DMAutos

Novo Volvo ES90, primeiro sedan totalmente elétrico da marca, foca na sustentabilidade

DM Redação

Publicado em 29 de julho de 2025 às 13:59 | Atualizado há 13 horas

O Volvo ES90, primeiro sedan totalmente elétrico da montadora, começará sua produção nos próximos meses com a sustentabilidade em mente. O modelo será produzido com energia neutra para o clima, como se reflete no novo relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (em inglês, Life Cycle Assessment – LCA) do ES90, que descreve quais materiais e processos contribuem para a pegada de carbono do carro ao longo de seu ciclo de vida.

A pegada de carbono total do ES90 é de 31 toneladas quando se utiliza uma matriz energética europeia para carregá-lo. Ao utilizar energia eólica para carregar o ES90, esse número cai para 26 toneladas. Com uma matriz energética europeia, a pegada do ES90 é aproximadamente 50% menor do que a da versão híbrida leve do Volvo S90 e 30% menor do que a de um S90 híbrido plug-in. Além de ser menor, também, do que as pegadas de carbono do EX40 e do EC40.

O relatório LCA, verificado por terceiros, identifica os principais materiais e processos que contribuem para a pegada de carbono do carro. Com foco nas emissões de gases de efeito estufa, o relatório abrange o ciclo de vida do carro, desde a extração e o refino de matérias-primas até o fim de sua vida útil.

Quando a Volvo Cars lançou seu primeiro carro totalmente elétrico, em 2019, a montadora foi a primeira a se comprometer em divulgar relatórios de ACV para todos os seus modelos totalmente elétricos. Ao apresentar os relatórios publicamente, a empresa visa ajudar os clientes a tomar decisões informadas na escolha do próximo carro elétrico. Desde então, a empresa já divulgou relatórios de ACV para cinco modelos: Volvo EX40, EC40, EX30, EX90 e agora o ES90.

Além de ser um carro totalmente elétrico, consequentemente com zero emissões de gases através do escapamento, o ES90 foi projetado com uma abordagem amplificada em relação à sustentabilidade. Por exemplo, é o primeiro carro da Volvo equipado com o novo sistema elétrico de 800 volts. Isso gera benefícios em termos de carregamento e eficiência energética, graças a componentes mais leves que reduzem o peso total do carro.

O ES90 é construído com aproximadamente 29% de alumínio reciclado, 18% de aço reciclado, além de 16% de polímeros reciclados e materiais de origem biológica, como madeira genuína com certificação FSC – Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal, em português) na cabine.

No interior, os clientes podem escolher uma opção de estofamento Nordico feita de material reciclado, como garrafas PET e material de origem biológica. O ES90 também vem com o primeiro passaporte de bateria do mundo da Volvo Cars, baseado na tecnologia blockchain, que permite à empresa rastrear a origem das matérias-primas e a saúde geral da bateria.

O primeiro ES90, destinado a clientes, sairá da linha de produção já nos próximos meses, durante o verão no hemisfério norte. Já é possível encomendá-lo em países europeus como: Áustria, Bélgica, República Tcheca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido, com a adição de outros mercados ainda este ano e em 2026. A previsão de chegada do novo Volvo ES90 no Brasil é para o segundo semestre de 2026.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia