Mercedes-Benz revela novo caminhão extrapesado Axor 2038 4×2 e 2545 6×2
Norton Luiz
Publicado em 16 de julho de 2025 às 08:43 | Atualizado há 5 horas
A Mercedes-Benz traz de volta ao mercado a linha Axor, ícone do seu portfólio de caminhões extrapesados. O modelo ganhou mais modernidade e conta agora com tecnologia BlueTec 6, que atende à legislação Proconve P8 (Euro 6). Indicado para transporte rodoviário de carga e operações logísticas de médias e longas distâncias, o Axor é lançada nas configurações 2038 4×2 e 2545 6×2.
O novo caminhão estradeiro Axor traz motor Mercedes-Benz OM 460 de 13 litros, oferecido nas versões de 380 e 450 cavalos. Ele é equipado com o avançado câmbio automatizado PowerShift 3 Advanced de 12 velocidades, trazendo mais rapidez nas trocas de marcha e mais economia na condução do veículo. O sistema de freio auxiliar conta com o freio-motor Top Brake de série e disponibilidade de Retarder.

O novo Axor da Mercedes-Benz oferece 2 versões de cabina, Leito Teto Baixo e Teto Alto, ambas com suspensão pneumática de série, assegurando um excelente padrão de conforto para o motorista. Destaque para o espaço interno, como piso baixo com túnel de apenas 200 mm e o banco pneumático ergonômico com até 11 regulagens.
O interior dispõe também de itens de conforto e praticidade como volante multifucional, alavanca combinada de câmbio e freio-motor na coluna de direção. Como destaque, o Axor traz itens de segurança de série como o freio eletrônico EBS, ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), chave inteligente e farol em LED (opcional).

“O novo Axor vem dar continuidade a uma história de sucesso de mais de 20 anos, com mais de 100.000 unidades vendidas no País e nas exportações. Ele chega para ocupar novamente seu lugar no coração dos estradeiros e também na razão, porque entrega muito mais em desempenho, economia, praticidade e confiabilidade”, ressalta Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
Segundo o executivo, o segmento de caminhões extrapesados 4×2 e 6×2 representou 26% do mercado em 2024. “Vemos então muito potencial a ser aproveitado e queremos emplacar mais de 1.000 unidades do novo Axor ainda em 2025. Até porque, agora, nosso portfólio conta com 45 modelos de caminhões. Ou seja, nossa linha está ainda mais ampla e abrangente, dos leves aos extrapesados”, afirma Jefferson Ferrarez.

A Mercedes-Benz iniciou 2025 com força total com os caminhões que apresentou na Fenatran do ano passado: o novo Accelo, com maior capacidade de carga e um visual mais moderno; os caminhões Atego, com novo design e novas versões para aplicações off-road e logística regional; as novas versões do Arocs; o Actros Evolution, que vem se consolidando cada vez mais no mercado e conquistando clientes em todo o Brasil; e agora, o novo Axor.
“Com esse portfólio, estamos crescendo de forma destacada no mercado. Foram 12.910 caminhões da marca emplacados no primeiro semestre de 2025. Ou seja, crescemos 13% em volume de vendas em relação ao mesmo período de 2024. E fechamos os primeiros seis meses deste ano com 25% de market share, o que significa 3,6 pontos percentuais a mais em relação aos 21,4% do primeiro semestre do ano passado”, destaca Jefferson Ferrarez. “Aliás, a Mercedes-Benz é a marca que mais cresceu em 2025 entre seus principais concorrentes.”

“Estou muito orgulhoso de ver o novo Axor sendo apresentado ao mercado brasileiro. Fiz questão de colocar esse evento na minha agenda. Logo que eu assumi a presidência da Mercedes-Benz do Brasil, no início de 2022, priorizamos este projeto e aceleramos seu desenvolvimento. Eu estou convencido de que este novo veículo tornará o trabalho de nossos clientes mais fácil e bem-sucedido“, comenta Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks e ex-presidente da Mercedes-Benz do Brasil
A cabina do novo Axor se destaca pelo design moderno, que realça a imagem de robustez desse extrapesado estradeiro. O inédito visual segue o estilo dos caminhões rodoviários Mercedes-Benz, reforçando a sensação de robustez, que fica evidente também na nova grade frontal e no para-choque mais largo.

A cabina do novo Axor não chama a atenção somente pelas características externas. A suspensão pneumática de série reforça o compromisso da Mercedes-Benz com o conforto do motorista. A altura do túnel é baixa, de apenas 200 mm, resultando em amplo espaço interno, facilitando a movimentação e a ergonomia. A cama segue o padrão de conforto que o motorista brasileiro gosta.
Entre as novidades da cabina do novo Axor incluem-se ainda volante multifuncional de série, novo painel, partida por botão, chave inteligente, alavanca do câmbio combinada com o freio auxiliar e integrada na coluna de direção, display do painel de 12,7 cm com EcoSupport (sistema de avaliação de condução), banco pneumático com 11 regulagens, referência no mercado em conforto e ergonomia e disponibilidade de geladeira como opcional.

O novo conjunto de faróis, halógenos ou em LED, amplia a sensação de força, além de assegurar melhor iluminação da via e maior durabilidade, principalmente na versão em LED. Podem contar também com grade de proteção, o que aumenta a resistência contra impactos da via.
Com chassi similar ao do Actros, o novo Axor traz o DNA de robustez dos caminhões extrapesados Mercedes-Benz. Ele vem equipado com quinta roda reforçada. Além disso, se destaca pela maior capacidade de carga, com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de até 62 toneladas, ideal para versões 4×2 e 6×2, podendo chegar a 68 toneladas na exclusiva versão de eixos com redução nos cubos. A suspensão do caminhão é metálica, com suspensor na versão 6×2, consagrada no mercado pela sua robustez e durabilidade.

Em termos de tecnologias de segurança, o novo Axor traz muitas novidades. Destaque para EBS (sistema de freio eletrônico); ABS (Sistema Anti Travamento das Rodas); ASR (Controle de Aderência em Aceleração); Hill Holder (Assistência de Partida em Rampa); ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade); EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem); ESS (Luz de freio de emergência); Alarme de ré com luzes intermitentes e farol em LED (opcional). O sistema elétrico recebe a bateria de alta ciclagem de 230 Ah, o que garante maior vida útil e confiabilidade do sistema.
O Axor é versátil nas aplicações, o que sempre foi uma de suas características marcantes. São duas versões de cavalo mecânico para transporte rodoviário e operações logísticas de médias e longas distâncias: 2038 4×2 com potência de 380 cavalos e 2545 6×2 com potência de 450 cavalos. Com isso, o novo Axor é indicado para uso como baú, sider, graneleiro, báscula, container, tanque de combustível, frigorificado, cegonheiro e prancha carrega tudo.

O Axor 2038 4×2 é ideal para tracionar implementos como cegonheiros e carrega tudo na configuração de 2 eixos, além de todos os demais na configuração de até 3 eixos. Já o Axor 2545 6×2 pode puxar semirreboques de 2, 3 ou 4 eixos, em configurações de até 58,5 toneladas, conforme a demanda do cliente.
O novo Axor foi submetido a uma série de testes durante as várias etapas de desenvolvimento, desde 2021 até 2025. Entre as atividades realizadas no CTVI (Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis), no interior de São Paulo, bem como em estradas, incluíram-se: um ano de testes estruturais com veículo completo, 300 mil km de testes de Endurance com 58,5 toneladas de PBTC e 193 semanas de testes funcionais.

Além disso, foram 72 semanas para homologações, cerca de 1.000 horas de testes de durabilidade em bancos de provas e 7.000 horas de simulações numéricas computacionais. “Para se ter uma ideia do rigor com o desenvolvimento do novo Axor, foram mais de 7 voltas ao redor da Terra em testes de durabilidade na aplicação real do produto”, disse Jefferson Ferrarez.
























