Home / DMAutos

Volkswagen

Com liderança do Polo, Volkswagen comemora maior crescimento de vendas no Brasil

Fabricante fechou o ano de 2023 com 15,8% de participação no mercado e crescimento de 2,1% em relação a 2022


		Com liderança do Polo, Volkswagen comemora maior crescimento de vendas no Brasil
Volkswagen Polo Track.

A Volkswagen considera 2023 como um ano especial para a marca no Brasil. No ano em que completou 70 anos no País, a fabricante alemã encerrou o período como a montadora que mais cresce no País. Os números apontam isso. Foram 345.039 unidades emplacadas entre janeiro e dezembro – destas, 43.578 no último mês do ano. Destaque para o novo Polo Track, modelo de entrada da marca, lançado para substituir o lendário Gol.

Na comparação com 2022, são quase 80 mil emplacamentos adicionais. O resultado positivo de vendas significa 15,8% de participação em 2023, além de um crescimento de 2,1% no acumulado do ano. O Volkswagen Polo se consolidou como o veículo de passeio preferido dos brasileiros com 111.247 unidades emplacadas no ano passado. Destas, 17.999 apenas em dezembro.


		Com liderança do Polo, Volkswagen comemora maior crescimento de vendas no Brasil
Volkswagen T-Cross.

A Volkswagen do Brasil também liderou no segmento de SUVs no País em 2023 com sua família SUVW Nivus, T‑Cross, Taos e Tiguan, o que representa mais de 45% do mercado nacional. Os modelos somaram 141.331 unidades comercializadas, de acordo com resultados preliminares, com destaque para o T Cross, o SUV mais vendido do Brasil, com 72.445 unidades emplacadas ano que passou, sendo 7.792 em dezembro.

Lançamentos

Para a Volkswagen a marca teve uma verdadeira ofensiva de produtos no ano passado: foram nove lançamentos em diversos segmentos. O novo Polo GTS foi o primeiro a estrear no ano. Com novo design, também foi o primeiro da linha a trazer a tecnologia de faróis IQ.Light, com iluminação em LED Matrix. Equipado com motor 250TSI, 1.4l turbo, com 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, o modelo aparece com rodas de 18 polegadas de série, freios a disco nas quatro rodas e cinco opções de cores.


		Com liderança do Polo, Volkswagen comemora maior crescimento de vendas no Brasil
Volkswagen Virtus.

Na sequência veio o novo Virtus, que se renovou em conforto, tecnologia e sofisticação. Com o maior espaço interno do segmento, o sedã da Volkswagen chegou em 2023 com extensa lista de itens de série que contempla painel de instrumentos digital, carregador de celular por indução e volante multifuncional.

O modelo também recebeu design refinado, com dianteira e traseira mais imponentes, com destaque para inéditos faróis e lanternas em FULL LED em todas as versões. Equipado com motores turbo 170 TSI, 200 TSI e 250 TSI, a nova era para o três-volumes veio reforçada pelas novidades na cabine e pacote amplo de tecnologia e segurança, com ACC, AEB e seis airbags de série. O sedã também recebeu cinco estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP.

Novo ícone


		Com liderança do Polo, Volkswagen comemora maior crescimento de vendas no Brasil
Volkswagen Polo Track 1st Edition.

O Polo 1st Edition celebrou a chegada de um novo ícone em edição comemorativa e numerada: apenas 1.000 unidades disponíveis para o Brasil e América Latina. A versão especial fez do Polo Track um modelo ainda mais atrativo ao entregar lataria pintada na cor Vermelho Sunset, teto em Preto Ninja, emblema comemorativo e vários outros detalhes únicos, enquanto o interior trazia acabamentos e revestimentos exclusivos da versão.

A versão especial do SUV mais vendido do Brasil veio com nome e sobrenome: T Cross The Town. Foi a primeira vez que o T-Cross ganhou uma edição especial desde o seu lançamento. A versão incluía itens de conforto e tecnologia, entre eles VW Play com câmera de ré, rodas diamantadas de 17”, pintura externa bicolor, bancos de couro com costura aparente na cor azul e interior escurecido e badge exclusivo The Town.


		Com liderança do Polo, Volkswagen comemora maior crescimento de vendas no Brasil
Volkswagen ID.4.

A Volkswagen também lançou seu primeiro SUV elétrico no Brasil em 2023. O ID.4 faz parte da ofensiva de 15 novos produtos da marca no Brasil até 2025, com base na estratégia ACELERA VW. O elétrico está disponível pelo programa de assinatura VW Sign&Drive, em versão única Pro. O SUV oferece pacote extenso de equipamentos e itens inéditos como Memory Park Assist Plus, bancos ergoActive e rodas de 21 polegadas.

Nova Saveiro

Em sua edição 2024, a Saveiro trouxe novo design mais robusto e imponente para acompanhar também uma nova versão, a Extreme, herdada da sua irmã maior, a Amarok. Com duas novas cores, Cinza Oliver e Cinza Moonstone, e itens de série exclusivos no segmento, o modelo chegou à rede de concessionárias ao completar 41 anos de produção ininterrupta. A Saveiro é a picape com história mais longeva no mercado brasileiro e mais de 1,6 milhão de unidades vendidas.


		Com liderança do Polo, Volkswagen comemora maior crescimento de vendas no Brasil
Volkswagen Saveiro.

O Tiguan voltou em 2023! Em versão única R-Line e com sete lugares, modelo trouxe design exclusivo e tecnologias inéditas, como o conjunto de iluminação IQ.Light Matrix. Com o sistema ativo Travel Assist, o Tiguan Allspace (foto abaixo) tem nível elevado de assistências e é o modelo mais seguro do segmento. O maior integrante da família SUVW retoma seu posto de precursor da ofensiva da Volkswagen, que possui a linha de SUVs mais completa do mercado.

O ID. Buzz estreia no Brasil para reviver a liberdade. Em lote limitado de 70 unidades, que comemora as sete décadas da Volkswagen do Brasil, a Kombi elétrica já está disponível no País, exclusivamente pelo programa de assinatura VW Sign & Drive, com franquia de rodagem de até 3.100 km por mês, a mais extensa do mercado.


		Com liderança do Polo, Volkswagen comemora maior crescimento de vendas no Brasil
Volkswagen ID. Buzz.

Cheia de tecnologia e 100% elétrica, a nova Senhora está disponível na versão Pro, que oferece faróis com tecnologia LED Matrix e também lanternas traseiras 100% em LED, interior “vegano” com materiais recicláveis, bancos com função massagem, câmera 360°, sistemas de condução e de estacionamento semi-autônomos e muito mais.

Conectado, versátil e espaçoso, o ID. Buzz chega ao Brasil dez anos depois do fim da produção da saudosa Kombi. O utilitário mais emocional da família ID. se juntou ao ID.4 no portfólio de modelos 100% elétricos, feitos sobre plataforma MEB, conectando o Brasil à estratégia global de eletrificação da marca Volkswagen.


		Com liderança do Polo, Volkswagen comemora maior crescimento de vendas no Brasil


Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias