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Fiat Mobi Trekking

Fiat Mobi: versão Trekking encara aventuras cheio de disposição

Andamos no subcompacto urbano com boa pegada também fora do asfalto


		Fiat Mobi: versão Trekking encara aventuras cheio de disposição


Impossível não se sentir bem a bordo do Fiat Mobi. Sem muito embromação para dizer logo que o subcompacto da marca italiana não decepciona em nada como modelo urbano, fica a dica para quem planeja ter um na sua garagem. Não fica pensando muito sobre as opções ofertadas no mercado dentro do segmento dos pequenos adequados para o dia a dia das cidades: O Mobi atende as expectativas.

Vou logo dizendo que a matéria que você está lendo a respeito do modelo da Fiat não é paga. É minha opinião, tanto que eu teria um na minha garagem se minhas necessidades diárias fossem atendidas por um modelo subcompacto. O Mobi, produzido no complexo industrial de Betim (MG), seria minha primeira opção no segmento de entrada do mercado.

Caso os olhos mirem para uma versão de visual mais agressivo e apelo off-road, a Trekking, que custa a partir de R$ 72.290, faz bem esse papel. Dentre das estratégias das marcas em oferecer configurações com cara de aventureiras, o Mobi Trekking é cheio de estilo.

Visual

Seus grafismos no capô, na lateral seguindo toda a extensão das portas, na parte inferior, e a tampa do porta-malas na cor preta, além da moldura nos paralamas dão um charme todo especial na versão Trekking do Mobi.


		Fiat Mobi: versão Trekking encara aventuras cheio de disposição


Foi exatamente a versão com cara de aventureira que a Fiat cedeu ao DMAutos para avaliação. Afinal, há uma tendência cada vez mais forte para a aquisição de modelos urbanos com perfil de trilhas.

No caso, o Fiat Mobi Trekking torna-se uma opção com essas características. Na nossa avaliação com o modelo cedido pela Fiat, o chão foi o limite. Saímos do asfalto e percorremos bons trechos de terra nos arredores de Hidrolândia, município localizado a pouco mais de 30 km de Goiânia.

Na cidade, o Mobi Trekking se mostrou espertinho, fácil de estacionar e bastante econômico. Na terra, rodando em piso molhado, a versão enfrentou situações de lama e cascalho com bastante disposição. Obviamente, os osbstáculos enfrentados não foram os de um legítimo off-road. É preciso entender que o Mobi foi concebido para ser urbano e as aventuras para o modelo são aquelas dentro do razoável.

Motor

O motor 1.0 Fire Evo Flex, aspirado, de 74 cv (etanol), em boa sintonia com o câmbio manual de cinco marchas, respondeu bem às exigências do pé no acelerador, com duas pessoas a bordo (motorista e passageiro).


		Fiat Mobi: versão Trekking encara aventuras cheio de disposição


Só pelo exposto acima indico o Mobi como excelente opção de compra, mas o subcompacto de visual com apelo off-road e que não apresenta qualquer sinal de preguiça para andar tem outras qualidades.

A versão Trekking chegou ao Mobi na linha 2022 com a ideia de incrementar o modelo e seguir o mesmo passo de sucesso do seu irmão Argo Trekking. A novidade foi uma tacada de mestre da Fiat e o Mobi Trekking caiu no gosto do consumidor, tornando-se uma das versões mais procuradas do subcompacto.

O visual atualizado do modelo 2022 foi mantido na linha 2023. Na versão Trekking, os novos grafismos em preto com detalhes na cor laranja ganharam destaque no capô e na parte inferior das portas. No quesito segurança, o controle de estabilidade e de tração e o assistente de partida em rampa passaram a ser oferecidos opcionalmente no Pack Safety.

A então recém-chegada versão Trekking deu um empurrão nas vendas do Mobi, em 2022. Foram comercializadas cerca de 73 mil unidades do subcompacto, números que o colocaram como o quinto automóvel mais emplacado do país, ficando atrás apenas da Fiat Strada, Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Onix Plus.

Dimensões

Com seus 3,56 metros de comprimento, 1,66 metro de largura, 1,55 metro de altura e 2,30 metros de distância de entre-eixos, o Mobi pesa apenas 969 quilos na versão Trekking, sendo um dos carros mais leves do mercado.


		Fiat Mobi: versão Trekking encara aventuras cheio de disposição


O porta-malas do Mobi tem capacidade para 215 litros. É bastante pequeno. O banco traseiro não é bipartido, o que limita as possibilidades de rebatimento. O Mobi Trekking traz barras longitudinais de teto que ampliam a altura e deixam o modelo mais imponente.

A versão com aparência off-road vem com capota bicolor, calotas escurecidas, retrovisores com pintura black piano, adesivo preto na coluna do meio do carro e maçanetas na cor da carroceria.

As rodas são de aço estampado com medidas 5.5 x 14 polegadas com calotas integrais, calçadas com pneus com baixa resistência à rolagem 175/65 R14. O subcompacto tem 19 centímetros de altura livre em relação ao solo. Seu espaço interno impressiona considerando tratar-se de um modelo subcompacto.

Internamente, o Mobi Trekking conta com volante multifuncional, console de teto com porta-objetos, espelho auxiliar e central multimídia UConnect com tela personalizável sensível ao toque de 7 polegadas, espelhamento de smartphones com Android Auto e Apple CarPlay com projeção sem fio, que pode parear até dois celulares ao mesmo tempo.

A versão Trekking conta também com sensor de pressão dos pneus, porta-malas com tapete em carpete e airbags frontais.

Versão Like

Além da Trekking, o Mobi é oferecido ainda na versão de entrada Like, ambas equipadas com o mesmo motor 1.0 Fire Evo Flex aspirado com 74 cavalos de potência, com etanol, a 6.250 rotações por minuto e 9,7 kgfm de torque a 3.850 rpm, sempre associado ao câmbio manual de 5 velocidades.


		Fiat Mobi: versão Trekking encara aventuras cheio de disposição


O modelo subcompacto acelera de zero a 100 km/h em 13,8 segundos e pode chegar a 152 km/h com o mesmo combustível, conforme a informa a fabricante. O consumo informado pelo Inmetro Mobi é de 13 km/l com gasolina e de 8,9 km/l com etanol, na cidade, e de 14,1 km/l e de 10,1 km/l, respectivamente, no rodoviário. Durante avaliação, o consumo foi de 9,3 km/l com etanol, na cidade, e de 11,2 k/l, com o mesmo combustível, na estrada.

Preços

O Fiat Mobi Trekking parte de R$ 72.290, mas apenas para a cor Preto Volcano. Nas demais cores o valor sobe um pouco. Por exemplo, nas sólidas Branco Banchisa e Vermelho Montecarlo, ambas com teto preto, o preço inicial sobe R$ 850. Na perolizada Cinza Strato, também com teto preto, o aumento é de R$ 1.290. Na cor metálica Cinza Silverstone, sempre com teto preto, a fatura aumenta em R$ 1.790.

A versão Trekking pode ser incrementada com três pacotes de opcionais. O Pack Safety acrescenta controle de estabilidade e de tração e Hill Holder (assistente de partida em aclive) e custa R$ 700. No Pack Style II, por R$ 2.200, são incluídos retrovisores externos elétricos com Tilt Down e luzes indicadoras de direção, sensor de temperatura externa e rodas de liga leve 5.5 aro 14.


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O Pack Top agrega faróis de neblina, volante com regulagem de altura, cintos dianteiros com regulagem de altura, comando interno de abertura do porta-malas e do tanque de combustível, alarme antifurto e rodas de liga leve escurecidas, por R$ 3.800.

Ficha técnica: Fiat Mobi Trekking

Motor: 1.0 Fire Evo Flex aspirado, 999 cm³, quatro cilindros, injeção multiponto
Potência: 74 cavalos com etanol e 71 cavalos com gasolina a 6.250 rpm
Torque: 9,7 kgfm com etanol e 9,3 kgfm com gasolina a 3.250 rpm
Câmbio: manual de 5 marchas
Tração: dianteira
Direção: hidráulica
Suspensão: dianteira tipo MacPherson, roda tipo independente e molas helicoidal, traseira tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal
Carroceria: hatch subcompacto com quatro portas e cinco lugares
Dimensões: 3,56 metros de comprimento, 1,68 metro de largura, 1,54 metro de altura, 2,30 metros de entre-eixos
Peso: 969 quilos
Tanque: 47 litros
Porta-malas: 215 litros

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