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Renault Master 2023 fica 30% mais econômica na cidade

Modelo traz a nova geração do motor 2.3 dCi turbo, de 136 e 36,7 kgfm.

diario da manha

A Renault Master 2023 chega renovada ao mercado. O modelo ganha novo design frontal que reforça a identidade visual da marca, mudanças internas para ampliar o conforto e nova geração do motor 2.3 dCi turbo. Além disso, traz mais tecnologia para segurança e conforto.   

A Master 2023 está disponível nas versões Chassi Cabine, Furgão, Gran Furgão, Extra Furgão, Vitré e Minibus Executive.

Pela ordem de configurações acima, os preços anunciados para a linha 2023 do modelo são, respectivamente, de R$ 187.600, R$ 207.900, R$ 216.000, R$ 221.000, R$ 225.600 e R$ 281.300. São três opções diferentes em relação ao comprimento e duas com relação à altura do teto do veículo.

A versão Chassi Cabine traz como principais equipamentos ar quente, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura e profundidade, direção eletro-hidráulica com regulagem de profundidade, retrovisores elétricos com dupla visão, travas e vidros elétricos. Airbag duplo, freios ABS com BAS, controles de estabilidade (ESP) e tração (TCS) e demais tecnologias de segurança.

As versões Furgão, Gran Furgão e Extra Furgão contam com todos os itens da Chassi Cabine e acrescentam ar-condicionado e iluminação no compartimento de carga.

A versão Vitré traz na lista todos os itens das versões anteriores e acrescenta ar-condicionado com saídas traseiras.

A Minibus Executive, por sua vez, conta com todos os itens da versão Vitré e acrescenta tacógrafo digital e bancos reclináveis para 15 passageiros + motorista, com cintos de segurança individuais.

Design

O novo design frontal da Master 2023 está ainda mais robusto, expressivo e dinâmico, com a adoção de uma nova grade frontal com design vertical. Os novos faróis, com luzes diurnas de rodagem em LED (DRL), trazem a reconhecida assinatura C-Shape característica dos modelos Renault e emolduram o novo capô, com uma linha mais alta e marcante.

O novo para-choque dianteiro, reforçado e que envolve bem a parte frontal do utilitário, contribui para essa percepção marcante. Esse contraste entre o desenho vertical da grade frontal – que traz friso cromado emoldurando a peça – e do traço marcante e horizontal do capô trazem a nova Master um visual forte e robusto.

No restante do design, o Master mantém as soluções do modelo, como as lanternas com formato vertical, placa posicionada ao lado esquerdo em posição elevada e visível e amplas janelas de formato assimétrico, que facilitam a visibilidade para o motorista.

O interior recebeu mudanças para ampliar o conforto dos ocupantes. O volante é novo, com design mais sofisticado e traz as teclas de acionamento do sistema de controle de cruzeiro, enquanto a nova manopla de câmbio traz acabamento em preto brilhante.

Renault Master 2023

O quadro de instrumentos da nova Renault Master traz uma tela de 3,5” de TFT para abrigar as funções do computador de bordo do modelo, como consumo, velocidade média, autonomia e temperatura do motor.

No centro do painel, em posição central e com fácil operação, é possível equipar o novo Master com uma central multimídia de 7” com conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto e com TV digital integrada.

A Renault Master oferece muito conforto, com ajustes de altura da coluna da direção e de altura e inclinação de encosto e assentos do banco do motorista. Com ampla visibilidade, o para-brisas permite uma amplitude angular de 185,9 graus.

O vão livre da porta lateral do novo Master tem 1,27 m, permitindo o embarque de um pallet, além da peça apresentar melhor aderência na canaleta de deslizamento, podendo ser aberta e fechada com menos esforço e mais facilidade.

Mais econômica, mais potente

Uma das grandes novidades da Renault Master 2023 é a nova geração do motor 2.3 dCi turbo de quatro cilindros. O motor traz 136 cv à 3.500 rpm (+6 cv em relação ao anterior) e 36,7 kgfm à 1.500 rpm o que representa +16% a mais que o modelo anterior. Isso se reflete em um veículo ainda mais ágil e seguro, mesmo com a lotação máxima.

Além disso, o modelo está até 30% mais econômico no uso urbano, sendo o best in class de sua categoria neste quesito.

Essa evolução da motorização também permite uma redução de até 24% no consumo de combustível em uso combinado, com a marca de 10,4 km/l no ciclo urbano. Além disso, a nova motorização incorpora o sistema AdBlue, de injeção de ureia, para o tratamento de gases nocivos, reduzindo as emissões e atendendo à legislação LEV7.

Para alcançar esses resultados, a nova geração da motorização recebeu diversos aprimoramentos, como sistema de injeção de alta pressão 2.000 bar (400 bar a mais que a geração anterior), novo cabeçote, com novo design privilegiando um melhor enchimento dos cilindros e sistema de resfriamento do EGR otimizado para aumentar sua capacidade de resfriamento.

Para redução de atrito, várias peças foram otimizadas:

I – Bomba de óleo variável que permite a variação do fluxo de óleo conforme o regime do II – II II – motor com consequente redução da potência requerida e consumo de combustível.
III – Pinos e saias dos pistões com revestimento em DLC.
IV – Anéis de pistão com redução das forças axiais
V – Anéis de vedação com redução de atrito

Outras tecnologias presentes nesta motorização:

Turbo de geometria variável, que controla o fluxo de gases que passam pela turbina de forma que a quantidade de ar admitida seja otimizada mesmo em baixas rotações.

Duplo comando de válvulas (DOHC), tuchos hidráulicos e balancins roletados – reduzindo os atritos internos – e acelerador eletrônico, que permitem uma dirigibilidade superior.

Common Rail (duto comum), que envia o combustível em alta pressão por uma via única para os quatro bicos injetores, enquanto a eletrônica faz todo o controle de vazão de combustível (tempo e ponto de injeção), garantindo a máxima eficiência em diferentes cenários.

A transmissão é manual de seis marchas, com acionamento por cabo e alavanca com ótima ergonomia no painel. Com escalonamento de marchas privilegiando o torque, traz sexta marcha do tipo “overdrive”, mais longa, para garantir conforto na estrada, melhor consumo e uma velocidade final satisfatória.

Tecnologias de segurança

A nova Master 2023 recebeu um completo pacote de segurança ativa que garante a segurança dos ocupantes em diferentes condições de rodagem e que está presente em todas as versões do modelo.

Agora, o modelo é equipado com Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS) e tecnologias que permitem retomada segura do controle do veículo em situações de baixa aderência ou de perda de controle direcional, atuando individualmente nos freios de cada roda, bem como na aceleração.

Além desta tecnologia, a nova Renault Master passa a adotar o Assistente de Partida em Rampas (HSA), que retém o veículo na posição em pisos inclinados por dois segundos, até o motorista acelerar, permitindo ao condutor uma partida segura, mesmo em condição de carga máxima.

Outra tecnologia inédita no modelo é o Sistema Anti-Capotamento (RMI), que detecta uma condição de inclinação excessiva da carroceria e atua em conjunto com o ESP e o TCS para evitar o tombamento.

A Master traz ainda o Assistente de Tração de Reboque (TSM), sistema que detecta uma instabilidade em um reboque e, com auxílio do ESP e do TCS, estabiliza o conjunto, garantindo a segurança nesta condição de rodagem.

Mais novidades

Outra novidade é Assistente de Aderência Prolongada em Partida (EGD), que auxilia a arrancada em pisos de baixa aderência ou com diferença de tração entre as rodas. Os freios com ABS trazem ainda a tecnologia de Auxílio à Frenagem de Urgência (AFU), que aumenta a pressão hidráulica do sistema de freios em situações de emergência e ainda aciona os pisca-alertas para evitar uma colisão traseira.

O Controle Adaptativo de Carga (LAC), também novidade no modelo, detecta se o veículo está carregado e ajusta os parâmetros do ESP para aumentar a segurança em todos os cenários.

Inédito na Master, o Sistema Estabilizador de Vento Lateral (CWS) identifica condições de forte vento lateral – como em uma travessia de ponte ou durante uma ultrapassagem de um veículo maior, por meio dos sensores de inclinação, ângulo de volante e outros parâmetros. Caso o sistema detecte uma situação de risco, atua em conjunto com o ESP para garantir uma condição segura de rodagem.

Os faróis com luzes diurnas de rodagem (DRL) garantem a visibilidade do veículo por pedestres e outros veículos. Isso, mesmo em condições adversas de iluminação, tanto na cidade, como na estrada.

Versatilidade e amplo espaço

Com diferentes configurações, o novo Renault Master 2023 oferece diversas soluções de aplicação para os clientes, por trazer três opções de comprimento e duas de altura do teto, bem como as versões Furgão, Chassis, Vitré e Minibus.

A opção Furgão, possui três opções de entre-eixos, entre 3.182 mm à 4.332 mm, bem como duas opções de altura de teto, além da capacidade de carga de até 1.522 kg e a possibilidade de transportar objetos de até 1,80 m de altura (na versão com teto H2) e até 3,7 metros de comprimento (na versão com comprimento L3). Isso permite uma área de carga total de 8 m3 (L1H1) até 13 m3 (L3H2).

A versão Vitré, por sua vez, traz os vidros laterais na parte traseira, permitindo a customização para diferentes tipos de operação. O modelo é disponibilizado com comprimento de 6.198 mm e 2.492 mm de altura.

Na versão Chassis, o cliente tem a opção de aplicar diferentes implementos ao Master, tendo um veículo prático, que não necessita de habilitação especial para condução e que não possui limitações de rodagem em perímetro urbano. O modelo traz capacidade de carga máxima de 1.740 kg e pode receber implementos de até 18 M3.

Para quem busca uma solução de transporte confortável e espaçosa, a versão Minibus já chega pronta para isso. Com 16 lugares, acabamento de alta qualidade, interior espaçoso e confortável, o modelo traz um prático porta-malas de 1.000 litros – sem redução do número de ocupantes, sistema de ar-condicionado com dutos laterais permitindo a correta climatização dos passageiros e bancos reclináveis em até 29º, além de iluminação individual.

Custo de manutenção

A nova Master foi desenvolvida para oferecer o menor custo de manutenção da categoria, pois traz componentes de alta durabilidade e qualidade como:

I – Corrente de distribuição concebida para durar toda vida útil do veículo, Líquido de arrefecimento com resistência de 160 mil km e Intervalo de manutenções de 20.000 km

II – Sistema OCS – Oil Control System – que detecta o uso severo do veículo (velocidades abaixo de 30 km/h em mais de 50% do tempo) e indica a necessidade de antecipação da revisão

III – Sistema GSI – Gear Shift Indicator – indicador de momento ideal de troca de marchas, que, se usado corretamente, pode proporcionar uma redução de até 5% no consumo de combustível, além de aumentar a durabilidade do conjunto mecânico.

Opcionais

Pack Confort (apenas Chassi Cabine): ar-condicionado
Pack Luxo: multimídia com tela de 7” touchscreen, com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto + TV digital, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, controle de cruzeiro, limitador de velocidade, e faróis de neblina.
Pack Luxo Chassi:  ar-condicionado, multimídia com tela de 7” touchscreen, com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto + TV digital, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, controle de cruzeiro, limitador de velocidade, e faróis de neblina.

A Renault Master 2023 está disponível nas cores Preto Nacré, Prata Etóile, Cinza Acier, Vermelho Vivo e Branco Glacier, com um ano de garantia sem limite de quilometragem.

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