DMAutos

Stellantis encerra o semestre como líder em vendas de automóveis no Brasil, Argentina e América do Sul

Norton Luiz

Publicado em 23 de julho de 2025 às 21:23 | Atualizado há 2 dias

A Stellantis consolida a liderança do mercado de automóveis e comerciais leves no Brasil, Argentina e América do Sul no primeiro semestre de 2025. De janeiro a junho, a empresa alcançou 23,5% de participação no mercado sul-americano, superando a marca de 476 mil veículos comercializados, um aumento de 72.357 unidades em relação ao mesmo período de 2024. Somente em junho, foram vendidas 80,5 mil unidades, o equivalente a 22,8% market share na região. 

No Brasil, a Stellantis também ocupou a primeira posição com mais de 58 mil emplacamentos no sexto mês do ano, conquistando 28,8% de participação. No acumulado do ano, foram mais de 342 mil veículos comercializados, o que garante à empresa 30,1% de participação nas vendas totais do mercado brasileiro.

Peugeot 208 GT 2025

Na Argentina, a companhia também liderou o mercado em junho, com mais de 16 mil veículos emplacados, o que corresponde a 32,6% de participação, um avanço de 5,6 pontos percentuais em relação ao mesmo mês de 2024. A Stellantis ocupa a primeira colocação entre os modelos mais vendidos do país com Peugeot 208 e o Fiat Cronos, respectivamente.

No acumulado do ano, a Stellantis registrou 100,9 mil unidades vendidas nos primeiros seis meses do ano, equivalente a 32,7% de participação no mercado argentino. O volume representa quase o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, quando foram comercializadas 53,6 mil unidades. 

O resultado posiciona a empresa como o maior fabricante de veículos da Argentina, com os modelos Peugeot 208 e o Fiat Cronos na liderança dos modelos mais vendidos do ano.  

Fiat  

Com 41.837 unidades emplacadas e 20,6% de market share, a Fiat é a marca que mais vendeu carros no mês de junho. Já no acumulado do ano, a Strada, veículo mais vendido do Brasil há quatro anos consecutivos, segue em primeiro lugar com 62.702 unidades comercializadas e 5,5% de market share.  

Fiat Strada 2025

Outros dois modelos também aparecem entre dos 10 carros mais vendidos em 2025: o Argo na quarta posição, com 44.467 emplacamentos, e Mobi no sétimo lugar, com 33.231 unidades vendidas.  

Em junho, a Fiat liderou o mercado em quatro segmentos. Entre os A-Hatchs, o Mobi foi o veículo mais vendido com 6.347 unidades emplacadas e 46,9% de segment share. No segmento de picapes, a Strada ficou na primeira posição com 11.474 unidades comercializadas e 70,3% de segment share em B-Pickups.

Fiat Mobi 2025

Já na categoria C-picape, a Toro liderou com 3.414 unidades emplacadas. Entre as vans, a Fiorino ficou em primeiro lugar ao comercializar 2.224 unidades na categoria B-Van.  

A marca também é destaque no segmento de SUVs híbridos. Em junho, a Fiat emplacou 4.348 unidades do Pulse e Fastback, ficando em primeiro lugar. No acumulado do ano, a marca segue na liderança do segmento com 28,6% de market share e 19.986 unidades emplacadas. 

Jeep

No segundo trimestre deste ano, a Jeep apresentou um crescimento de 9.1% se comparado com o primeiro trimestre, incrementando as vendas em mais de 2 mil veículos. Ao considerarmos o comparativo entre o primeiro semestre de 2025 e igual período do ano passado, o volume de vendas da Jeep cresceu em 3,3%, superando o patamar de 55 mil unidades vendidas no ano.

Fiat Compass Blackhawk 2025

Dentre os modelos, o Compass cresceu mais de 20% no volume de emplacamentos no comparativo entre os primeiros semestres deste ano e do anterior. Líder entre os SUVs médios desde que foi lançado, o Compass fechou o período com 27,7% de participação neste segmento, um crescimento de 1,4 p.p. em relação ao consolidado do ano passado, alcançando mais de 27.500 mil unidades vendidas em 2025.  

O Jeep Commander aumentou o volume de vendas em 2,0% comparado ao primeiro semestre do ano passado, com mais de 7.200 unidades em 2025. Já o Renegade segue com vendas consistentes e fechou o semestre com mais de 20 mil unidades emplacadas. 

Rampage

A Rampage teve mais de 2.000 unidades emplacadas em junho. Além disso, a Rampage Big Horn 2.2 turbodiesel de 200 cv superou o volume total de 1.500 unidades vendidas neste ano.  O sucesso da Rampage foi um dos elementos que garantiu o aumento da participação de mercado da Ram em relação ao primeiro semestre de 2025, alcançando 1,2% em junho.

Quando é considerado somente o segmento de picapes, a participação da Ram no mesmo período sobe para 6,3%. A Rampage continua presente no Top 5 das picapes compactas e médias mais vendidas do país. 

Rampage Big Horn 2025

No acumulado do ano, a Ram continua liderando o segmento de picapes grandes com 66,3% de participação. A Ram 3500 continua como a picape grande mais vendida do país com 942 unidades no período seguida da nova Ram 1500, com 848 unidades. Somando todos os modelos fullsize da marca, são 1.890 picapes vendidas no primeiro semestre de 2025.  

Citroën

A Citroën alcançou 1,7% de participação no mercado brasileiro no acumulado de janeiro a junho de 2025, o melhor primeiro semestre desde 2011. Com aproximadamente 20 mil unidades comercializadas no período, o resultado representa um crescimento de 27% em relação ao primeiro semestre de 2024. 

Citroen Basalt 2025

No segmento B-SUV, que inclui os modelos Citroën Aircross e Citroën Basalt, a marca detém 4,3% de participação e fecha o semestre como a 9ª marca com o maior volume de B-SUVs. O Citroën Basalt é destaque no desempenho da marca no país e soma mais de 10 mil unidades vendidas até final de junho deste ano.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia