O novo Honda New City 2022 chega à quinta geração completamente renovado. Na apresentação do sedã, a marca anunciou também a estreia do seu modelo compacto no segmento de hatchback.
As vendas do New City sedã começam em janeiro próximo, com preços de R$ 108.300 na versão EX, de R$114.700 na intermediária EXL e de R$ 123.100 na topo Touring. Já novo City com carroceria hatchback, porém, começam em março.
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A nova família City eleva os padrões nos seus respectivos segmentos noa quesitos dimensões, espaço interno, qualidade, baixo consumo, desempenho e segurança. O sedã e o hatch estão equipados com novo motor e uma versão otimizada do câmbio CVT.
Honda Sensing
Os novos Honda City serão os primeiros modelos da marca produzidos no Brasil a embarcarem o Honda Sensing. Trata-se do completo pacote de equipamentos de segurança e assistência à condução.
No New City 2022, na versão Touring com carrocerias hatchback e sedã os faróis são full LED, com luzes indicadoras de direção, fachos baixo e alto, DRL e faróis de neblina em LED. As demais versões contam com DRL de LED e bloco óptico principal com projetor. As lanternas são as mesmas em todas as versões, com LED nas luzes de posição e de freio.
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As rodas são de liga leve, com aro de 16 polegadas, em todas as versões. Elas mesclam acabamento frontal diamantado e pintura na cor preta. Os retrovisores externos, que antes eram fixados próximos à base da coluna A, agora estão mais recuados e fixados na porta. A mudança resultou em melhora no campo de visão.
O porte é um dos grandes destaques dessa nova família que acaba de nascer. Na comparação com o atual City, o New City sedã é 53 milímetros mais largo e 94 mm mais comprido. Para valorizar ainda mais o conceito low & wide (baixo e largo), ele tem altura total 8 milímetros menor.
Dimensões
Com seus 4.549 milímetros, o New City sedã, que tem capacidade de 519 litros no porta-malas, é o maior do segmento em comprimento. Com o New City Hatchback, não é diferente: ele apresenta a maior relação entre comprimento e largura dentre todos os hatchbacks compactos premium.
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O New City sedã e o New City hatchback também são as novas referências de espaço a bordo. Segundo a Honda, até mesmo pessoas de elevada estatura viajam confortavelmente no banco traseiro. Os bancos dianteiros têm encosto mais fino e correm em trilhos mais espaçados entre si: tudo para ampliar a oferta de espaço na região dos joelhos e dos pés de quem viaja atrás.
Já o New City Hatchback apresenta versatilidade e espaço interno consideráveis. O modelo traz o Magic Seat, exclusivo sistema de modularidade interna da Honda. O sistema tem quatro modos de utilização (Utility, Long, Tall e Refresh), que permite acomodar objetos de diferentes dimensões.
No modo Utility, por exemplo, o espaço chega a 1.168 litros de volume, superando os 1.045 litros disponíveis no Fit na mesma condição, que já era considerado um ícone de volumetria de cabine.
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Equipamentos
No New City sedã todas as versões (EX, EXL e Touring) trazem botão de partida do motor, sistema de destravamento por proximidade da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital, nova central multimídia touchscreen de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio e câmera de ré multivisão.
A partir da versão EXL, estão disponíveis também sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro, painel digital TFT de 7 polegadas multiconfigurável, ar-condicionado digital e automático e função de travamento das portas por aproximação da chave. A versão Touring conta ainda com sensores de estacionamento dianteiros e espelho retrovisor fotocrômico.
No New City Hatchback, por sua vez, todas as versões (EXL e Touring) trazem Magic Seat, botão de partida do motor, sistema de travamento e destravamento por aproximação da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital e automático, central multimídia touchscreen de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio, câmera de ré multivisão, sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro e painel digital TFT de 7 polegadas multiconfigurável. A versão Touring traz ainda sensores de estacionamento dianteiros.
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O New City vem equipado com um novo e inédito motor aspirado 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC, de 126 cv a 6.200 rpm (etanol e gasolina), de quatro cilindros, todo em alumínio. Ele conta com injeção direta de combustível e dois comandos de válvulas no cabeçote - um para as oito válvulas de escape e outro para as oito de admissão. Este de admissão reúne soluções de alta tecnologia da Honda.
Honda New City 2022: Consumo
De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o New City sedã tem consumo na cidade de 9,2/13,1 km/l (etanol/gasolina) e, na estrada, de 10,5/15,2 km/l - respectivamente, o New City Hatchback registrou 9,1/13,3 e 10,5/14,8 km/l. Com tais números, ambos obtiveram classificação A no PBE, dentro de suas categorias.
O câmbio CVT, de relação continuamente variável, recebeu mudanças, mas segue com simulação de sete marchas por meio de paddle shifts no volante. As novidades são o Step-shift e o EDDB (Early Down-shift During Braking).
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O primeiro atua sob condução esportiva. Com o acelerador pisado a fundo (kick-down), a central de gerenciamento eletrônico do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, acentuando exatamente a sensação da mudança e, consequentemente, de esportividade.
Já o EDDB se apresenta em situações de descida. Ao notar que o motorista está pisando no freio para conter o ganho de velocidade por conta da inclinação, o CVT assume uma relação que resulta em maior aplicação de freio-motor. A ação do EDDB é automática e amplia a segurança sem afetar o consumo.
Os novos amortecedores têm stop hidráulico, um sistema composto por uma câmara de desaceleração da haste do amortecedor. Sua função é evitar o som de pancada seca, quando o carro passa por um buraco, por exemplo.
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Plataforma
A plataforma do New City foi projetada de modo a conferir ao carro maior leveza estrutural e alto nível de rigidez. Contando com maior aplicação de aço de alta resistência, no sedã, ela é cerca de 4,3 kg mais leve do que a geração anterior e tem maior rigidez torcional, atingindo até 20,4% na parte frontal. Já o hatchback tem o índice de rigidez frontal 6% maior do que no sedã.
O Honda New City 2022 será o primeiro modelo da marca fabricado no Brasil a contar com o Honda SENSING, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista da marca. Baseado nas imagens captadas por uma câmera de visão ampla e de longa distância, instalada no parte central e superior do para-brisa, o Honda SENSING no New City terá cinco funções:
• ACC - Controle de cruzeiro adaptativo - Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente;
• CMBS - Sistema de frenagem para mitigação de colisão - Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes. Ele é capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no oposto;
• LKAS - Sistema de assistência de permanência em faixa - Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
• RDM - Sistema para mitigação de evasão de pista - Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
• AHB - Ajuste automático de farol - Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.
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Além do Honda Sensing (disponível na versão Touring), o Honda New City 2022 traz ainda diversos outros dispositivos de segurança em todas as versões. A lista traz assistente de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência (ESS), seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), estrutura de deformação progressiva ACE, sistema Isofix para fixação de assentos infantis, alerta de baixa pressão dos pneus, câmera de ré multivisão, entre outros.
O LaneWatch, assistente para redução de ponto cego, por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor do lado do passageiro, está disponível nas versões EXL e Touring do sedã e na versão Touring do hatchback.
Versões e cores
O New City sedã será oferecido em três versões (EX, EXL e Touring) e o New City Hatchback em duas versões (EXL e Touring).
A paleta de cores do New City sedã terá seis opções: Branco Tafetá (pintura sólida); Azul Cósmico, Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas); e Branco Topázio e Preto Cristal (perolizadas). Exclusivamente na versão Touring, nas cores Branco Topázio, Cinza Barium e Azul Cósmico, o interior será de couro claro. Para as demais cores, o couro será preto.
O modelo Hatchback, por sua vez, chega com uma paleta ainda maior, com oito cores. Em relação ao sedã difere apenas pela oferta de mais duas cores perolizadas: Vermelho Mercúrio e a inédita Cinza Grafeno, que será aplicada pela primeira vez no Brasil. Para todas as cores, o interior será preto.