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Teste: Andamos no novo Jeep Commander 2022

Impressões ao dirigir o SUV de 7 lugares com motor 1.3 Turboflex.

diario da manha

O Jeep Commander entrou com força na briga entre os SUVs de sete lugares. O mercado de veículos familiares com sete assentos está em crescente no Brasil e o novo modelo mostra disposição para atrair consumidores.

Nascido com personalidade forte, o Jeep Commander 2022, primeiro SUV desenvolvido pela marca no País, quer ser referência no mercado. Aliás, quer ser não. Será referência.

A chegada de SUVs de sete lugares ao mercado brasileiro começa a ganhar corpo e a Jeep viu a necessidade de lançar o seu SUV grandalhão. O novo SUV da marca herdou aparência do seu irmão menor Compass em vários pontos e buscou inspiração no Grand Cherokee.

Bom que o Commander tenha encontrado soluções em modelo de sucesso, o que deve ser considerado como um acerto da engenharia da Jeep.

O Commander 2022 é definitivamente um SUV com atrativos suficientes para conquistar o gosto de famílias numerosas que encontram em outras marcas os modelos que procuram.

O modelo chega para engrossar a lista dos SUVs que levam sete pessoas ao lado do Chevrolet Trailblazer, Mitsubishi Outlander, Volkswagen Tiguan Allspace, Mercedes-Benz GLB, Caoa Chery Tiggo 8 e Toyota SW4.

É com eles que a marca vai brigar, embora a Jeep coloca apenas os modelos da Volkswagen e da Caoa na mira. O Commander parte de R$ 200.000 e chega a R$ 280.000 mil. A versão Overland Flex avaliada custa R$ 220.000.

Semelhanças

Na dianteira, a marcante grade com sete barras e a traseira, com suas lanternas retangulares finas, o Commander fica mais próximo do Grand Cherokee. Na lateral, o SUV é um Compass  esticado.

O Commander tem um visual atraente. Suas proporções são bem equilibradas e, se observar bem em outros modelos, esse equilíbrio não é comum em veículos do seu porte.

A Jeep cedeu a versão flex mais completa do modelo, a Overland, para avaliação do DMAutos.

Durante oito dias avaliamos o Commander equipado com motor T270 (1.3) turboflex, que rende até 185 cv de potência a 5750 rpm (etanol) e 27,5 kgfm de torque a 1.750 rpm, acoplado à transmissão automática de seis velocidades. É o mesmo conjunto que equipa, com boa aceitação, a picape Fiat Toro e o Jeep Compass.

Além da Overland testada pelo DMAutos, outra versão do Commander equipada com motor 1.3 turboflex é a Limited. O modelo traz também o motor 2.0 turbodiesel (T380), que rende 170 cv e 38,7 kgfm.

Esse motor, que vem associado à transmissão automática de 9 marchas, só muda em relação ao utilizado nos Jeep Renegade e Compass no maior torque. Nos dois modelos menores o torque é de 35,7 kgfm.

Dimensões

O Jeep Commander 2022 mede 4,77 metros de comprimento, 1,86 metro de largura, 1,68 metro de altura e distância entre eixos de 2,79 metros. Comparado ao Compass, o novo SUV de sete lugares da Jeep é 35 cm mais longo e tem 14 cm a mais de distância entre eixos.

O entre eixos mais longo significa que o espaço interno é maior. Na frente motorista e passageiro têm bom espaço. Na segunda fileira é melhor ainda. Além do acesso ser facilitado pela abertura de 80 graus das portas traseiras, a fileira pode ser deslizada até 14 cm para frente e é facilmente rebatida, ampliando, assim, o acesso aos bancos extras.

Achou que nossa avaliação sobre a última fileira fosse deixada de lado? Enganou-se. Não espere muito em termos de espaço nos bancos da última fileira. Pessoas de pequeno porte até que seguem bem confortáveis em viagens curtas e em rotinas urbanas. Nos deslocamentos mais longas é preciso ter muita disposição. O pouco espaço não é diferente dos concorrentes.

Porta-malas

O porta-malas é um dos maiores da categoria com 1.760 litros com todos os bancos rebaixados, 661 litros na configuração com cinco ocupantes e 233 litros com os 7 assentos levantados. Além disso, o modelo também conta com 31 litros de volume de espaço de porta-objetos.

O Jeep Commander 2022 permite o rebatimento dos assentos de oito formas diferentes, levando a uma ampliação do vão de carga fácil e intuitiva. A segunda fila tem um deslocamento longitudinal de até 14 cm, permitindo escolher entre um maior espaço de pernas também para os passageiros da fila do meio ou optar por aumentar ainda mais o porta-malas.

O motor 1.3 flex de 185 cv, com etanol, tem excelente rendimento no Commander, modelo com peso de 1.685 kg. O câmbio automático de seis marchas, bem escalonado, casa bem com o motor 1.3 turboflex.

O Jeep Commander vai de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 202 km/h. Com gasolina no tanque, os números são menores: 10,4 segundos e 200 km/h, respectivamente.

Jeep Commander 2022: Consumo

Os números de consumo oficiais do Jeep Commander 1.3 Turboflex apontam 6,9 km/l com etanol e 9,8 km/l com gasolina, em perímetro urbano. Na estrada, o SUV roda 8,3 km/l e 11,8 km/l, com etanol e gasolina, respectivamente. A versão Overland Turboflex que avaliamos tinha etanol no tanque e o consumo ficou na casa de 6,5 km/l na cidade e 8,5 na estrada.

A suspensão é surpreendente. Tem funcionamento firme e não deixa a carroceria inclinar desconfortavelmente nas curvas. Em se tratando de SUVs grandes, com centro de gravidade mais alto, não é muito comum.

Fora do asfalto a versão 4×2 da Jeep responde bem às investidas. Isto pelo fato de o modelo contar com sistema Traction Control Plus. Trata-se de uma variação do controle de tração que ajuda o Commander a transpor obstáculos leves.

Mas se você é tipo que gosta de uma trilha com mais adrenalina, o melhor é optar pelo motor 2.0 turbodiesel. Mais eficiente para andar fora do asfalto, o turbodiesel do Commander conta com tração 4×4 reduzida e três modos de ajustes (Sand/Mud, Snow e Auto), além do sistema de assistência do controle de velocidade em descidas.

Exclusividade

O Commander Overland testado traz grupo óptico desenvolvido para trazer uma dose extra de exclusividade ao modelo. Os faróis Full LED proporcionam mais segurança e possuem seta dinâmica, outra tendência premium. O modelo não tem opcionais.

As lanternas traseiras, também em LED, contam com desenho inédito e trazem acabamento em cromo acetinado, com quatro refletores inferiores. Um destes refletores tem a função de seta e os outros três com luz de posição e freio. O grupo óptico proporciona harmonia entre suas luzes, uma vez que, os faróis de neblina e DRL também são em LED.

O SUV Commander 2022 se destaca pela tecnologia embarcada. Vem com cluster Full Digital personalizável de 10,25” e central multimídia com tela touch de 10,1” Full HD com navegação embarcada e espelhamento para Apple Carplay e Android Auto por conexão sem fio.

Conta também com carregamento de smartphones sem a necessidade de cabo. Basta apoiar o aparelho na parte indicada do console central. O procedimento ocorre por indução (é necessário que o aparelho celular seja compatível com a tecnologia). No entanto, caso outros passageiros queiram realizar o carregamento com fio, existem portas USB nas três fileiras de assentos.

Traz também acesso ao porta-malas com abertura e fechamentos elétricos na Limited e Overland, sendo que na última ainda há sensor de presença (Hands-Free). Ainda há pára-brisas e vidros laterais térmicos, rebatimento automático dos retrovisores, Keyless Enter ‘N Go e ar-condicionado Dual Zone com canal dedicado aos assentos traseiros.

Outros destaques em tecnologia, que oferecem mais conveniência ao cliente, são o banco do motorista com ajuste elétrico em todas as versões, banco dianteiro do passageiro com ajuste elétrico na Overland e o amplo teto solar panorâmico.

Direção autônoma

O modelo vem equipado de série em todas as versões com tecnologias de direção autônoma muito valorizadas por clientes do segmento premium. Traz controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis e park assist.

A experiência a bordo do Jeep Commander fica mais completa com o sistema de som da marca premium Harman Kardon com 9 alto-falantes, subwoofer e 450 Watts de potência. Ele conta ainda com a exclusiva tecnologia Fresh Air, que utiliza dutos da cabine como “caixa acústica”.

Essa tecnologia elimina a necessidade de caixas tradicionais, reduzindo o peso do sistema em 40% e o volume em 70%, além de garantir uma pressão de som mais alta e uma faixa de graves mais profunda.

Alexa in Vehicle na Adventure Intelligence

Em se tratando de conectividade, o Commander traz a Adventure Intelligence, plataforma de conectividade exclusiva da Jeep, em todas as versões. A plataforma entrega conveniência, assistência e entretenimento com mapas inteligentes, chamadas de emergência e wifi hotspot, que conecta até oito aparelhos no wifi nativo do Jeep Commander.

Novidade da plataforma na versão Overland é a função Alexa in vehicle, que leva a assistente pessoal da Amazon para dentro do novo SUV da Jeep. Basta estar conectado e sincronizado com sua conta e é possível utilizar todas as funções da Alexa de dentro do carro.

Além de todos os comandos já conhecidos, como fechar os vidros, ligar os faróis ou o motor, o Jeep Commander tem acesso a todos os comandos da assistente, inclusive externos ao veículo.

Por exemplo, é possível pedir ao Commander para abrir o portão da garagem, ver a condição do tempo, procurar um restaurante ou uma farmácia, ou até mesmo acrescentar um item a uma lista de compras.

As versões Turboflex do Commander trazem ainda o modo de condução Sport, que habilita uma calibração diferenciada. Com isso, as trocas de marchas mais rápidas passam a ser realizadas em rotações mais altas. Isso torna a resposta do acelerador mais ágil e a direção fica mais firme, proporcionando uma experiência de condução mais esportiva.

O Jeep Commander possui também o Traction Control +, sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas. Ele está disponível para todas as versões 4×2.

O sistema aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere o torque para outra roda que esteja em contato com o piso. Para habilitar a função, basta que o motorista pressione a tecla ASR OFF. Assim, mesmo com tração dianteira, o modelo ainda pode se aventurar nas trilhas, como todo Jeep.

Equipamentos

Avaliamos a versão Overland com motor 1.3 turboflex, mas para entender melhor o conteúdo de equipamentos de todas as versões começamos pela Limited turboflex:

Commander Limited Turboflex: rodas de liga leve de 18 polegadas, conjunto óptico Full Led, bancos em couro e suede preto, acabamento interno preto, painel digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, plataforma Adventure Intelligence, espelhamento sem fio, carregador de celular por indução, Keyless Enter ‘N Go, banco do motorista com ajustes elétricos, abertura e fechamento elétrica do porta-malas, sete airbags, piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis, park assist e Jeep Traction Control+.

Commander Limited Turbodiesel: Traz todos os itens da Limited Turboflex e acrescenta o modo 4×4 Low, seletor de terrenos com os modos Sand/Mud, Snow e Auto e Hill Descent Control.

Commander Overland Turbo Turboflex: Traz todos os itens da versão Limited Turboflex  e acrescenta rodas em liga leve de 19 polegadas, bancos em couro e suede marrom, teto solar panorâmico, sistema de som premium Harman Kardon, banco do passageiro com ajustes elétricos, porta-malas com sensor de presença e tomadas de 127V e sistema Adventure Intelligence Plus com Alexa in Vehicle.

Commander Overland Turbodiesel: Traz todos os itens da versão Overland Turboflex e acrescenta molduras inferiores na mesma cor do veículo e Jeep Off-Road Pages (que informa grau de inclinação vertical e lateral, sistema de tração selecionado e status do bloqueio de diferencial).

Versões e preços do Jeep Commander 2022

Jeep Commander Limited Turbo Flex AT6: R$ 199.990
Jeep Commander Overland Turbo Flex AT6: R$ 219.990
Jeep Commander Limited Turbo Diesel 4×4 AT9: R$ 259.990
Jeep Commander Overland Turbo Diesel 4×4 AT9: R$ 279.990

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