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Honda PCX 2023 estreia motor de 160 cc em sua nova geração

A Honda PCX 2023, agora em sua nova geração, foi toda renovada em itens fundamentais como motor e ciclística. O modelo, que traz agora novo motor de 160 cc, chega às revendas da marca no próximo mês de outubro nas versões PCX CBS, PCX ABS e PCX DLX ABS. A nova Scooter parte de R$ 15.460,00 (Veja abaixo a tabela de preços, com as respectivas cores).

A tecnologia Idling Stop está preservada no novo modelo urbano. O sistema Idling Stop desliga automaticamente o motor após paradas de três segundos em marcha lenta, com os freios acionados, e o religa instantaneamente quando o acelerador é acionado.

A partida instantânea se deve ao ACG, ao sistema denominado swing-back e ao mecanismo de descompressão automático. O sistema Idling Stop tem a funcionalidade de “ler” a carga da bateria e, em caso de baixa tensão, desligar o sistema para evitar o consumo excessivo.

Motor

O motor foi aprimorado. Pertencente à geração eSP -- enhanced Smart Power, agora ganhou o “+”, que indica a evolução contida não apenas no aumento da capacidade cúbica e a decorrente elevação de potência e torque. O “+” marca também a chegada do cabeçote de quatro válvulas.

O incremento da performance exigiu a introdução de um novo chassi, agora mais robusto e capaz de atender o nível de desempenho superior. Destaque para o aumento na dimensão dos pneus e novo ajuste de suspensões.

A nova Honda PCX 2023 preserva a personalidade do modelo, mas traz um estilo mais ousado, que ressalta sua condição de novidade. Neste aspecto a iluminação por LED redesenhada é fator de diferenciação marcante, mas não único.

O modelo melhora nos seus aspectos práticos com a maior capacidade de armazenamento sob o banco, a porta USB-A no porta-luvas e o painel “widescreen” com todas as informações vitais necessárias.

Honda PCX 2023: Versões

São três as versões do modelo para 2023: PCX CBS, PCX ABS e PCX DLX. Todas as versões da Honda PCX 2023 têm a opção da Smart Key que opera a ignição e a abertura do assento e também aciona um alarme antifurto.

A diferenciação entre as versões também se dá pelo sistema de frenagem, CBS -- Combined Brake System no modelo de entrada, enquanto nas PCX ABS e DLX o sistema é o ABS -- Antilock Brake System --, de um canal.

Outra novidade tecnológica, além do novo motor eSP+ e do chassi tubular de aço redesenhado é a introdução do HSTC -- Honda Selectable Torque Control, exclusivo das versões PCX ABS e DLX.

Os grupos óticos dianteiro e traseiro foram totalmente redesenhados. Na dianteira, a luz de posição, ou DRL -- Daytime Running Light, é composta por cinco “traços” muito característicos. Na traseira, a iluminação desfruta de tecnologia que dá ao “X” iluminado um intenso efeito 3D.

Mais conforto

No novo desenho o escudo frontal ganha volume em sua porção superior para abrigar o para-brisa escurecido, que oferece melhor proteção sem prejuízo à visibilidade. Quanto à ergonomia, o novo assento a piloto e garupa ainda mais conforto sem alterar a pequena distância em relação ao solo.

Outra melhoria foi com relação ao espaço para os pés do piloto, que cresceu 30 mm tanto longitudinalmente quanto nas laterais.

O redesenho da carroceria não só modernizou o visual da PCX como também majorou a capacidade do compartimento sob o banco em nada menos do que 2 litros. O incremento fez o volume total alcançar a marca de 30 litros de capacidade. Agora, o compartimento abriga um capacete de grandes dimensões e sobra espaço para outros objetos.

O porta-luvas, posicionado à esquerda do escudo frontal, também foi redesenhado. Além de mais espaçoso conta agora com porta USB destinada à recarga de smartphones. Também nova é a portinhola que recobre o reservatório de combustível, agora dotada de espaço para apoiar a tampa do tanque durante o reabastecimento.

O Smart Key System, a prática chave presencial que ativa o comutador da trava de guidão e partida, além da abertura do assento para acesso ao compartimento porta-capacete, agora é equipamento disponível também na PCX CBS. Em todas as versões a Smart Key aciona também o alarme antifurto.

Painel

O novo painel “widescreen” engloba todas as informações necessárias à condução e gestão da PCX 2023. A tecnologia LCD com fundo escuro e indicadores em alto contraste permite leitura fácil sob quaisquer condições de luz, aspecto de grande importância no âmbito da segurança.

Característico da PCX, o guidão largo e cromado está agora montado sobre suportes de borracha cuja densidade foi estudada para maior conforto na pilotagem. A novidade reduz os impactos derivados das irregularidades do solo e vibrações do motor. Também a alça destinada ao apoio do garupa tem novo desenho, agora mais fina e confortável.

Motor de 160 cc

A maior novidade da PCX 2023 é o motor a gasolina de 160 cm³, capaz de desenvolver 16 cv de potência (contra 13,2 cv do antigo 150 cm³) e 1,5 kgfm de torque (ante 1,3 kgfm). O câmbio é continuamente variável, do tipo V-Matic.

De acordo com a Honda, a taxa de compressão foi elevada de 10,6:1 para 12,0:1. Isso proporciona a redução do curso do pistão que alivia o atrito e o deslizamento do cilindro. Em testes realizados no Instituto Mauá, a Honda PCX 160 marcou até 45 km/l.

Nas versões PCX ABS e PCX DLX estreia o sistema HSTC -- Honda Selectable Torque Control, que limita eventuais perdas de tração do pneu traseiro em pisos de baixa aderência.

Uma luz-alerta “T” pisca no painel quando o HSTC entra em funcionamento. O sistema pode ser desligado completamente através de um comando no punho esquerdo.

Suspensão

A suspensão dianteira tem tubos de 31 mm de diâmetro e curso de 100 mm. Os amortecedores traseiros ganharam novas molas, mais adequadas a encarar as irregularidades na pavimentação.

A frenagem das versões PCX ABS e PCX DLX é entregue a um cáliper de pistão duplo e disco de 220 mm na dianteira, combinado com um freio a disco traseiro de 220 mm, com sistema ABS de canal único que opera no freio dianteiro.

Na versão PCX CBS o freio a disco dianteiro é igual ao dos demais PCX porém com cáliper de 3 pistões, enquanto que atrás a frenagem se dá por tambor de 130 mm de diâmetro, com ambas rodas integradas ao sistema CBS.

Preço e cores

PCX CBS: R$ 15.460,00 - Cinza metálico
PCX ABS: R$ 17.000,00 - Branco perolizado
PCX DLX ABS: R$ 17.400,00 - Azul metálico

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