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Guepardo

Guepardo, modelo off-road nascido no Ceará, parte de R$ 235 mil

Novidade idealizada por engenheiros da Troller já está em pré-venda no Brasil


		Guepardo, modelo off-road nascido no Ceará, parte de R$ 235 mil

O Guepardo, modelo off-road idealizado e desenvolvido por quatro engenheiros da Troller, no Ceará, já está em pré-venda no Brasil em duas versões. A versão G200, de dois Lugares, custa R$ 235 mil, e a G400, de quatro lugares, sai por R$ 245 mil.

O Guepardo é um URV que compete nas categorias SUV, Buggy, UTV e Jipe, embora não emplacado. Já foram feitas 70 reservas do Guepardo em todo o Brasil, sendo duas, conforme informação prévia, por goianos.


		Guepardo, modelo off-road nascido no Ceará, parte de R$ 235 mil

O motor do Guepardo é um EA111 Volkswagen 1.6, turbo, a gasolina. Ele tem potência de 121 cv a 5250 RPM e torque de 181 Nm a 2500 RPM, associado a um câmbio manual com 5 marchas, mais a ré. O veículo tem um tanque com capacidade para 40 litros e pesa 1.250 kg.

A novidade cearense inaugura a nova categoria de veículo URV, cuja sigla significa Utility Recreational Vehicle, ou seja, Veículo Recreativo Utilitário). O Guepardo possui todas as características de um veículo off-road, com a versatilidade de andar em terrenos totalmente irregulares e também em terrenos pavimentados.


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maxeisa.com.br

O Guepardo já foi submetido a exaustivos testes no litoral cearense, bem como no interior do Estado e agora parte novos teste em pistas do interior de Minas Gerais. A Adventures Off Road, fabricante do Guepardo, está instalada em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, numa área de 4 mil metros quadrados, e ainda com outra área reservada para ampliação de mais 3 mil metros quadrados.

Os quatro engenheiros que trabalharam na Troller, Moacir Braga, Thiago Holanda, Alexandre Frota e Carlos Renato, acreditam que o mercado desse segmento é promissor. Segundo eles, o lançamento vai surpreender pela qualidade, segurança e desempenho, tendo em vista que o que existe hoje à venda são os importados das marcas Pollaris (Estados Unidos) e Can-Am (Canadá).


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Segundo o engenheiro Moacir Braga, “os principais diferenciais do Guepardo são o baixo custo de manutenção, a confiabilidade do equipamento, a segurança, os equipamentos disponíveis e o nível de ruído interno. Utilizamos conceitos e práticas comuns na indústria automotiva para o desenvolvimento e validação do veículo".

Motor e transmissão

Segundo o diretor geral e idealizador da nova montadora, Adventures Off-Road, Clauder Ciarlini, "nosso veículo é um automóvel e os UTVs são quadriciclos redesenhados. A motorização / transmissão do URV é um motor convencional de uso automotivo aliado a uma confiável transmissão manual.


		Guepardo, modelo off-road nascido no Ceará, parte de R$ 235 mil

O conjunto utilizado nos UTVs do mercado, por sua vez, utilizam transmissão CVT com acionamento por correia, requerendo alto giro do motor e causando ruídos bastante elevados aos ocupantes. Sem falar das constantes quebras de correia da CVT."

Ficha Técnica: Guepardo

Motor: EA111 Volkswagen 1.6, turbo, gasolina
Potência: 121 cv a 5250 rpm
Torque: 181 Nm a 2500 rpm
Câmbio: manual com 5 marchas + a ré
Tanque: 40 litros
Peso do veículo: 1.250 kg


		Guepardo, modelo off-road nascido no Ceará, parte de R$ 235 mil

Conheça os ex-engenheiros da Troller:

1) Moacir Braga: com 25 anos experiência na área automotiva, dos quais, 23 anos na Troller. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará com pós graduação em Mecânica Automotiva pela FEI (Fundação Educacional Inaciana), em São Bernardo do Campo, SP. Liderou equipes de desenvolvimento, validação e homologação de diversos veículos do segmento off-road.

2) Thiago Holanda: Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com com MBA em gerenciamento de projetos, esteve mais de 12 anos na Troller e tem experiência em desenvolvimento de protótipos, desde a concepção, impressão, criação de peças, até a implementação na produção na linha. Foi Troller de 2009 até 2021.

3) Alexandre Frota: Engenheiro elétrico pela UFC, foi contratado pela Troller em 2009. É especializado na integração de sistemas elétricos no veículo. Participou do primeiro T4 Ford/Troller de 2009 e também da modernização do veículo em 2014.

4) Carlos Renato: Engenheiro de Projetos Automotivos com mais de 20 anos no setor, também atuou na modernização do Troller. Especialista no software que é utilizado na indústria automotiva para a execução de projetos. Responsável pelos cálculos estruturais do veículo.


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