque, são quatro versões. Todos com transmissão automática de 9 velocidades. A de entrada é a Longitude TD350. Acima aparece a Série 80 Anos TD350, a Limited TD350 e a mais completa, a Trailhawk TD350.

Opcionais

O Pacote High Tech traz como opcionais para a versão Limited flex os eqipamentos que são de série na S. Custando cerca de R$ 10 mil, ele inclui itens de segurança como frenagem autônoma com detector de pedestres e ciclistas, reconhecimento de placas de trânsito, detector de fadiga e monitor de mudança de faixa.

O mesmo pacote traz ainda farol alto automático, item importante para quem de dirigir à noite em estradas de pista única. Outros equipamentos são o controlador de velocidade adaptativo, som premium Beats, couro marrom e banco do passageiro elétrico, além de tomada 127V AC.

Todos as versões flex do novo Jeep Compass 2022 ganharam um novo para-choque dianteiro. Seu novo desenho proporcionou um ângulo de entrada ainda maior, passando dos atuais 16,2° para até 21,5°, aumentado em 33%. As versões turbo diesel seguem com ângulo de entrada de até 30,6°.

Para-choque

Além do novo para-choque, o novo Compass 2022 ganhou novas rodas para todas as versões, novo desenho da lanterna traseira, pintura das partes plásticas, faróis Full LED com assinatura em LED e faróis de neblina com a mesma tecnologia.

Os novos faróis trazem ainda mais sofisticação ao conjunto óptico do Compass, com performance superior aos atuais bi-halógenos ou xênon. Com isso, dirigir o modelo à noite ficou mais seguro. A vida útil do conjunto óptico passa das 100.000 horas, reduzindo, assim, a necessidade de manutenção.

No interior, as novidades do novo Jeep Compass 2022 são o quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25”, volante, painel de porta, centrais multimídia de até 10,1”, console central, painel de instrumentos e mais espaço para porta-objetos.

Estão disponíveis três opções de cores para acabamento interno: Preto, Marrom Arizona e a nova Cinza Steel (esta última disponível para as versões Longitude e Série S).

O SUV médio traz a nova central multimídia com maior capacidade de processamento e armazenamento de dados. Com tela de 10,1” Full HD presente em praticamente em todas as versões (exceto na Sport). O sistema traz navegação embarcada de série e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay através de conexão sem fio.

Adventure Intelligence Plus

Além disso, o Jeep Compass 2022 recebeu a plataforma de serviços conectados da Jeep, a Adventure Intelligence by Jeep Connect. Na versão Plus, a conexão oferece todos os features já apresentados no Renegade e ainda outras funcionalidades exclusivas.

A versão Limited flex que nós dirigimos traz tecnologias avançadas de assistência à direção. Na lista estão o controle de velocidade adaptativo (ACC), alerta de colisão com frenagem automática (FCW), alerta de mudança de faixa (LDW), Park Assist e farol alto automático (AHB). A versão trouxe do pacote de opcionais a frenagem de emergência, Detector de fadiga e Reconhecimento de placas, além do teto solar elétrico e panorâmico Command View.

O tempo todo o condutor está sendo avisado de situações, como nas frenagens de emergência. Uma simples aproximação do veículo que vai à frente o alerta é dado de imediato.

O alerta de mudança de faixa, bem calibrado, também chega a exagerar nos avisos dados na direção. Melhor mesmo, considerando que no trânsito um simples descuido pode causar prejuízos, seja de ordem material ou lesões físicas.

Além das tradicionais bolsas de ar frontais para motorista e passageiros, o Compass 2022 traz também como item de série para todas as versões os airbags laterais e de cortina, o que proporciona ainda mais segurança para seus ocupantes.

No total, são seis airbags de série nas versões Sport, Longitude e 80 Anos e sete na Limited, Trailhawk e Série S (o adicional é para os joelhos do motorista).

Quadro de instrumentos

O SUV também conta com um novo quadro de instrumentos com 10,25” para as versões Limited, Trailhawk e Série S (existem ainda a de 3,5” na versão Sport e 7″ na Longitude e 80 Anos).

Totalmente digital, o quadro de instrumentos traz maior tela de display de LCD; nova tecla HOME no comando volante, que facilita a navegação do usuário; capacidade de renderização de imagem 3D do veículo; possibilidade de alteração de tema em modo digital ou analógico e personalização de menus favoritos com até cinco opções diferentes.

No novo Jeep Compass não é mais necessário um cabo para efetuar o carregamento do smartphone. Basta colocá-lo apoiado na parte indicada do console central. O procedimento é feito por indução, sendo necessário apenas que o aparelho celular seja compatível com a tecnologia. A função vem de série nas versões Limited, Trailhawk, Série S e Série Especial 80 Anos.

Jeep Compass 2022: Porta-malas

O Jeep Compass 2022 vem agora com uma função que é muito útil para quem está com as mãos carregadas para encher o porta-malas, com capacidade para 410 litros. Basta que o motorista movimente o pé por baixo do para-choque traseiro, o sensor detecta sua presença e aciona o sistema.

Então, a luz de freio vai piscar e, aproximadamente um segundo depois, o porta-malas abrirá automaticamente. Para fechar, é só realizar o mesmo movimento. Caso encontre algum obstáculo durante a abertura/fechamento, o porta-malas vai automaticamente atuar no sentido inverso.

Para que funcione, o motorista deverá estar com chave a uma distância máxima de 1,5 m do porta-malas e o veículo deve estar com a transmissão em P (Parking).

O sistema vem habilitado de fábrica e pode ser desativado pelo motorista, caso ele deseje. O sensor de presença para porta-malas está na nova Série S flex e pode equipar o veículo como opcional nas versões Limited e Trailhawk.

Auto Hold

O Auto Hold tem como objetivo trazer mais conforto em engarrafamentos e paradas longas, permitindo que o motorista retire o pé do pedal de freio nas condições de veículo parado, mesmo que não esteja na posição P (Parking).

Para recolocar o carro em movimento, basta que o condutor acelere novamente o veículo. Para acioná-lo é só pressionar o botão no console. Além disso, o sistema memoriza a escolha do motorista, não sendo necessário pressionar o botão toda a vez que ligar o veículo. A função está disponível de série para todas as versões do Novo Compass.

Quando o motorista faz o travamento do veículo, automaticamente os retrovisores externos são recolhidos. Também de forma automática, assim que o motorista der a partida no veículo, os retrovisores voltam à posição original.

Caso os retrovisores tenham sido manualmente recolhidos, não voltarão à posição de forma automática. O item é de série nas versões Limited e Trailhawk, além,das  Séries 80 Anos e Sk.

De série em todas as versões, a nova entrada USB tipo C consegue fornecer até 15 watts de potência para o carregamento de celulares, agilizando o processo. Ela possui as funcionalidades de troca de dados com o celular e de carregamento, além de permitir que outros dispositivos como pendrives possam ser utilizados para trocar dados com a multimídia

Equipamentos

A versão de entrada do Jeep Compass traz seis airbags, pintadas, central multimídia de 8,4” com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, faróis Full LED com assinatura em LED, faróis de neblina em LED Jeep Traction Control+, Auto Hold, rodas de 17”, ar condicionado dual zone, freio de estacionamento eletrônico, Sistema Keyless Enter ‘N Go, sensores de chuva e crepuscular, quadro de instrumentos de 3,5” e três entradas USB (sendo uma tipo C). Como opcionais estão os bancos de couro e o pack Protection.

Além de todos os itens da versão de entrada, a Longitude – tanto na configuração a diesel como flex – ainda possui de série central multimídia de 10,1” com os serviços conectados da plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, Navegação Embarcada, bancos em couro, quadro de instrumentos de 7”, retrovisores elétricos, aletas no volante, retrovisor eletrocrômico e novas rodas de 18” pintadas. Como opcionais, possui teto solar elétrico e panorâmico Command View e bancos em couro na cor Cinza Steel.

Também disponível com propulsor flex ou diesel, traz de série o novo carregador sem fio para celulares, Adventure Intelligence Plus na central multimídia de 10,1”, retrovisores externos com rebatimento automático, partida remota, Park Assist e o som premium Beats.

A série especial Compass 80 Anos conta ainda exclusivamente com acabamento externo escurecido em tom grafite, interior em Black Piano, revestimento interno do teto na cor preta e costuras exclusivas, além de badges e tags “80th” na parte externa e interna do carro. Como opcional está o teto solar elétrico e panorâmico Command View.

Jeep Compass Limited

Além dos ítens disponíveis na versão anterior (exceto os exclusivos da série 80 Anos e som premium Beats), a versão Limited é equipada com o novo quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25”, teto em preto, rodas de 19” diamantadas, monitoramento de ponto cego, banco elétrico do motorista, parafusos antifurto nas rodas, airbag de joelho para motorista (sete no total), além de todos os itens de série da versão anterior.

Traz ainda na lista de opcionais   teto solar elétrico e panorâmico Command View, bancos em Marrom Arizona e Pack High Tech (frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e motociclistas, reconhecimento de placas, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts.

Jeep Compass Trailhawk

A versão top de linha TD350 turbo diesel, além de todos os itens da Limited, vem ainda com novo adesivo de capô, rodas de 17” diamantadas com pneus de uso misto, protetor de cárter, protetor de tanque, protetor de transmissão, estepe full size, e suspensão elevada off-road. Além do seletor de terrenos contar com o exclusivo modo “Rock”, para máxima capacidade no fora de estrada.

Como opcionais, estão teto solar elétrico e panorâmico Command View e o pack High Tech (frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e motociclistas, reconhecimento de placas, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts.

Jeep Compass Série S

Versão premium flex do novo Jeep Compass 2022, a Série S não possui equipamentos opcionais. De série, além dos itens da versão Limited, conta com teto solar elétrico e panorâmico Command View, forro do teto em preto, pintura das partes plásticas na cor da carroceria, os novos itens de direção autônoma: frenagem autônoma para pedestres, reconhecimento de placas e detector de fadiga, além de piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts.

Versões e preços do novo Jeep Compass 2022

Jeep Compass Sport T270 Turbo Flex AT6 – R$ 146.990
Jeep Compass Longitude T270 Turbo Flex AT6 – R$ 162.990
Jeep Compass 80 Anos T270 Turbo Flex AT6 – R$ 170.990
Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex AT6 – R$ 181.490
Jeep Compass Série S T270 Turbo Flex AT6 – R$ 203.490
Jeep Compass Longitude TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 206.990
Jeep Compass 80 Anos TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 214.990
Jeep Compass Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 226.990
Jeep Compass Trailhawk TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 226.990

Comentários