Home / DM Mulher

DM MULHER

Sintomas de Câncer de Mama

Segundo o Ministério da Saúde o Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre mulheres no Brasil e no Mundo, depois do câncer de pele. A estimativa do Inca são de 66.000 novos casos para este ano. Existem vários tipos de câncer de mama, alguns evoluem rapidamente, outros não, porém a maioria tem bom prognósticos. Quanto mais cedo a descoberta, maiores as chances de tratamento.

Raro antes dos 35 anos, o que não significa que deva ser negligenciado nessa idade, o risco do câncer de mama aumenta após os 50 anos. Além do fator da idade, o risco é maior nos casos de ter tido câncer na família, não ter tido filhos, ter menstruado antes dos 12 anos, sedentarismo, inatividade física, uso de bebida alcoólica. A mulher que possui um ou mais fatores, genéticos ou hereditários possui risco elevado de ter câncer de mama.

Estima-se que através de uma alimentação saudável e atividade física regular o risco de câncer diminui em 28%. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Sintomas:

O sintoma mais comum é o nódulo indolor e com aparência de casca de laranja. Existem também outros sintomas como: Inchaço, compressão da pele da mama, dor, inversão do mamilo e etc.

No Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamentos como Mastectomia, cirurgias de conservação e reconstrução mamária, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia e tratamento com aticorpos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias