DM Autos

Pegada esportiva empolga na condução do Volvo XC40 elétrico

SUV premium, agora 100% elétrico, se destaca também no visual estiloso.

diario da manha

Desde o final do ano passado o Volvo XC40 2022 deu um passo à frente na combinação de motor a combustão com elétrico dotado de tecnologia híbrida Plug-in. O SUV compacto premium de visual agradável ganhou exclusividade na evolução do processo de eletrificação da marca sueca e se tornou 100% elétrico.

O XC40, agora batizado de Recharge Pure Electric, tornou-se o primeiro modelo todo elétrico da Volvo no mundo. Em breve, porém, terá outro irmão no mercado, com a chegada do SUV Coupê C40, que deve ser lançado até março.

A Volvo acertou na mudança do seu modelo de entrada? Não seria melhor mantê-lo Plug-in, dando ao consumidor a oportunidade de escolher entre a condução a combustão ou elétrica?

Os números de vendas do Volvo XC40 Pure Electric 2022 dão a resposta à pergunta feita aos mais céticos com relação ao rápido o avanço na eletrificação veicular.

Vendas no Brasil

O modelo desembarcou no Brasil surpreendendo na aceitação do público. Plagiando um conhecido jargão popular, o Volvo XC40 elétrico “chegou chegando ao mercado”. O modelo é comercializado hoje por R$ 409.500,00, valor obtido junto à revenda Volvo Champion.

Os 300 veículos anunciados no primeiro lote foram vendidos quase que num piscar de olhos, forçando a Volvo a trazer outros 150 veículos, igualmente comercializados em tempo recorde.

Se você acha ainda que a Volvo ousou na sua estratégia, vai perceber que a marca foi muito mais ousada ao acreditar no processo de eletrificação automotiva desencadeado no mundo. Definitivamente, a fabricante escandinava joga com acertos na sua política pela busca cada vez mais próxima da emissão zero.

Outra boa resposta para a política adotada para o mercado brasileiro é o fato de a marca ocupar hoje a segunda colocação em vendas no Brasil, entre os importados, perdendo apenas para a alemã BMW. E olha que não faz muito tempo que a Volvo amargava a quarta colocação.

Antes mesmo do lançamento do SUV XC40 Recharge Pure Electric, a Volvo já havia tomado uma decisão. Também a partir de 2021 a marca sueca deixou de fabricar veículos apenas com motor a combustão.

Até 2025 todo veículo Volvo será híbrido Plug-in ou simplesmente elétrico e quando 2030 chegar seus carros serão todos 100% elétricos.

No caminho certo

Os números de veículos elétricos, híbridos Plug-in ou simplesmente híbridos vendidos 2021 no Brasil mostram também que a Volvo caminha com passos precisos rumo ao futuro da eletrificação. Naquele período foram vendidos 34.990 veículos eletrificados.

Do total, 92% (32.130 unidades) de híbridos e os 8% (2.860 unidades) restantes de elétricos. Em 2020 o segmento, incluindo os comerciais leves, registrou vendas de 19.745 unidades.

Dos quase 35 mil eletrificados vendidos no ano passado, 8.273 são da Volvo, o que consolidou a marca na segunda posição do mercado premium, com participação de 18,3%.

Agora você vai ficar sabendo um pouco mais sobre o Volvo XC40 Recharge Pure Electric. O modelo compacto premium foi cedido para avaliação do DMAutos e vamos contar um sobre as impressões ao dirigir o primeiro 100% elétrico da marca lançado no mercado brasileiro e no mundo.

Já havíamos tido um contato com a novidade sueca, em Osório, no Rio Grande do Sul, durante seu lançamento no País. Na oportunidade, o XC40 elétrico deixou pistas fortes de tratar-se de um lançamento com muitos atrativos.

A decisão da Volvo de estrear o XC40 com motor elétrico veio também em razão de o   consumidor do modelo olhar com bons olhos para seu irmão maior, o XC60, mesmo pagando mais caro por ele.

Além da exclusividade do motor elétrico na linha, o Volvo XC40 Recharge Pure Electric traz ainda como atrativos o visual com linhas bem definidas e a pegada esportiva proporcionada pelos dois motores elétricos.

