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Mercedes-Benz eActros é o caminhão elétrico com a maior autonomia no Brasil

DM Redação

Publicado em 31 de julho de 2025 às 15:35 | Atualizado há 21 horas

A Mercedes-Benz concluiu com êxito o teste de longo percurso no País com o caminhão elétrico eActros 400 à bateria, modelo indicado para operações interurbanas de cargas médias e pesadas. O ponto de partida foi a fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo, com chegada no Posto Galápagos em São João do Meriti, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O veículo seguiu numa rota pela Via Dutra.

“O eActros 400 foi o primeiro caminhão elétrico a atravessar o principal trecho da Via Dutra com uma única carga de bateria. Foram 422 km rodados, sem necessidade de recarga intermediária ao longo do percurso, alcançando a maior autonomia entre os elétricos no País”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

 O eActros chegou ao destino restando ainda 30% de bateria. Com velocidade média de 63 km/h, ele registrou uma média de eficiência de 0,70 kWh/km. Foi testado com PBT de 19.200 kg, com carga líquida de 6.200 kg”.

A marca inicia, ainda neste ano, testes em operações de clientes com o Mercedes-Benz eActros e também com o caminhão leve conhecido na Ásia e na Europa como FUSO eCanter, caminhões elétricos à bateria com zero emissões que fazem parte do portfólio global da Daimler Truck. O eActros é produzido na Alemanha e o caminhão leve no Japão e em Portugal.

Os modelos eActros 400 e eActros 300 que serão testados por clientes no Brasil são indicados para operações interurbanas de cargas médias e pesadas. Já o caminhão leve é uma solução para o segmento de caminhões leves.

 “Essa é a nova era tecnológica e sustentável da Mercedes-Benz no Brasil. Como integrante do Grupo Daimler Truck AG, a nossa ambição é clara: contribuir para o transporte sustentável no mundo. Para isso, a Daimler Truck já oferece caminhões elétricos desenvolvidos, amplamente testados e aprovados por clientes”, destaca Jefferson Ferrarez.

A Mercedes-Benz já tem cerca de 15 modelos em seu portfólio mundial de veículos elétricos. No Brasil, isso será representado por essas duas famílias de elétricos: Mercedes-Benz eActros, vendidos na Europa, e o caminhão leve conhecido como FUSO eCanter na Ásia. A fabricante já tem experiência no Brasil com eletrificação em ônibus no transporte coletivo, tanto com o urbano elétrico eO500U, como, em breve, com o e-articulado eO500UA.

Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

O eActros 400 é um caminhão elétrico à bateria desenvolvido para operações interurbanas e de logística com cargas médias e pesadas, podendo receber carroçarias como baú carga seca, baú refrigerado, porta-pallets e outras. É indicado para o transporte de móveis, eletrodomésticos, bebidas, alimentos e vários outros produtos, além da logística entre CDs, armazéns e fábricas em setores como e-commerce e varejo.

Para testes com clientes no Brasil estão sendo oferecidos três modelos, entre versões plataforma 6×2 com 336 kWh e 448 kWh de bateria e o cavalo mecânico 4×2 também com 336 kWh, sendo os rígidos com 19 ou 27 toneladas de PBT e 40 toneladas de CMT na versão cavalo mecânico.

No modelo eActros 300 são três conjuntos de baterias, enquanto no 400 são quatro. Cada um desses packs de bateria tem capacidade instalada de 112 kWh. Com isso, o eActros pode alcançar de 220 a 400 quilômetros de autonomia, conforme o modelo e aplicação. O carregamento rápido das baterias ocorre em até 1 hora e 15 minutos. O eActros utiliza baterias NMC (níquel, manganês e cobalto), que asseguram densidade energética mais adequada a um caminhão para cargas pesadas.

Entre os destaques tecnológicos do eActros está o seu trem de força composto por um eixo eletrificado com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas marchas. Os dois motores resfriados a líquido geram uma potência contínua de 330 kW, com potência máxima de 400 kW.

Além disso, com um estilo de condução preditivo, a energia elétrica pode ser reaproveitada por meio do sistema de freio regenerativo. A energia recuperada durante a frenagem é devolvida às baterias do eActros e fica então disponibilizada novamente para a tração do veículo.

O interior da cabina do eActros foi projetado para oferecer máximo conforto e praticidade para o motorista. Destaque para painel LCD colorido com recursos de controle e segurança integrados (visão em tempo real da carga de bateria e indicador do nível de frenagem regenerativa, além de alertas e diagnósticos sem desvio de visão da estrada), display central multimídia sensível ao toque, anti-reflexo e com Bluetooth, volante multifuncional, botão start/stop, monitores da MirrorCam e porta celular, entre outros.

O eActros vem equipado com uma gama ampla e avançada de tecnologias de segurança. Entre elas: sistema MirrorCam que substitui os retrovisores convencionais, ABA5 (assistente ativo de frenagem), ASA (assistente de ponto cego), AAA (assistente de fadiga), ESP (controle eletrônico de estabilidade), LDWS (sensor de faixa de rolagem), EPB (freio eletrônico de estacionamento) e IHC (controle inteligente de faróis).


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