Renault Kardian 2026 chega renovado para brigar com o VW Tera e o Fiat Pulse
Norton Luiz
Publicado em 20 de agosto de 2025 às 22:32 | Atualizado há 60 minutos
O Renault Kardian 2026 não mexeu sob o capô e nem precisava mesmo. Afinal, o motor 1.0 Turbo TCe de 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, combinando transmissão EDC ou manual, é um dos seus pontos fortes. As mudanças no modelo 2026 alcançaram o visual e reforçaram o pacote de tecnologias. As mexidas nem foram tão profundas, mas deram um up grade no SUV, melhorando o que já era bom.
O novo Kardian traz um leque de novidades, mas sobe também de preço. Os valores acrescidos cobrem os custos com a nova e mais completa versão, a Iconic, substituta da topo Premiere Edition, além da combinação de novas e inéditas cores externas, nova central multimídia, novo quadro de instrumentos, mais conectividade com o novo ecossistema My Renault, sistema openR Link, interior mais refinado e com opções de acabamento premium.

As atualizações no Kardian chegam junto com o lançamento do VW Tera e da renovação do Fiat Pulse, seus concorrentes diretos. Com os novos preços, o Renault Kardian 2026 parte agora de R$ 113.690 na versão de entrada evolution TCe Turbo, na configuração com câmbio manual de seis marchas, e chega a R$ 149.990 na topo iconic, Turbo TCe.
Com a linha 2026, o Kardian passa a ser oferecido nas versões Authentic, Evolution, Techno e Iconic. Todas são equipadas com o motor turbo TCe de 125 cv com 22,4 kgfm de torque e o câmbio automático de dupla embreagem úmida. A versão Evolution combina também transmissão manual de seis velocidades como opção para o consumidor que prefere esse tipo de câmbio.

O SUV também introduz uma nova cor, a azul Iron (não tem mais a cor Laranja Energy) e passa a ter a opção de teto biton em prata Étoile quando pintado nas cores cinza Cassiopée e preto Nacré. Com isso, a linha é ofertada em cinco cores e duas opções de teto biton – preto e prata, opcionais na versão Techno e de série na versão Iconic.
O interior do Kardian 2026 guarda uma das grandes novidades do SUV, com um novo quadro de instrumentos de 10” e alta resolução na versão Iconic. Além disso, traz também o sistema openR link, de 10”, disponível de série nas versões Techno e Iconic e como opcional na Evolution.

O novo sistema openR Link traz navegabilidade similar à de um smartphone, tanto em agilidade como em intuitividade. São telas de alta qualidade que entregam uma atmosfera premium no primeiro contato.
O sistema oferece uma experiência digital fluida, inspirada em smartphones: Menu Vertical com acesso rápido às principais funções, Tela Inicial com Widgets customizáveis: Data e hora, assistente de estacionamento, Eco Score, telefone e áudio, Central de Notificações: Acesso rápido a alertas e personalizações com gestos simples.

O OpenR link disponibiliza espelhamento Wireless com Apple CarPlay e Android Auto, comandos por voz, além de ser possível conectar ao mesmo tempo um segundo dispositivo via bluetooth para reprodução de músicas. A experiência sonora, por sua vez, é elevada com tecnologias avançadas encontradas apenas em sistemas de áudio premium, como:
· Quatro modos de ambiência, selecionáveis:
· Natural: Equilíbrio suave.
· Club: Graves intensos e imersão.
· Live: Sensação de show ao vivo.
· Lounge: Equilíbrio entre graves e suavidade.
· Modo Surround: Imersão sonora para os ocupantes da frente.
· Phantom Subwoofer: Graves profundos sem subwoofer físico, em especial no ambiente Club.
· Equalização por Velocidade: Ajustes automáticos conforme a condução.

O quadro de instrumentos de 10” em LED, disponível na versão Iconic, traz uma interface totalmente nova e moderna, com diferentes modos de visualização que permite uma customização do layout de acordo com o gosto do condutor.
São três modos de visualização: Classic, com destaque para o conta-giros e velocímetro digital em formato circular, Minimal, com um layout minimalista e elegante, e ADAS, com destaque para a visualização e operação dos sistemas avançados de segurança.

Esse novo quadro de instrumentos também traz “widgets” que podem ser configurados com informações de áudio e telefone, Eco Monitor, alertas do veículo, odômetro e consumo de combustível.
Completamente integrado à central openR link, traz funções inéditas para o Kardian, como uma sofisticada e fluída sequência de boas-vindas sonora e visual nas duas telas. Outra função disponível, tanto na tela de 10” da versão Iconic, como na tela de 7” das demais versões, graças à integração dos sistemas, é a visualização do trajeto do GPS nos sistemas Apple CarPlay (usando o Apple Maps) e Android Auto (usando o Waze ou Google Maps).

O Kardian 2026 inaugura uma nova era de soluções conectadas com o My Renault. O novo ecossistema busca trazer tranquilidade, segurança e praticidade. Disponível como uma opção nas versões Techno e Iconic a tecnologia abre uma gama de serviços adicionais para o cliente Renault, como monitoramento do veículo tanto contra intrusos como em caso de furto ou roubo, manutenção conectada, além de dashboard, dentre outros serviços.
Desenvolvido pelo time de engenheiros da Renault do Brasil, o sistema de rastreamento do veículo permite o monitoramento do veículo em caso de furto ou roubo. O serviço pode ser acionado pelo cliente e o monitoramento é feito pela Renault, que acompanha o processo e dá suporte às autoridades policiais na recuperação do veículo.

Esse sistema também permite a indicação da localização do veículo pelo APP, bem como identifica a presença de estranhos no carro, caso o alarme perimétrico seja acionado.
Outra importante função é a Manutenção Conectada, que emite alertas programados, no caso de revisões regulares por quilometragem ou tempo e proativos, quando o sistema detecta alguma anormalidade no veículo, recomendando ao cliente a visita à um concessionário da marca. São três níveis de alertas: os informativos, os de recomendação de contato com o concessionário e os que requerem uma imobilização imediata do veículo.
O sistema permite ainda a atualização remota de sistemas “over the air” sem a necessidade de visita à um concessionário. Como, por exemplo, para atualizar a central multimídia com uma versão mais recente do sistema.

Por meio do aplicativo My Renault, o cliente tem acesso à uma gama de informações que permitem o monitoramento do veículo, com informações relevantes, como:
· Status do último uso
· Quilometragem
· Autonomia
· Nível de combustível
· Localização do veículo estacionado
· Acionamento remoto da buzina e faróis, para auxiliar na localização do veículo em estacionamentos
O My Renault também permite o acesso, pelo smartphone, dos manuais do veículo, com funções interativas para sanar as dúvidas do consumidor. O pacote de conectividade é um opcional nas versões techno e iconic. E suas funções podem ser acessadas pelo cliente sem custo por um período de três anos.

O Kardian passa a oferecer na linha 2026 os principais itens de segurança e assistência à condução em todas as versões, como o Sistema de Frenagem Autônoma (AEB) e o Controle Adaptativo de Velocidade (ACC), que passam a ser de série nas versões Iconic e Techno e opcional na Evolution.
A segurança do condutor foi ampliada. O novo modelo agrega ao pacote de segurança, que possui 13 tecnologias avançadas de assistência ao motorista (ADAS), duas novas funcionalidades. Uma é o Farol Alto Inteligente (AHL) e a outra é o sistema de frenagem automática de emergência. Já presente no modelo, agora passa a identificar também pedestres e ciclistas.

As novas tecnologias aplicadas ao Kardian são possíveis graças à uma evolução da arquitetura eletroeletrônica, com a adoção de uma câmera monocular no para-brisas, em substituição ao sistema de radar antes presente no para-choque dianteiro. Essa câmera, posicionada na parte superior do para-brisa, permite a leitura do trajeto à frente e a operação de diversos dispositivos de segurança avançada.
O Farol Alto Inteligente (AHL) traz mais segurança para o motorista, pois permite a máxima iluminação possível do trajeto, ajustando a intensidade do facho de luz entre alto e baixo, conforme as condições à frente. Caso a câmera monocular detecte veículos à frente, ou em sentido contrário, o sistema ajusta a iluminação automaticamente, evitando o ofuscamento.

Se a estrada estiver livre, mas com baixa iluminação, o sistema ativa o farol alto de forma automática, sem que o motorista precise alternar manualmente entre farol alto e baixo. Ele opera em velocidades acima dos 40 km/h e desativa abaixo dos 30 km/h, quando a chave de iluminação se encontra na função auto.
Já o Alerta de Colisão Frontal (FCW) com o Sistema de Frenagem Autônoma (AEBS), passa também a detectar pedestres e ciclistas. O sistema opera acima dos 7 km/h e pode atuar em velocidades de até 80 km/h contra veículos, ciclistas ou pedestres estáticos ou em velocidades de até 170 km/h para detectar veículos à frente. Em ambas, gera alertas visuais e sonoros e, caso o motorista não atue, aplica o freio de forma a mitigar ou reduzir os efeitos de uma colisão.

O Kardian 2026 mantém ainda os dispositivos avançados de assistência ao motorista. São eles: Controle de velocidade adaptativo (ACC), Alerta de distância segura (DW), Alerta de ponto cego (BSW), Câmera multiview, Câmera de estacionamento traseira, Sensor de estacionamento traseiro, Sensor de estacionamento frontal, Sensor crepuscular: acende automaticamente os faróis de acordo com a iluminação externa, Controlador de velocidade, Limitador de velocidade e Assistente de partida em rampa (HSA),
A segurança passiva também é destaque no Kardian. São seis airbags, sendo dois frontais (condutor e passageiro), dois laterais e dois do tipo cortina, que é item de série em todas as versões do Kardian. Na segurança ativa, destaque ainda para o controle eletrônico de estabilidade (ESP) de última geração que entra em ação quando detecta que o veículo não está seguindo a trajetória detectada pelas manobras do condutor na direção.

O Kardian traz barras de teto funcionais montadas no sentido longitudinal. Elas podem ser transformadas em barras transversais, podendo suportar até 80 quilos de carga. Com um comprimento de 4,12 m (1,75 m de largura e 1,54 m de altura), o SUV possui bons ângulos de ataque e saída de 20° e 36°, fazendo dele um veículo versátil e adequado para todos os trajetos. A distância entre eixos é de 2,60 m. Com 358 litros (VDA), o volume do porta-malas é mais um dos pontos altos de sua versatilidade.
O câmbio EDC de dupla embreagem úmida funciona com duas meias caixas de câmbio controladas eletronicamente, cada uma com uma embreagem (uma para marchas pares e outra para ímpares). Com isso, acontece mudança de marcha suave, aceleração rápida e robustez melhorada com embreagem úmida. O câmbio EDC oferece o desempenho de uma caixa manual, com o conforto e praticidade de um câmbio automático.

Outra característica importante é que a unidade de controle do câmbio EDC e a embreagem úmida (banhada a óleo) são integradas. A embreagem úmida trabalha com uma embreagem multidisco resfriada, que é acionada e lubrificada pelo óleo lubrificante. Esse tipo de embreagem é utilizada em veículos com motores de maior toque, pois o óleo da embreagem é resfriado pelo sistema de refrigeração do motor e câmbio.
O Kardian possui ainda a versão Evolution com transmissão manual de seis velocidades. A caixa JX22 foi especialmente projetada para o perfil do cliente brasileiro, com relações curtas na primeira, segunda e terceira, privilegiando as arrancadas rápidas e a agilidade do veículo. Já as relações de quinta e sexta marchas foram desenvolvidas para um melhor consumo e melhor conforto acústico, principalmente em estrada.

Renault Kardian: Versões, equipamentos e preços
Authentic turbo TCe câmbio EDC – R$ 119.990
Principais equipamentos de série:
Seis airbags (frontal, lateral e de cortina), Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL), assistente de partida (HSA), sensores de estacionamento traseiro, controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR), sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), novo cluster digital de 7”, ar-condicionado digital com função auto, retrovisores externos com ajuste elétrico, faróis e assinatura luminosa 100% em LED, barras de teto funcionais e modulares em preto, roda flexwheel 16”, aerofólio traseiro, Start&Stop, volante com ajustes de altura e profundidade, vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento, vidros elétricos para passageiros e transmissão EDC de seis velocidades com paddle shifts.
Opcionais: Pack AFS: protetor de cárter + câmera de ré + cobertura do porta-malas – R$ 1.839.
Evolution turbo TCe manual – R$ 113.690
Principais equipamentos de série:Os mesmos da versão authentic e acrescenta roda flexwheel biton 16”, protetor de cárter, cobertura do porta-malas, iluminação do porta-luvas, transmissão manual de seis velocidades.
Opcionais: Pack multimídia (openR link + camera de ré): R$ 1.200
Evolution turbo TCe câmbio EDC – R$ 124.690entic
Os mesmos da versão acima, mais transmissão EDC de seis velocidades.
Opcionais:
Pack multimídia (openR link + camera de ré): R$ 1.200Pack safety (ADAS + pack multimídia): R$ 4.100
Techno turbo TCe câmbio EDC – R$ 139.290
Todos os equipamentos da versão evolution e mais:Controle de velocidade adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência, para veículos, pedestres e ciclistas (AEBS), alerta de colisão frontal (FCW), freio de estacionamento eletrônico, console elevado com apoio de braço, painéis e volante com acabamento em revestimento premium, roda de liga leve 17” diamantadas bíton, chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free, partida remota do motor, saídas USB-C para o banco traseiro, carregador de smartphone por indução, Central openR link de 10”, seis alto-falantes, vidros dos passageiros com função one-touch e antiesmagamento, câmera de ré.
Opcionais:
Teto bíton: R$ 1.700
Pack Connect Techno (Serviços conectados): R$ 2.400
Iconic turbo TCe câmbio EDC – R$ 149.990
Todos os equipamentos da versão techno mais:
Câmera Multiview (MVC), alerta de ponto cego (BSW), alerta de distância segura (DW), acendimento automático dos faróis altos (AHL) sensores de estacionamento frontal, faróis de neblina em LED, sensor crepuscular, modos de condução Normal, Eco e Sport, Ambient Lighting (iluminação dinâmica e personalizável no interior), Teto bíton preto Nacré ou prata Étoile, badge lateral “iconic”, skis na cor prata acetinada, grade frontal em preto brilhante
Opcionais:
Pack Connect Iconic (Serviços conectados + revestimento premium + antena shark): R$ 3.590
Para todas as versões:
Cor branca +R$ 1.000
Pintura metálica +R$ 1.900




























