Home / DMAutos

Guepardo

Guepardo: Nasce uma nova proposta off-road para o mercado brasileiro

Legítimo URV, a novidade cearense virá com opção de 4 e 2 lugares e ar-condicionado opcional


		Guepardo: Nasce uma nova proposta off-road para o mercado brasileiro

Guepardo. É o nome do mais novo veículo off-road genuinamente brasileiro. O modelo, já em fase final de testes, será lançado no mercado em breve. Desenvolvido no Ceará por quatro engenheiros que trabalharam na Troller, o Guepardo é mais do que um UTV. Ele é um legítimo URV! O Guepardo virá com opção de 4 ou 2 lugares e será também o primeiro veículo desse nível a ter como opcional o ar condicionado.

A nova fabricante Adventures Off-Road guarda novidades que vão impulsionar a chegada do modelo off-road no mercado, cujo nome tem origem no Guepardo, considerado o animal terrestre mais rápido do mundo, atingindo mais de 100 km/h. De comportamento atípico, quando comparado com outros membros da sua família, o Guepardo tem seu habitat na Savana, na África.


		Guepardo: Nasce uma nova proposta off-road para o mercado brasileiro

Quatro experientes ex-engenheiros da montadora Troller fazem parte da equipe que está aprimorando e finalizando o protótipo para testes, tanto no litoral do Ceará, como no interior. E vão fazer testes também em pistas no Interior de Minas Gerais. A previsão é de que até setembro deste ano os primeiros veículos estejam prontos e início da pré-venda para o público.

Lançamento

Os quatro ex-engenheiros da Troller, Moacir Braga, Thiago Holanda, Alexandre Frota e Carlos Renato, acreditam que o mercado desse segmento é muito bom e que o lançamento vai surpreender pela qualidade, segurança e desempenho, tendo em vista que o que existe hoje à venda são os importados das marcas Pollaris (Estados Unidos) e Can-Am (Canadá).


		Guepardo: Nasce uma nova proposta off-road para o mercado brasileiro

Segundo o engenheiro Moacir Braga, “os principais diferenciais do Guepardo são o baixo custo de manutenção, a confiabilidade do equipamento, a segurança, os equipamentos disponíveis e o nível de ruído interno. Utilizamos conceitos e práticas comuns na indústria automotiva para o desenvolvimento e validação do veículo".

O Guepardo terá motor Volkswagen 1.6 turbo, de 121 cv, a gasolina, que rende 181 Nm de torque. Segundo Moacir Braga, esse propulsor tem uma curva de torque adequada para esse tipo de aplicação. Além disso, a suspensão foi desenvolvida exclusivamente para o Guepardo. “A suspensão é a alma de um URV”, explica Moacir.

Moacir tem experiência de 25 anos na área de Engenharia Automotiva, tendo sido o responsável pela Engenharia Veicular, concepção de protótipos, processos de validação e testes na extinta Troller.

Legítimo URV

Segundo o diretor geral e idealizador da nova montadora, Adventures Off-Road, Clauder Ciarlini, o Guepardo é um URV (Utility Recreational Vehicle - Veículo Recreativo Utilitário). Portanto. O Guepardo é um automóvel, enquanto os considerados UTVs são quadriciclos redesenhados.


		Guepardo: Nasce uma nova proposta off-road para o mercado brasileiro

A motorização / transmissão do URV é um motor convencional de uso automotivo aliado a uma confiável transmissão manual, enquanto o conjunto utilizado nos UTVs do mercado utilizam transmissão CVT com acionamento por correia, requerendo alto giro do motor e causando ruídos bastante elevados aos ocupantes. Sem falar das constantes quebras de correia da CVT.

O URV, por sua vez, compete nas categorias SUV, Buggy, UTV e Jipe, embora não emplacado. Ele possui todas as características de um veículo off-road, com a versatilidade de andar em terrenos totalmente irregulares e também em terrenos pavimentados.

Guepardo - FICHA TÉCNICA

Motor: EA111 Volkswagen 1.6, turbo, gasolina
Potência: 121 cv a 5250 RPM
Torque: 1.6, turbo, gasolina
Potência: 121 cv a 5250 RPM
Torque: 181 Nm a 2500 RPM
Câmbio: manual com 5 marchas + a ré
Câmbio: manual com 5 marchas + a ré
Tanque: 40 litros
Peso do veículo: 1.250 kg

Os quaro engenheiros

1) Moacir Braga: com 25 anos experiência na área automotiva, dos quais, 23 anos na Troller. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará com pós-graduação em Mecânica Automotiva pela FEI (Fundação Educacional Inaciana), em São Bernardo do Campo, SP. Liderou equipes de desenvolvimento, validação e homologação de diversos veículos do segmento off-road.

2) Thiago Holanda: Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com com MBA em gerenciamento de projetos, esteve mais de 12 anos na Troller e tem experiência em desenvolvimento de protótipos, desde a concepção, impressão, criação de peças, até a implementação na produção na linha. Foi Troller de 2009 até 2021.

3) Alexandre Frota: Engenheiro elétrico pela UFC, foi contratado pela Troller em 2009. É especializado na integração de sistemas elétricos no veículo. Participou do primeiro T4 Ford/Troller de 2009 e também da modernização do veículo em 2014.

4) Carlos Renato: Engenheiro de Projetos Automotivos com mais de 20 anos no setor, também atuou na modernização do Troller. Especialista no software que é utilizado na indústria automotiva para a execução de projetos. Responsável pelos cálculos estruturais do veículo.

Guepardo: Nasce uma nova proposta off-road para o mercado brasileiro
Guepardo: Nasce uma nova proposta off-road para o mercado brasileiro Guepardo: Nasce uma nova proposta off-road para o mercado brasileiro Guepardo: Nasce uma nova proposta off-road para o mercado brasileiro Guepardo: Nasce uma nova proposta off-road para o mercado brasileiro

Mais vídeos:

  • BYD

    BYD será a primeira fabricante de carros elétricos no Brasil

    A marca chinesa prevê o início da produção na planta de Camaçari (BA) no fim deste ano e início de 2025

    Publicado sexta-feira, 08 de março de 2024 - 09:22

    / Atualizado sexta-feira, 08 de março de 2024

  • Caoa Chery Tiggo 7 Sport 2025

    Caoa Chery Tiggo 7 2025 ganha versão de entrada Sport por R$ 134.990

    SUV fabricado em Anápolis (GO) é equipado com motor 1.5 Turbo Flex e câmbio CVT de 9 velocidades

    Publicado terça-feira, 27 de fevereiro de 2024 - 10:11

    / Atualizado terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

  • Fiat Titano

    Fiat revela exterior da Titano, sua nova picape de vocação off-road

    O DMAutos estará na Chapada dos Guimarães, no MT, de 11 a 13 de março, acompanhando de perto o lançamento da nova picape

    Publicado segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024 - 10:17

    / Atualizado segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias