DMAutos

Teste: Fiat Cronos 2026 sai na frente no baixo consumo, no espaçoso porta-malas e no visual moderno

Norton Luiz

Publicado em 23 de setembro de 2025 às 10:07 | Atualizado há 6 minutos

Lançado no Brasil em fevereiro de 2018, então como versão do Argo, o Fiat Cronos acaba de ganhar sua mais importante reestilização na linha 2026. O modelo sedã compacto que exalava uma boa dose de charme e sofisticação deu um considerável salto para melhor. Trouxe mudanças que reforçam o gosto do consumidor, a começar pelo design da na nova grade dianteira, uma das novidades inspiradas nos modelos da Fiat que circulam na Europa.

Literalmente, o Cronos está consolidado como um sedã que se encaixa bem nas garagens das famílias que têm disponibilidade financeira para gastar até R$$ 120 mil na compra de um modelo que oferece muito de bom para um carro do seu segmento. A linha 2026, com uma renovação considerada no visual, chega com novos e bons atrativos em todas as versões, lideradas pela com figuração topo de gama, a Precision 1.3 Firefly, equipada com transmissão CVT que simula sete marchas.

O grande porta-malas, ideal para as famílias, se mantém como destaque com sua capacidade para 525 litros. No rol dos pontos positivos do carro ressalta-se também o baixo consumo do motor 1.3 Firefly CVT, aspirado. O motor gasta pouco, o que é bom, mas deixa a desejar no desempenho, o que é ruim.

O Cronos 2026 é comercializado nas versões Drive 1.0 Manual, Drive 1.3 CVT e Precision 1.3 CVT, todos com motorização Firefly aspirado. O motor 1.0 Firefly rende 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque, associado ao câmbio manual de cinco marchas. As duas versões com motor 1.3 Firefly, sempre com transmissão CVT, que simula sete marchas, rende 107 cv e 13,7 kgfm.

Os preços do Cronos 2026, hoje o sedã mais barato do mercado no seu segmento, partem de R$ 103.990 na versão de entrada, alcançam R$ 112.990 na intermediária e chegam a R$ 119.990 na mais completa, a Precision 1.3 CVT. Seus principais rivais são os modelos Onix Plus, da Chevrolet, City, da Honda, HB20S, da Hyundai, e o Virtus, da Volkswagen.

No caso da versão Precision, que nós acabamos de avaliar, o maior pecado é o rendimento preguiçoso do motor. Se não tiver pressa, vai bem. Fora isso, o sedã traz muito de bom, ainda assim com a falta de alguns itens de segurança importantes, como o sistema de auxílio ao motorista (ADAS). Todas as versões Cronos 2026 ganham novas rodas, mas na Precision o aro é 16”.

A renovação de meia-vida do novo Fiat Cronos deixou o sedã com um visual mais bonito, moderno e atualizado com os modelos da marca que rodam no continente europeu. A nova grade dianteira chama a atenção pelo design, com desenhos tridimensionais. O para-choque ganhou formas mais retilíneas.

As versões mais caras agora contam com faróis de LED e assinatura diurna pontilhada, o que agrada bastante. Na versão de entrada os faróis ainda são halógenos. O consumo, o porta-malas de 525 litros, o maior entre os concorrentes, o acabamento interno no capricho, mesmo com a utilização excessiva de plástico, e o visual que chama bastante a atenção, tornam o Cronos uma boa opção de compra. Só para reforçar: não espere um sedã esperto, mas para uso urbano tem bom comportamento dinâmico e queima pouco combustível.

Baixo consumo interessa muito em tempos de combustíveis com preços em alta. Então, o Cronos sai na frente. Durante o período de teste com o modelo, abastecido com gasolina e sem poupar o uso contínuo do “vilão do consumo”, o ar-condicionado, o Cronos Precision 1.3 CVT apresentou consumo de 11,2 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada. Muito bom para um modelo sedã.

A combinação do motor 1.3 Firefly com o câmbio CVT mostra que o Cronos leva jeito como sedã de uso urbano. Numa aceleração um pouco mais forte, o motor grita. As marchas mais alongadas justificam as razões da economia proporcionada pelo motor e a condução confortável. O sedã é gostoso de dirigir, permitindo uma posição de condução relaxada e com boa visão. A direção elétrica é outro item de conforto do modelo.

O Fiat Cronos 2026 não trouxe qualquer novidade em termos de segurança. Continua sem ofertar o conjunto de tecnologias de assistência ao motorista (ADAS), mas inclui recursos como  controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa. Os consumidores cobram por mais itens.

No caso da versão topo Precision a fabricante garantiu dois airbags a mais, somando quatro na linha 2026. As versões abaixo ofertam apenas dois airbags, abaixo do que ofertam os com correntes diretos.

O Cronos tem 4,36 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,51 m de altura e 2,52 metros de entre-eixos. O aproveitamento de espaço no porta-malas reduziu o conforto para as pernas dos passageiros do banco traseiro, mas nada que incomode tanto.

O Cronos 2026 traz em todas as versões uma central multimídia de 7”. É pequena, mas intuitiva e agora conta, como novidade, com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. O painel de instrumentos é analógico com uma pequena tela TFT. A versão Precision traz uma saída USB, sem a do tipo C.

Versões, Equipamentos e Preços – Fiat Cronos Precision 1.3 CVT

Drive 1.0 MT– R$ 103.409
Direção elétrica
Vidros e travas elétricos
Alarme perimétrico
Ajuste de altura do banco do motorista e do volante
ITPMS (monitoramento da pressão dos pneus)
Central multimídia de 7″ com espelhamento sem fio
Volante multifuncional
Entradas USB para os passageiros traseiros
Sensor de estacionamento traseiro
Assinatura em LED nos faróis
Rodas de aço aro 15″
Interior escurecido
Retrovisores externos em preto brilhante

Opcionais:
Câmera de ré
Retrovisores externos elétricos
Rodas de liga leve aro 15″

Fiat Cronos Drive 1.3 AT – R$ 112.900
Todos os itens do Drive 1.0, mais:{
Câmbio automático CVT
Piloto automático
Modo Sport
Faróis full LED

Opcionais:
Câmera de ré
Retrovisores externos elétricos
Chave presencial
Ar-condicionado digital
Spoiler traseiro e frisos laterais pretos
Volante com revestimento em couro ecológico
Rodas de liga leve escurecidas
Faróis de neblina em LED

Fiat Cronos Precision 1.3 AT 2026: R$ 119.990

Todos os itens do Drive 1.3 AT e mais:
Bancos em couro preto
Quatro airbags (frontais, laterais e de cortina)
Ar-condicionado digital
Luzes de cortesia sob os retrovisores
Banco traseiro bipartido (60/40)
Maçanetas externas cromadas
Acendimento automático dos faróis
Rodas de liga leve diamantadas aro 16″
Faróis de neblina em LED

Opcional:
Revestimento dos bancos em couro marrom


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia