Home / DMAutos

DMAUTOS

Nova geração do Audi A3 Sedan e Sportback 2022 chega ao Brasil

A nova geração do Audi A3 2022 chega ao Brasil nas carrocerias Sedan e Sportback e já começa a ser entregue aos clientes que adquiriram o modelo no pré-venda. O A3 está sendo comercializado na versão Performance Black e com uma edição limitada batizada de S Line Limited, com motor 2.0 TFSI e 1.4 TSFI, respectivamente.

O A3 está disponível para venda na modalidade direta em todas as lojas Audi Center credenciadas. Os preços partem de R$ 229.990 para o Audi A3 1.4 S Line Limited e R$ 264.990 para o Audi A3 2.0 Performance Black.

Produzidos na fábrica de Ingolstadt, Alemanha, onde fica a sede da Audi, o novo A3 Sedan e Sportback chega ao País como linha 2022.

Audi A3 Sportback

Porta de entrada no mercado

O novo modelo chega importado de Ingolstadt (Alemanha), com a missão de ser a porta de entrada da marca no mercado brasileiro. O Audi A3 é o carro-chefe de vendas da marca alemã em sua história no Brasil.

Segundo estimativas da própria Audi, foram vendidos cerca de 90 mil unidades do A3 no Brasil desde o lançamento da primeira geração do modelo no país, em 1997. Esse número representa cerca de 50% de todos os Audi vendidos oficialmente no Brasil.

Além disso, o modelo também foi produzido localmente em duas ocasiões: entre 1999 e 2006 na versão hatch, e entre 2015 e 2020 na versão Sedan.

O DMAutos andou no A3, em São Paulo, a convite da Audi. A marca colocou à disposição o A3 Sedan e o Sportback para avaliação. Ficou claramente demonstrado que a nova geração do modelo ganha destaque a partir das suas proporções dinâmicas e do design esportivo. O percurso foi de cerca de 300 km, ida e volta entre as cidades de São Paulo e Tatuí (SP).

Audi A3 Sportback e Sedan 2022

Visual frontal

Chama a atenção no Audi A3 Sedan e Sportback 2022 a ampla grade frontal Singleframe e as grandes entradas de ar na parte frontal. Os faróis e as lanternas são Full LED e contam com indicador dinâmico de setas na traseira de série.

O A3 oferece uma prazerosa dirigibilidade por tudo que oferece em termos de tecnologia, comodidade, conforto e na eficiência dos motores 2.0, em especial, e do 1.4.

Audi A3 Sedan e Sportback: Medidas

Com 4,34 metros de comprimento e 1,82 metros de largura, o A3 Sportback cresceu pouco mais de três centímetros nestas duas dimensões em comparação com seu antecessor. A altura de 1,43 metros e a distância entre eixos de 2,64 metros permaneceram inalteradas.

Audi A3 Sportback: cockpit

Dependendo da inclinação do banco traseiro, o compartimento de bagagem comporta entre 380 e 1.200 litros. Seu piso ainda pode ser regulado em diferentes alturas.

A carroceria Sedan do A3 ficou maior em todas as dimensões, comparado com a geração anterior: os 4,50 metros significam que ele é 4 centímetros mais comprido, sem, portando, alteração, na distância entre eixos.

Na largura, o A3 com carroceria Sedan ficou maior 2 centímetros, ficando agora com 1,82 metros. Na altura subiu 1 centímetro, saltando para 1,43 metro. Isso resultou em um aumento de 2 centímetros na altura da cabeça na parte frontal, além de mais espaço para os cotovelos. Com 425 litros, a capacidade de bagagem é a mesma do modelo anterior.

Audi A3 Sedan 2022

Design interior

O design interior, sofisticado e esportivo, segue com elementos inspirados no Lamborghini Urus, como as saídas de ar do painel e a nova alavanca de seleção de marcha. Seu acionamento agora é eletrônico e utiliza o conceito shift-by-wire, sem o botão de trava mecânica que antes precisava ser acionado para realizar a troca.

O cockpit tem foco total no motorista e está equipado de série com um display sensível ao toque de 10,1 polegadas. O Audi Virtual Cockpit de 12,3” de série complementa as informações para o motorista e permite três visualizações diferentes, incluindo gráficos com visual esportivo.

No novo Audi A3 Sedan e Sportback a conexão ao smartphone do usuário é através do Apple CarPlay ou Android Auto.

Audi A3 Sportback

Na versão Performance Black, o A3, seja ele Sedan ou Sportaback, é equipado com motor 2.0 TFSI a gasolina, que entrega potência de 190 cavalos e torque de 320 Nm. A transmissão que acompanha o conjunto é a S tronic de dupla embreagem de 7 velocidades.

A edição limitada 1.4 S Line Limited, por sua vez, recebe o propulsor 1.4 TFSI, a gasolina, que entrega 150 cavalos de potência e torque de 250 Nm. É acoplado à transmissão automática tiptronic de oito velocidades.

Suspensão

O sistema de suspensão traseira do A3 é independente em todas as versões. O sistema combina um conforto agradável de condução com boa dinâmica. Cada amortecedor se adapta permanentemente às condições da estrada, à situação de direção e ao modo de direção. Com isso, cria uma ampla distribuição entre um movimento de rolamento altamente confortável e um manuseio ágil.

Audi A3 Sportback

O Audi drive select também é de série em todas as versões e permite que o motorista experimente diferentes modos de direção: comfort, dynamic, efficiency, auto e individual. Isso também traz mudanças nas características da resposta do acelerador, câmbio e da direção progressiva, por exemplo, que varia sua relação dependendo do ângulo de direção.

Equipamentos e preços

Além dos itens de série já citados, o A3 oferece uma vasta lista de equipamentos: keyless, volante em couro com shift-paddles e base aplanada, kit exterior S line, rodas de 18”, faróis Full LED, seis airbags, park assist, sistema de direção dinâmica progressiva, ar-condicionado de duas zonas e porta-malas com abertura automática hands-free.

Os opcionais da edição limitada S line Limited 1.4 são pintura metálica, capa do retrovisor externo em carbono (no Sedan o aerofólio também pode vir em carbono) e os revolucionários faróis Full LED Matrix, que agregam beleza e exclusividade ao A3 com assinaturas personalizadas ao entrar e sair do veículo.

O conjunto de iluminação principal é composto por 15 segmentos de LED que podem ser acionados individualmente. Além de mais eficiente e dinâmico, contribui para o aumento de segurança ao direcionar o facho de luz sem ofuscar demais veículos nas vias.

A3 Sportback: Voltante esportivo anha inscrição S Line na base achatada

Itens de série e opcionais

A versão Performance Black 2.0 agrega, além de todos os equipamentos de série do A3 S line Limited 1.4, bancos dianteiros esportivos eletricamente ajustáveis, acabamento do console central em alumínio, teto solar elétrico panorâmico, sistema de som Audi com 10 alto falantes, capa do retrovisor na cor preta e roda Audi Sport 18” com design exclusivo.

O pacote de opcionais inclui sistema de som Bang&Olufsen 3D, faróis LED Matrix, pacote de luzes ambiente customizáveis e pacote S line interior, formado por pedaleiras em alumínio e revestimento adicional em couro no painel, console central, lateral das portas e volante, além da inscrição S line nos bancos esportivos e volante.

Dentre as cores exteriores disponíveis estão as sólidas Branco Ibis e Azul Turbo, as metálicas Azul Navarra, Amarelo Píton, Branco Geleira, Preto Mito e Vermelho Tango e a perolizada Cinza Daytona. No interior é possível escolher entre preto, cinza e bege.

Audi A3 Sportback

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias