Home / DMAutos

Nissan Versa 2024

Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir

Andamos na versão Exclusive do sedã compacto que fica devendo motor turbo, mas ganha em economia de combustível com seu motor 1.6 aspirado


		Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir

O Nissan Versa 2024 recebeu uma reestilização que deixou o sedã compacto japonês com um forte apelo visual, principalmente na dianteira. De qualquer ângulo que você olha para o Versa não há como não agradar e o que se vê é um modelo que parece ser maior do que realmente é. Seu visual é ousado e moderno, mas sem perder a sobriedade de um japonês.

A política de mudança empregada pela Nissan em seus modelos tem colocado a marca na mira dos consumidores e numa evolução constante. Se a opção for por um sedã maior da marca, tem o Sentra. Entre as picapes, a Frontier ganha cada vez mais força no segmento que só perde em vendas para os SUVs, cujo segmento tem no Kicks um modelo campeão de vendas dentro da marca.


		Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir

No segmento dos sedãs, o Versa vem ganhando espaço entre os usuários de carros três volumes. É um bom sedã? Com certeza. O modelo só não avançou bastante no visual como também reforçou seu pacote de equipamentos e itens de segurança.

Motor aspirado

Sob o capô ainda pulsa o motor 1.6 aspirado na contramão da era dos turbos, mas ainda com bom fôlego e muito econômico. Com as novas normas de emissões e consumo, o motor do Versa perdeu um pouco de potência. Agora são 110 cv e 15,2 kgfm de torque com gasolina e 113 cv com 15,3 kgfm de torque com etanol, mas ainda assim se manteve eficiente.


		Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir

Com seu propulsor aspirado, o Versa se esforça um pouco para arrancar, para fazer ultrapassagens e em pistas com aclives, comportamento diferente do proporcionado por motores turbo. Como pontos positivos podemos ressaltar seu bom desempenho e economia de combustível. O motor do Versa trabalha associado a um câmbio CVT Xtronic, que simula seis marchas e proporciona trocas macias e suaves.

Se por aqui o modelo japonês não tem turbo ainda, o mesmo não acontece na Tailândia, onde é comercializado com o nome e Almera. Não dá para reclamar do coração do Versa, uma vez que oferta o bom desempenho e a economia que boa parte dos consumidores do segmento olham na hora da compra.


		Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir

Teste

O Nissan Versa 2024 é vendido em três versões: a de entrada Sense, a intermediária Advance e a topo de linha Exclusive. O DMAutos andou na versão Exclusive, cedida pela Nissan para avaliação. Inicialmente, causou espanto a cor Cinza Lunar, puxando bastante para o tom cimento. Depois veio a aceitação e confesso que gostei bastante e até levaria um na mesma cor para minha garagem, atraído também por uma série de outras qualidades que o modelo carrega.

Em suas linhas visuais, o novo Versa mantém um pouco do seu conservadorismo, mas o toque da era moderna dos sedãs é real. O certo é que as mudanças feitas no Versa, lançado em junho deste ano como modelo 2024, reforçaram sua posição na briga com seus concorrentes diretos, como o Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus, Toyota Corolla, Hyundai HB20S e Honda City, todos com versões turbinadas.


		Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir

Externamente, o sedã aposenta o formato de “V” cromado na dianteira e adota uma grade maior na cor preta e com extremidades prateadas. A mudança garantiu mais ousadia e modernidade ao sedã. Na peça pode ser vista também a nova logomarca da Nissan, onde fica posicionado o radar dos sistemas de segurança ativa, que também é auxiliado por uma câmera no topo do parabrisa.

A traseira sofreu poucas alterações, como umas pinceladas na parte inferior do para-choque e o ganho de um pequeno aerofólio na tampa do porta-malas.


		Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir

Medidas

Importado do Mexico, o Versa mantém as mesmas medidas do modelo 2023, ou seja, 4,95 mm de comprimento, 14 de altura, 1,74 de largura e 2,62 mm de entre-eixos. A capacidade de carga do porta-malas foi mantida com os generosos 466 litros. A versão avaliada surpreendeu também pelo bom acabamento interno e na mescla de cores preto e azul. Se preferir, tem também a opção de preto com cinza.

Ainda na parte interna, o Versa 2024 recebeu melhorias no isolamento acústico, graças aos vidros mais espessos, a nova manta colocada na parte inferior do capô e ajustes na suspensão com o objetivo de diminuir o ruído interno na cabina. Rodando na versão Exclusive o que se viu foi um interior realmente silencioso, recebendo como som externo apenas o barulho do rodar dos pneus no asfalto.


		Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir

O novo modelo manteve os faróis em LEDs na versão testada, mas ficou devendo faróis de neblina com a mesma tecnologia. Outras ausências são a conectividade com Apple CaqrPlay e Android Auto sem fio e também na falta de saídas de ar para o banco traseiro.

A versão Exclusive traz um novo apoio de braços central, com porta USB-C dentro do porta-objetos e mais uma para a segunda fileira. Há também um novo carregador sem fios, integrado ao painel e com uma luz indicadora de funcionamento. As novas rodas de 17" em preto e diamantado é muito bonita e combinou bem com a cor Cinza Lunar da versão Exclusive.

Visual refinado

Visualmente, o Versa 2024 avançou em refinamento visual e equipamentos em relação ao seu antecessor. Generoso em espaço interno, o modelo é, sem dúvida, o que oferece os bancos dianteiros mais confortáveis do segmento, graças à tecnologia Zero Gravity, que poupa o motorista de cansaços em condução mais prolongada.


		Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir

Rodando na cidade, com gasolina no tanque, o Nissan Versa Exclusive registrou consumo de 11,3 km/l, lembrando que o resultado seria bem melhor se tivesse start-stop. No ciclo rodoviário o consumo ficou na casa dos 15,2 km/l. Ganha muito em economia, mas fica devendo na agilidade que um turbo oferece.

O Versa é um sedã que proporciona uma excelente dirigibilidade, com respostas precisas da direção elétrica e na posição de dirigir. A coluna de direção tem regulagem de profundidade e altura e a suspensão trabalha na calibragem ideal para o conforto do motorista e passageiros. Difícil não gostar do Versa, mesmo que ainda lhe falte um pouco mais para ser um sedã de ponta.


		Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir

A versão Exclusive conta, dentre ouros itens, com ar-condicionado automático, alerta de colisão com frenagem automática, alerta de ponto-cego, câmera com visão 360, multimídia com tele fe 8”, faróis em LEDs, alerta de colisão com frenagem automática, carregador de celular por indução, rodas de liga leve de 17”, chave presencial com novo design, seis airbags, painel em TFT de 7", alerta de tráfego traseiro cruzado e monitoramento de ponto cego.

Nissan Versa Exclusive 1.6 CVT 2024

Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.598 cm3, duplo comando variável, flex
Potência: 110/113 cv a 5.600 rpm;
Transmissão: automática CVT com simulação de 6 marchas; tração dianteira
Suspensão: McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira; rodas de 17" com pneus 205/50 R17
Medidas: Comprimento (4.495 mm), Largura (1.740 mm), Altura (1.475), entre-eixos ( 2.620 mm)
Peso: 1.139 kg
Tanque: 41 litros
Porta-malas: 482 litros
Aceleração: 0 a 60 km/h: 5,3 s; 0 a 80 km/h: 8,1 s; 0 a 100 km/h: 12,2 s
Retomada: 40 a 100 km/h (em D): 8,6 s; 80 a 120 km/h (em D): 8,8 s

Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir
Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir Teste: Nissan Versa 2024 agrega visual bonito, tecnologias e prazer ao dirigir

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias