Home / DMAutos

DMAUTOS

Audi Q3 volta a ser produzido no Brasil nas versões SUV e Sportback

O Audi Q3 volta a ser produzido no Brasil. A retomada da produção nacional do modelo foi anunciada pelo CEO da marca no Brasil, Daniel Rojas, durante solenidade na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, onde o será novamente fabricado dois anos depois de deixar a linha de produção.

O Q3 virá nas versões com carroceria SUV e Sportback, ambas equipadas com motorização 2.0 litros de 231 cavalos de potência. O modelo, na verdade, será montado no modelo DMK. As peças virão da fábrica da marca, na Hungria, ficando a montagem total a cargo da Audi do Brasil.

Outra novidade é que o Audi Q3, SUV e Sportback, será produzido com tecnologias inéditas no país como a icônica tração integral quattro e a transmissão tiptronic de oito velocidades.

Audi Q3 Sportback

Essa tecnologia será empregada pela primeira vez em um veículo com motor transversal, proporcionando trocas de marchas mais ágeis e confortáveis. Com isso, a montadora terá a sua linha de SUVs 100% equipada com tração quattro no país.

Investimentos

Para viabilizar a reinauguração da unidade fabril, a Audi do Brasil está realizando um investimento de R$ 100 milhões na modernização da linha de montagem, que ganhou novos maquinários, ferramentais, equipamentos de controle de qualidade e sistemas de tecnologia da informação e infraestrutura logística.

O montante de investimento soma-se aos R$ 446 milhões já investidos pela marca desde a criação do Inovar-Auto, em 2012. Com isso, na última década a montadora já acumula mais de meio bilhão de reais investidos em sua fábrica no país.

Audi Q3 SUV

Inicialmente, a fábrica terá capacidade produtiva máxima de quatro mil veículos por ano, em dois turnos. Os veículos produzidos serão destinados, inicialmente, apenas ao mercado consumidor interno. Os veículos serão montados na planta em regime de Semi Knock Down (SKD).

A produção do Audi Q3 e Audi Q3 Sportback com motor 2.0 será realizada em uma linha de montagem exclusiva. É a mesma linha que produziu a geração anterior do SUV até 2019.

Os modelos chegarão ao Porto de Paranaguá divididos em conjuntos de peças e partes vindos da fábrica de Györ, na Hungria, para a montagem em solo brasileiro.

Segundo Daniel Rojas, CEO da Audi do Brasil, "a Audi tem uma relação sólida e duradoura com o Brasil, e mesmo após a interrupção das operações no último ano, sempre acreditamos no potencial de recuperação e crescimento do país".

Audi Q3 SUV

O executivo disse ainda: "Por isso a empresa se esforçou para retomar a sua produção local, de modo a reforçar sua confiança no país e a confiabilidade junto aos clientes com dois dos seus principais produtos globais. Agradecemos às autoridades brasileiras por estarem junto conosco em mais este importante capítulo de nossa história".

Audi Q3: SUV e Sportback

O Audi Q3 será equipado com motor EA888 2.0 TFSI gasolina de quatro cilindros com injeção direta e turbo compressor. Ele entrega 340 Nm de torque e potência de 231 cv.

Desde seu lançamento, em fevereiro de 2020, o Audi Q3 virou referência em seu segmento e se tornou o veículo mais vendido da Audi no Brasil já em seu primeiro ano.

O modelo incorpora a nova linguagem de design da família Q, apresentada no Brasil com o Audi Q8. Na parte frontal um dos principais destaques é a grade Singleframe com desenho octogonal.

Audi Q3 Sportback

O interior complementa o projeto do exterior e segue a tendência dos modelos topo de linha da marca. Assim como nos A6, A7 e Q8, o Audi Q3 traze como elemento central o novo conceito do MMI com display de 8,8” sensível ao toque integrado ao painel. A peça é inclinada em 10 graus em direção ao motorista. O volante com shift paddles é item de série.

Outro destaque é a divisão de espaço altamente variável: os bancos traseiros são corrediços de série e podem ser movidos para frente em 150 milímetros na Q3 e 130 milímetros na Q3 Sportback.

O porta-malas merece um capítulo à parte: tanto o SUV Q3 quanto o Q3 Sportback possuem 530 litros, o maior volume da categoria. Com os encostos totalmente rebatidos, o volume salta para 1.525 litros no Q3 e 1.400 litros no Q3 Sportback.

Audi Q3 SUV

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias