Teste: Com motor Hurricane de 272 cv, Jeep Compass Blackhawk é o mais rápido SUV da categoria
Norton Luiz
Publicado em 23 de julho de 2025 às 09:18 | Atualizado há 11 horas
Qualquer modelo de veículo que se apresenta ao mercado ostentando potência logo chama a atenção. É o caso do Compass Blackhawk, que se diferencia das versões convencionais do modelo da Jeep pelos aspectos esportivos, com destaque para o motor 2.0 Hurricane 4 Turbo, a gasolina, reconhecido pelos 272 cv de potência, 40,8 kgfm de torque e desempenho que proporcionam uma experiência de condução esportiva.
O Compass Blackhawk pode ser chamado de esportivo. Não é exagero. O motor Hurricane 4 é o ponto de partida da proposta vigorosa que torna o Compass Blackhawk diferente, mas a versão entrega mais ainda nos quesitos visuais e de acabamento. Ele chama a atenção pelo desempenho apimentado, além da aparência arrojada e o recheado pacote de tecnologias.

Além do motorzão “brabo”, acoplado à transmissão automática de 9 marchas (AT9), a versão Blackhawk se destaca também por outros detalhes, como no acabamento em preto fosco, rodas de 19 polegadas e tração integral 4×4 por demanda, com modos de condução para diferentes terrenos. Na traseira do Blackhawk a saída dupla do escape identifica a versão como esportiva.
Com o novo powertrain o Jeep Compass 2025 passa a ser também o mais rápido da categoria entre os produzidos no Brasil. Como opcionais, itens que vieram no Blackhawk testado pelo DMAutos, a versão oferece teto solar panorâmico, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, carregador por indução, assistência de frenagem de emergência, chave com sensor de aproximação, dentre outros.

Quer saber um pouco mais sobre o desempenho do motor Hurricane 4 Turbo do Compass Blackhawk, lembrando que é o mesmo propulsor que equipa a versão a gasolina da Rampage, mas com consumo menor. No SUV médio da Jeep, ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e alcança a velocidade máxima de 228 km/h. Concorda que se trata de um esportivo? Afinal, sua velocidade final não é algo de ser desconsiderada.
A versão Blackhawk do Compass merece uma atenção no consumo médio oficial de 8,3 km/l na cidade e de 11 km/l na estrada. Essa média só é possível, porém, com uma aceleração bem moderada, andando como um SUV convencional. Uma pisada mais forte faz o SUV “voar”, mas nesse caso o consumo sobe bastante. O difícil é conseguir andar no Compass Blackhawk sem sentir a adrenalina aflorada.

Motor com potência elevada merece alguns ajustes na frenagem e suspensão para ajudar a segurar o ímpeto do powertrain e dos motoristas mais agressivos na condução. Assim, o Compass Blackhawk uma série de modificações. Os discos de freio dianteiros estão maiores (330 mm, contra 305 mm da versão anterior) e há novas pinças. A suspensão também recebeu amortecedores e molas com acerto mais rígido.
O Blackhawk é espertíssimo com sua pegada esportiva, mas pode também sair do asfalto e se aventurar num off-road. Afinal, a tração integral 4×4 não está ali só por beleza e como representação de força. É para ser utilizada em trechos mais complicados com sua reduzida e os modos de condução específicos para areia/lama e terrenos escorregadios.

Convencionalmente, o Jeep Compass traz sob o capô o motor 1.3 Turbo, de até 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Esse motor já oferece excelente desempenho e atende o público de A a Z do modelo, desde os mais conservadores até os que apreciam um motor mais arrojado. Isso dispensaria um outro motor com 272 cv e 40,8 kgfm de torque, mas talvez a Jeep quis ir mais longe para atender consumidores mais ousados na condução. Se essa era a ideia, o resultado veio na medida.
Visualmente, o Compassa Blackhawk é parecido com a versão S do modelo, como nos detalhes externos pintados na cor da carroceria. As rodas de 19 polegadas ganharam um design diferente, assim como a grade dianteira que passou a ter entrada de ar com maior possibilidade de arrefecimento do motor. Internamente, o acabamento e os detalhes dos bancos ganharam bom gosto e da mesma forma o novo layout do painel de instrumentos de 10,25 polegadas.

Por ser uma versão de performance por conta do motor 2.0 Turbo, que beira os 300 cv de potência, o Compass Blackhawk roda mais firme, mas sem causar desconforto. O Compass é tradicionalmente um SUV com boas referências na dinâmica, mas é fato que com o conjunto mecânico esportivo e o acerto na suspensão empregados na versão Blackhawk foram uma providência que merece elogios.
O preço de R$ 296.500 mil pode até ser um pouco salgado, mas o fato é que o modelo, o mais caro da linha do Compass, entrega o que promete.
Principais equipamentos
Abertura eletrônica do porta-malas com sensor de presença
Ajustes elétricos dos bancos dianteiros
Detecção de trafego cruzado traseiro
Monitoramento de pontos cegos
Park Assist
Performance Pages
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
Teto solar panorâmico
Tomada auxiliar de 127V
Acendimento automático dos faróis
Adventure Intelligence Plus
Aletas para trocas de marcha no volante (Borboletas)
Alexa in vehicle
Sistema multimídia com tela de 10,1 polegadas e Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio
Ar-condicionado automático dual zone
Assistente ativo de direção (ADA)
Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de automóveis
Pedestres e ciclistas
Aviso de mudanças de faixas com assistente ativo
Banco do motorista com regulagem de altura
Banco elétrico para o motorista (6 posições)
Banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível
Bancos em couro
Comutação automática dos faróis
Controles eletrônicos de tração e estabilidade
Controle eletrônico anti-capotamento, câmera de ré
Detector de fadiga do motorista
Faróis Full LED com assinatura em LED
Controle de descida, assistente de partida em rampa
Lanternas com assinatura em LED
Controle automático de velocidade
Painel de instrumentos Full Digital e HD de 10,25 polegadas
Controle automático de velocidade adaptativo
Pintura das partes plásticas na cor da carroceria
Pneus com tecnologia Seal Inside
Protetor de tanque de combustível
Rack do teto na cor preta
Reconhecimento de placas de transito
Repetidor lateral nos retrovisores
Revestimento interno do teto em preto
Seletor de terrenos, sensor de chuvaSete airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista)
Sistema Auto Hold
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
Sistema de navegação GPS
Sistema de som Premium Beats de 506w (8 alto falantes + subwoofer)
Sistema de áudio com 6 alto falantes
USB e Bluetooth
Tapetes dianteiros e traseiros
Teto pintado na cor preta
Tração 4×4 Jeep Active Drive Low
Volante com acabamento em couro
Carregados de celular por indução

Ficha técnica – Jeep Compass Blackhawk 2025
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 2.0, 16V, turbo, gasolina
Potência: 272 cv a 5.200 rpm
Torque: 40,8 kgfm a 3.000 rpm
Câmbio: Automático, 9 marchas, tração 4×4 com reduzida
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente, McPherson (diant.) e multilink (tras.)
Freios: Discos ventilados (diant.) e sólidos (tras.)
Pneus: 235/45 R19
Tanque: 55 litros
Porta-malas: 410 litros
Peso: 1.720 kg
Multimídia: 10,1 pol., Android Auto e Apple CarPlay sem fio
Dimensões: Comprimento (4,40 metros), Largura ( 1,82 m), Altura (1,64), Entre-eixos (2,64 m)
Preço: R$ 279.990



























