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Ferrari F50 exposta no CARDE ganha prêmio por sua exclusividade na Monterey Car Week, nos EUA

Norton Luiz

Publicado em 17 de agosto de 2025 às 19:46 | Atualizado há 1 minuto

Pela primeira vez na história do The Quail – A Motorsports Gathering (um dos principais e mais exclusivos eventos do segmento automotivo no mundo), um carro pertencente a um acervo brasileiro é exposto. Não apenas isso: voltou de lá com o prêmio máximo da categoria que celebra os 30 anos do superesportivo italiano por ser a mais exclusiva do mundo. Isso pelo fato de se tratar não de um dos 349 exemplares destinados a clientes, mas sim do segundo de três protótipos construídos antes da produção em série. 

O The Quail conquistou tal status por sua capacidade de reunir lançamentos, carros clássicos e marcas ultraexclusivas, como Koenigsegg, Pagani, Lamborghini, entre outras. Tudo em uma atmosfera que sintetiza o conceito de estilo de vida. Promovido desde 2003 no Quail Lodge & Golf Club e parte essencial da programação da Monterey Car Week, na Califórnia (EUA).

“Foi a primeira vez que o Brasil participou do The Quail como expositor. Já estávamos muito contentes por conquistarmos essa oportunidade internacional mesmo com apenas nove meses desde a abertura do CARDE. Mas ganhar esse prêmio nos deixou ainda mais honrados e felizes por representar o Brasil e a nossa cultura automobilística nacional”, celebra Luiz Goshima, diretor do CARDE e membro honorário da Fundação Lia Maria Aguiar.

Para garantir seu espaço no The Quail na categoria reservada para o 30° aniversário da Ferrari F50, a unidade exposta no CARDE passou por um meticuloso processo de restauração. Além de único protótipo pré-série que se tem notícia, a F50 exposta no CARDE chamou muita atenção também pelo estado de apresentação, mesmo diante de outras 16 unidades da F50 de cores e numerações especiais.

Um Fórmula 1 de rua

“Cinquenta anos de corrida, cinquenta anos de vitórias, cinquenta anos de trabalho duro”. Assim Luca Di Montezemolo apresentou a F50 em 6 de março de 1995, durante a 63ª edição do tradicional Salão de Genebra, na Suíça. Quantas unidades seriam produzidas da sucessora da F40? Apenas 349, uma a menos do que o mercado demandaria, garantiu a marca.

Quando pensou na F50, a Ferrari almejou um Fórmula 1 de rua. A ausência de direção hidráulica, freios ABS ou qualquer outro tipo de assistência para simular a experiência de dirigir um carro da máxima categoria do automobilismo confirma a ambição purista da marca italiana. 

O chassi é todo em fibra de carbono, enquanto a caixa de câmbio (manual de seis marchas) em liga de magnésio, mesmo material aplicado nas rodas. Até o tanque, emborrachado e com design aeronáutico, é sofisticado. Todo o esforço em aliviar peso, as técnicas aerodinâmicas e o motor 4.7 V12 de 520 cv levam a F50 aos 325 km/h de velocidade máxima.

CARDE é parte da Fundação Lia Maria Aguiar

No meio de uma floresta preservada de araucárias na cidade de Campos do Jordão, a 170 quilômetros de São Paulo, o CARDE surge como um espaço dedicado à valorização da cultura e da história do Brasil, principalmente a do século 20, utilizando o automóvel como personagem principal. O museu traz uma forma única de contar os fatos históricos, já que muitos dos automóveis ali apresentados são mais que produtos para mobilidade — eles se tornaram parte da trajetória do nosso País.

Inaugurado em 28 de novembro de 2024, em sete meses de atividades o CARDE já ultrapassou a marca de 50 mil visitantes. O museu é parte da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), que conta com outras iniciativas na cidade de Campos do Jordão. A instituição independente e sem fins lucrativos tem mais de 700 alunos, entre crianças e adolescentes, beneficiados por cursos artísticos profissionais através dos Núcleos de Dança, Música e Teatro, que se tornam a porta de entrada para um mundo de oportunidades e possibilidades.

A FLMA também conta com o Núcleo de Saúde, gerido em parceria com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, que atende de forma gratuita, com mais de 100 mil consultas, procedimentos e exames anualmente, além do inédito tratamento de hemodiálise no município.

Lia Maria Aguiar é eternizada no Hall da Fama da FIVA

A Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA – Fédération Internationale des Véhicules Anciens), por meio de sua representante no Brasil, a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), acaba de anunciar a mais nova integrante de seu internacional Heritage Hall of Fame: Lia Maria Aguiar. É a primeira mulher brasileira a receber essa honraria global, pelo seu compromisso com a preservação do patrimônio antigomobilista. Segundo o anúncio da FIVA, “a conquista é um reconhecimento direto ao seu audacioso projeto em Campos do Jordão (SP), onde construiu o CARDE | Arte Design Museu, maior museu antigomobilista da América Latina”. É um marco histórico para o Brasil. Apenas três brasileiros agora compõem essa seleta lista, também formada por Og Pozzoli e Roberto Suga, dois ícones reconhecidos pela sua relevância na preservação da memória antigomobilista.


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