Desde que desembarcou no Brasil, estreando por aqui com motor 2.0 turbo, a gasolina. No segundo momento, o XC40 ganhou a tecnologia híbrida Plug-in, de 82 cv, associado ao motor 1.5 turbo (T5), de 180 cv, somando uma potência máxima combinada de 262 cv.

Destaque

O XC40, que já se destacava nas suas versões tradicionais, deu um salto em modernidade com motor elétrico. O modelo não parece ser um carro elétrico no visual, podendo ser identificado apenas pela identificação Recharge na tampa do porta-malas e na coluna traseira e também pela tampa fechada que substitui a grade na dianteira.

Carro elétrico não precisa ser refrigerado, sendo, portanto, dispensado o uso de grade aberta.

O Volvo XC40 elétrico chama a atenção nas ruas. Os olhares que desperta são muito mais pelo visual bonito que carrega. O modelo é, verdadeiramente, um SUV muito atraente, com linhas que remetem à esportividade.

As rodas de 20” se destacam no seu visual e calçam pneus especiais para veículos elétricos 235/45 na dianteira e 255/40 na traseira. Eles rodam de forma mais silenciosa.

Falamos de um XC40 elétrico de visual bonito, né? Agora você vai saber como ele anda. O SUV combina dois motores elétricos de 204 cv cada que, juntos, rendem 408 cv e 67,3 kgfm de torque. Detalhe: o torque máximo está disponível ao simples toque no acelerador.

A força imediata cola o condutor no banco de forma impressionante. A sensação é que o carro vai alçar voo. Daí a razão do uso de pneus mais largos na traseira, conforme as especificações acima.

Desempenho e autonomia

O SUV XC40 sai da imobilidade e chega aos 100 km/h em apenas 4,9 segundos, com limitador a 180 km/h, e pode alcançar até 418 km de autonomia, conforme o ciclo WLTP.

Sobre a autonomia, a fabricante faz a observação de que o alcance projetado de até 418 km está de acordo com o ciclo de direção WLTP realista sob condições controladas para um novo veículo.

Lembra ainda que o alcance no mundo real pode variar dependendo do estilo de direção e outras circunstâncias, como temperatura externa, clima, vento, topografia e estradas.

Outros fatores que afetam o alcance são o reboque, a carga real e quanta eletricidade é usada para funções do carro, como aquecimento e resfriamento do carro. Fica a dica.

O desempenho do SUV compacto todo elétrico da Volvo se assemelha à de um carro esportivo. Siga o conselho: Se for dirigir um XC40 Recharge Pure Electric esteja preparado para conduzir um modelo com aceleração muito rápida.

Dirigir o XC40 elétrico é prazeroso. O primeiro contato causa estranheza pela ausência de barulho do motor. A direção é leve para o uso no dia a dia, onde pode ser considerada uma excelente solução nos dias atuais. Para viagens mais longas há o risco de dores de cabeça se não houver um planejamento preciso para a recarga.

Tecnologias

O compacto premium XC40, que traz muitas das tecnologias que fazem da Volvo a marca mais segura do mundo, não tem botão de partida. Para colocar o silencioso motor em funcionamento basta pisar no freio e dar um toque na alavanca para a posição D. Pronto, é só sair. Para desligar, acione a tecla Park (P). Simples e prático, né?

Se é a primeira vez que vai conduzir o XC40 Pure Electric, cuidado ao for conferir se o veículo está em funcionamento. Afinal, o motor silencioso causa confusão nos primeiros momentos.

Portanto, se for “cutucar” o acelerador para ter certeza lembre-se que o torque máximo está num leve toque no acelerador. Saiba também que o SUV dá a partida tocando na alavanca para a posição R. Dar a partida assim só faz sentido se a intenção é sair de ré.

One Pedal Drive

Um dos destaques do Volvo XC40 elétrico é o One Pedal Drive. Trata-se de recurso que pode ser acionado dentro do veículo e torna a aceleração e frenagem muito mais práticas através de um único pedal.

Desta forma, para acelerar, basta pressionar o acelerador. Para frear é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com a força que é exercida. O sistema regenera energia e torna o XC40 Recharge Pure Electric ainda mais eficiente e com autonomia maior.

O XC40 elétrico inaugura um novo infoentretenimento com o inédito sistema operacional Google Automotive Services. A novidade integra o carro aos mais avançados recursos do Google.

Desenvolvido com o Google, o sistema repensa a natureza do infoentretenimento do carro e tem uma interface fácil de usar com uma conectividade incomparável.

Os recursos de reconhecimento de voz estão aprimorados para fornecer uma experiência única e conectada. Além disso, os clientes têm acesso a um amplo ecossistema de aplicativos nativos no carro via Google Play.

Com o Google Assistente, os motoristas podem usar a voz para fazer as coisas, mantendo o foco na estrada. O assistente pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz, sem tirar as mãos no volante.

Interior

Por dentro, o SUV XC40 impressiona. O carro manteve o layout limpo destacando os detalhes que estão por todos os cantos. O painel central é de LCD com 9″ touch screen e antirreflexivo e o de instrumentos digital conta com 12,3″ e é personalizável. O

O revestimento dos bancos em microtech faz a harmonia perfeita com o carpete, volante e painel, que possui acabamento em Cutting Edge Aluminium.

Ainda no interior, foram empregadas soluções de armazenamento inteligentes para garrafas de água, smartphones, portáteis e comidas. O SUV XC40 elétrico oferece carregamento de celular por indução.

Outra novidade é o revestimento de chão que foi fabricado integralmente com plástico reciclável. Essa é uma das preocupações da marca com a sustentabilidade.

Como não tem mais o motor a combustão na dianteira, o XC40 Recharge Pùre Electric ganha um espaço com capacidade para 31 litros embaixo do capô. No porta-malas traseiro a capacidade é de 414 litros. A tampa tem abertura e fechamento elétrico com a função hands-free.

Volvo XC40 elétrico: Potência

O XC40 Recharge Pure Electric pode ser carregado em uma tomada convencional ou por meio de Wallbox. Combinados, a potência dos dois motores elétricos P8 AWD (All Wheel Drive) gera 408 hp de potência e 67,3 kfm de torque.

Com a adição do powertrain de tração integral totalmente elétrico e a alta tecnologia da bateria de 78 kWh, o carro oferece um alcance de mais de 400 km (Ciclo WLTP) com uma única carga. E com um sistema de carregamento rápido, a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos.

O Volvo XC40 Pure Electric oferece as mais avançadas assistências à condução. Dentre elas, câmera 360 graus, Alerta de tráfego cruzado (CTA) e frenagem automática.

Essas tecnologias  auxiliam e evitam colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento. O Volvo XC40 Pure Electric conta também com Sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) e Sistema de alerta de ponto cego (BLIS).

Outra tecnologia é o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão.

O veículo vem equipado com o Pilot Assist e Controle de cruzeiro adaptativo (ACC). Esse sistema traz sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias, além de contar com um sistema que comanda a aceleração e a frenagem auxiliando no deslocamento do veículo.

Iluminação

O pacote de iluminação é completo com faróis FULL LED com autodirecionais (ABL) com função antiofuscante (AHB) e farol de neblina em LED. Todas essas tecnologias trazem no XC40 Recharge Pure Electric o compromisso da Volvo Cars com o desenvolvimento dos carros mais seguros.

Também pensando em segurança, o Volvo XC40 elétrico possui a Care Key, que permite a regulagem do limite de velocidade através de uma programação com a chave principal e a Care Key. Assim, ao usá-la no carro, a máxima velocidade estabelecida fica demarcada e o veículo opera conforme programado.

Além disso, o sistema GAS integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24 horas, auxílio de emergência.

Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, verificar o nível da bateria, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.

Conectividade

Seguindo no pacote tecnológico, a Volvo não quer que você conecte seu smartphone, mas que o carro seja seu smartphone. Com base Google, o sistema multimídia tem loja de apps como um tablet.

É só logar no Google Maps, Spotify, Waze e outros aplicativos, sem a ligação direta com seu celular – que pode ser conectado ao Bluetooth, mas apenas para fazer ligações. .

Integrado, os sistemas conversam com o Volvo. O Maps, por exemplo, mostra a carga de bateria que você chegará ao destino, se é possível fazer a recarga por lá e planeja uma rota caso não dê.

O Spotify está ligado a um sistema de som assinado pela Harman Kardon. O sistema funciona bem, rápido e conversa com sua casa se você usar o Google Home.

Comentários