Home / DMAutos

DMAUTOS

Eletromobilidade: Mercedes-Benz começa uma nova fase com ônibus elétrico e0500U

A Mercedes-Benz entra na era da eletromobilidade comercial com o lançamento do ônibus elétrico eO500U, na Lat.Bus Transpúblico, realizada em São Paulo. Além da exposição do chassi eO500U no estande, um ônibus elétrico encarroçado foi exposto para demo-drive aos visitantes da Lat.Bus, num circuito criado na área externa do pavilhão da feira.

“Esse é um lançamento muito especial para todos nós, mais um grande marco histórico na notável trajetória de pioneirismo e inovação de 65 anos da Empresa no País”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Ecossistema da eletromobilidade

De acordo com o executivo, a Mercedes-Benz dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a chegada da tração elétrica.

“Apoiaremos os clientes, os motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros nessa nova fxase da eletromobilidade. Nossas equipes irão oferecer consultoria e treinamento técnico e operacional para as empresas de transporte de passageiros”, diz Roberto Leoncini.

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

A linha de produção de chassis de ônibus, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), com conceitos da Indústria 4.0, está totalmente preparada para o ônibus elétrico. Sua capacidade de produção atende o mercado interno e as exportações para países da América Latina e Oceania.

“Já temos 100 encomendas programadas para entrega entre o final de 2022 e início de 2023. Com o lançamento do ônibus elétrico, a Mercedes-Benz traz uma contribuição muito importante para a qualidade do ar e a preservação do meio ambiente. Esses benefícios serão especialmente notados no transporte urbano de passageiros e nas cidades, que poderão desfrutar de um ar mais limpo”, ressalta Roberto Leoncini.

Eletromobilidade

O ônibus eO500U, que logo estará nas ruas, conta com dois pacotes de baterias na traseira e até quatro pacotes no teto do ônibus”. Assim que o motorista aciona o veículo e acelera, a energia sai das baterias e, por meio de cabos, chega a dois motores de tração elétrica no eixo traseiro, um em cada ponta do eixo, junto ao cubo de roda. É este eixo eletrificado que movimenta o ônibus.

O sistema também permite regeneração de energia, possibilitando que as baterias sejam recarregadas durante a operação do veículo.Outra novidade do eO500U é que o ar-condicionado está integrado ao sistema de gestão de energia, garantindo assim, máxima eficiência. A tomada de força do sistema de recarga das baterias é do tipo plug-in e leva até três horas para a recarga completa.

Vantagens para os clientes

O eO500U foi desenvolvido pela Engenharia da Mercedes-Benz do Brasil para a realidade do País, como para a América Latina e outros mercados de exportação. O conceito eletroeletrônico do chassi de ônibus elétrico brasileiro tem referência no ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Para maior qualidade e confiabilidade aos clientes, o veículo foi amplamente testado no Brasil e também na Alemanha.

A robustez mecânica do chassi Mercedes-Benz O 500, linha com mais de 15.000 unidades vendidas na América Latina, garante a qualidade amplamente reconhecida no Brasil e no mercado externo. Isso possibilita que o eO500U ofereça o maior PBT – peso bruto total (21.200 kg) e a maior capacidade de passageiros da categoria (até 83 passageiros na configuração padron).

Outros grandes destaques do veículo são a maior capacidade de armazenamento de energia, até 588 kW/h. A modularidade dos pacotes de baterias assegura uma melhor configuração para cada aplicação. O eixo dianteiro com suspensão independente resulta em maior raio de giro do veículo e em mais conforto aos passageiros.

Ônibus O 500

O chassi eO500U é um modelo Padron 4x2 da linha O 500. Com piso baixo, pode receber carroçarias de até 13,2 metros de comprimento. Sua autonomia é a maior entre ônibus elétricos no Brasil, em torno de 250 km.

O eO500U vem equipado com freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia. O trem-de-força traz para o motorista uma experiência nova de condução, ainda mais suave, confortável, além de totalmente silenciosa.

O painel de instrumentos é totalmente novo para se adequar às novas necessidades de controle e traz informações específicas do motor elétrico, das baterias e dos demais sistemas eletrônicos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias