Teste: Impressões ao dirigir a Ford Maverick Lariat Black 2026
Norton Luiz
Publicado em 8 de outubro de 2025 às 08:46 | Atualizado há 1 hora
A Ford Maverick chegou ao mercado brasileiro há três anos e de lá para cá vem conquistando a preferência do consumidor pelo seu estilo. Com visual bonito, entre-eixos mais longo, medindo 3,077 metros, e dirigibilidade de um SUV, a picape que a Ford traz do Mexico se diferencia da concorrência no segmento das picapes médias por esses e outros atributos bastante considerados na hora da compra.
Não fosse a presença da sua prima Ranger, carro-chefe de vendas da marca, a Maverick certamente estaria melhor posicionada no mercado. A picape tem qualidades de sobra em todas as suas versões, com a oferta de itens de segurança e conforto que o mercado exige.

No teste que fiz recentemente com a versão aventureira Tremor, matéria publicada no DMAutos, falei do prazer que é dirigir a Maverick. Continuo com a mesma opinião após testar a nova versão de entrada Lariat Black, substituta da FX4 Lariat, descontinuada na linha. Só dirigindo mesmo para entender o que é estar no comando de uma picape que roda em todos os lugares sempre confortável.
Com a linha 2026 que acaba de estrear, a picape passa por sua principal mudança, com destaque para o visual, novos equipamentos e o preço competitivo. Além do facelift que garantiu toques sutis, mas que chamam a atenção, a picape passou por uma recalibragem no conjunto mecânico e ampliou a lista de equipamentos. A Ford literalmente deu uma fortalecida na sua picape, que mira principalmente a Rampage.

Antes de partimos para o teste com a versão Lariat Black 2026, vamos lembrar que a Maverick é comercializada no Brasil nas versões Lariat Black e Tremor, a combustão, e a Lariat Hybrid. As duas primeiras são equipadas com motor 2.0 Turbo EcooBoost, de 253 cv de potência e 38,7 kgfm de torque, a gasolina, combinado com transmissão automática de oito marchas e tração integral (AWD). O nome Black não significa que a picape só ofertada na preta. Não mesmo. Há variação de cores.
Por sua vez, a versão Hybrid combina motorização 2.5 Duractec, a gasolina, com um motor elétrico, resultando na entrega de 194 cv de potência e 28,5 kgfm de torque, associado ao câmbio automático CVT. A versão mais completa da gama se destaca pelo baixo consumo de combustível, podendo ultrapassar os 15 km/l com uma condução mais equilibrada.

Enquanto as versões Lariat Black, de perfil urbano, e a Tremor, focada no off-road, já foram apresentadas como linha 2026, a Hybrid ficou para este semestre. A Ford não deu ainda detalhes técnicos da versão eletrificada 2026, valendo, portanto, as informações da versão atual. Então é só aguardar pelas novidades.
Lariat Black
A linha 2026 da versão avaliada Lariat Black ganha novos faróis, agora menores e em forma de vírgula, com DRLs. A grade frontal também é nova. Ela não traz mais a barra horizontal central, cujo detalhe agora é exclusividade da versão Tremor. Em compensação ganha traços diagonais em preto brilhante. Bem trabalhada, a nova grade deu um toque de modernidade à picape. Para cada versão da Maverick, a grade apresenta um padrão próprio.

Os retoques visuais deixaram a Maverick 2026 mais atraente, mas o seu reposicionamento faz a diferença no custo/benefício. Um exemplo é a versão testada Lariat Black com seu preço de R$ 219.900 contra os R$ 239.900 da antecessora. Simplesmente R$ 20 mil de redução, mesmo com todos custos das mudanças na nova versão. As atualizações seguem as alterações feitas na picape vendida nos Estados Unidos, como a dianteira ostentando novos faróis, agora menores e em forma de vírgula. A Black traz novo quadro de instrumentos digital, uma central multimídia moderna e carregador por indução, seguindo o padrão dos demais modelos da marca comercializados no Brasil. O antigo quadro de instrumentos com tela pequena de TFT e mostradores analógicos dão lugar um novo display de 8” totalmente configurável.
A antiga multimídia de 7” sai para a entrada do moderno sistema Sync 4, com tela de 13,2” de fácil operação e intuitiva. Ele é conectado com o Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Pela multimídia opera também o ar-condicionado digital dualzone. A versão Lariat Black traz ainda GPS nativo, porta-objetos sob o assento traseiro, teto-solar com abertura elétrica.

Outras novidades que se juntam ao sistema de assistência à segurança (ADAS) são a câmera 360º, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, assistente de permanência em faixa e piloto automático adaptativo. Anteriormente, só integravam o conjunto de segurança os sistemas de frenagem de emergência e uma câmera de ré.
A versão oferece quatro portas USB, sendo três Tipo C, com duas para a segunda fileira e uma na frente, e uma Tipo A na dianteira, assento do motorista com ajuste elétrico, retrovisores elétricos, faróis DRLs e lanternas de LED, sistema de som Bang & Olufsen com oito alto falantes e teto solar.

O motor 2.0 EcooBoost, silencioso ao extremo, tem disposição de sobra para andar e não deixa a desejar nas retomadas e ultrapassagens. As respostas são imediatas. Na cidade fez 8,7 km/l e 12,4 na estrada, sem pisar tanto no acelerador. O conjunto de suspensão é bem calibrado e traz conforto e segurança, absorvendo bem as ondulações dos pisos.
A Maverick Lariat Black é mais voltada para o uso urbano, tanto que é mais baixa do que a versão Tremor. De qualquer forma, seu desempenho na terra pode ser considerado bom. Ela não decepciona em trilhas mais tranquilas. Entenda que não é essa sua destinação de uso, missão que cabe à Tremor, que é mais alta e tem suspensão específica para o uso fora de estrada.

Cinco modos de condução estão disponíveis para a condução preferida, como as Normal, Eco e Esporte, e as necessárias, como os modos Escorregadio e Rebocar/transportar, com suas especificidades próprias.
Opinião do Editor: Com um pacote considerável de atributos, a Ford Maverick Lariat Black 2026 é uma boa opção de compra. Prazerosa de dirigir, seu motor é econômico e silencioso e tem espaço interno de sobra. Além disso, está mais equipada e seu preço, por tudo de bom que oferece, é bastante atraente.

Ficha técnica – Ford Maverick Lariat Black
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V, turbo, 1.999 cm³, 253 cv a 5.500 rpm, 38,7 kgfm a 3.000 rpm, gasolina
Câmbio: automático de 8 marchas, tração integral
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson na dianteira e Multilink na traseira
Freios: disco ventilado na dianteira e sólido na traseira
Pneus: 225/65 R17
Dimensões: comprimento: 5,73 metros; largura: 184,4 metro; altura: 173,3 metro; entre-eixos: 3,077 metros
Caçamba: 943 litros e 617 kg de capacidade
Reboque de freio: 499 kg
Altura do solo: 204 mm
Tanque de combustível: 62 litros

































