Teste: Nissan Kicks 2026 muda tudo e ganha força para se consolidar no segmento dos SUVs
Norton Luiz
Publicado em 24 de agosto de 2025 às 19:23 | Atualizado há 3 horas
O Nissan Kicks da nova geração inaugura um novo e conquistador momento no mercado brasileiro. A linha 2026 do SUV mudou radicalmente, deixando para trás uma história bem contada com seu antecessor. A nova geração do modelo assume, com personalidade, um novo papel no segmento dos SUVs. O Kicks 2026 manteve só o nome e sua característica de utilitário para a família e de uso urbano.
O modelo 2026 estreou uma nova plataforma, empregou o motor 1.0 Turbo no lugar do 1.6 aspirado e trocou também a transmissão CVT pela automática de dupla embreagem DCT, banhada a óleo. Tem mais: cresceu de tamanho, ficou mais refinado e traz um pacote mais recheado de tecnologias. O SUV é uma grata surpresa.

Com isso, o novo Kicks fica mais próximo dos SUVs médios nas qualidades que oferece e até no preço que beira R$ 200 mil na versão mais completa, a Platinum. O certo é que o modelo não veio para brincar. Demorou um pouco para fazer as mudanças tão necessárias para se manter competitivo num segmento de mercado muito disputado e exigente, mas a espera valeu a pena.
O modelo chegou ao mercado causando impacto pelo visual bonito e pela robustez, segurança e desempenho do motor. Aliás, o motor que pode parecer ser apimentado foi calibrado para priorizar mais conforto e a economia do que a pegada comum dos turbos. Portanto, espere tudo de bom no novo Kicks, mas não um SUV com uma dinâmica mais esportiva. Tem um desempenho um pouco melhor do que o motor 1.6 aspirado anterior. Roda suave, sem ser preguiçoso.

Das quatro versões disponíveis do novo KIcks (Sense, Advance, Exclusive e Platinum), andamos na segunda versão de entrada, a Advance. Bem completa em equipamentos, a versão avaliada pelo DMAutos mostra força para ajudar na conquista de clientes dos SUVs médios, como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross.
A estratégia da Nissan mira exatamente os SUVS maiores ofertando versões bem equipadas do Kicks 2026, deixando os concorrentes compactos por conta do Kicks Play da geração anterior, ainda em produção. A proposta era exatamente essa e tem tudo para dar certo. O segmento dos SUVs e pujante no Brasil. É o mais aquecido, razão pela qual a Nissan tinha que trazer um produto forte, capaz de fazer bonito no mercado, principalmente pelo fato de mirar concorrentes maiores.

Feitas as considerações acima, vamos ao teste com a versão Advance. Como nas demais versões, o motor é o 1.0 Turbo Flex de três cilindros, que rende 125 cv de potência e 22,4 hgfm de torque. Esse motor foi desenvolvido pela Horse, sendo o mesmo que equipa o Renault Kardian. É exatamente o que você leu: o motor do novo Kicks é o mesmo que está sob o capô do Kardian. Os 22,4 kgfm a 2.000 rpm garantem agilidade nas arrancadas.
A Kicks 2026 compartilha também com o Kardian a transmissão automatizada de dupla embreagem banhado a óleo. No SUV japonês não há alavanca de câmbio. O sistema funciona através de botões “D”, “R”, “N” e “P” e-Shifter no console central, uma inovação no segmento. As trocas de marchas são suaves e há paddle shifters para quem gosta de trocas manuais e ter o controle do carro.

Nesse sistema a mudança é feita com simples toques nos botões. No primeiro contato o condutor fica na dúvida de como acionar a transmissão. Mas é bem simples.
O Nissan Kicks da nova geração cresceu consideravelmente de tamanho. Agora, ele mede 4,37 metros de comprimento (+ 6 cm), 2,66 m de entre-eixos (+ 4 cm), 1,80 m de largura (+ 4 cm) e 1,63 m de altura (+ 2 cm). Outra mudança considerável está no porta-malas. De 432 432 litros saltou para 470 litros o maior da categoria.

A título de comparação, o Jeep Compass mede 3 cm a mais no comprimento, mas é 2 cm a menor no entre-eixos. O Corolla Cross é 9 cm maior no comprimento. Assim, tanto o Compass quanto o Corolla Cross são modelos médios. O Volkswagen T-Cross, por sua vez, tem 4,22 cm de comprimento e 2,65 m de entre-eixos. É um SUV compacto. Com essas medidas, o Nissan Kicks 2026 se posiciona entre os compactos e os médios.
Literalmente, o Kicks 2026 é um novo SUV em tudo. Cresceu de tamanho, o que é visivelmente observado e suas linhas passam robustez. Na dianteira, a grade segue um esquema de barras horizontais como as do modelo atual, mas estas são divididas em três partes. As extremidades são compostas de DRLs de LEDs verticais, como uma sequência dos faróis.

Durante o período de avaliação com a versão Advance o consumo de combustível, rodando com gasolina no tanque, foi de 10,6 km/l na cidade e 13,3 na estrada, o que pode ser considerado um SUV econômico considerando seu porte avantajado, pesado 1.400 kg. Pelos números de consumo oficiais, o Nissan Kicks faz 11,7 km/l com gasolina na cidade e 14,3 km/l na estrada. Com etanol, os números são 8,3 km/l e 9,9 km/l, respectivamente.
Até na autonomia o Kicks é generoso. Em trajetos urbanos, o SUV alcança até 398 km com etanol e impressionantes 562 km com gasolina. Já em percursos rodoviários, a autonomia aumenta ainda mais: são 475 km com etanol e 686 km com gasolina.

A versão Advance, testada e que custa R$ 175.990, é bem completa na oferta de equipamentos. De série, a versão traz ar-condicionado digital de uma zona, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, trio elétrico, freios ABS com EBS e a disco nas quatro rodas, seis airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo (ACC), alarme, partida remota do motor, alerta de colisão, frenagem de emergência, acendimento automático dos faróis, lanternas de LED e faróis Full-LED sem projetores.
Além disso, traz também rodas aro 17 diamantadas, central multimídia de 12,3 polegadas e quadro de instrumentos digital de 7 polegadas integrados, 4 portas USB-C, 4 alto falantes, carregador de celular por indução, câmeras de visão 360°, sensor de estacionamento traseiro, antena shark, maçanetas internas prateadas, rack longitudinal no teto, tapetes de carpete, chave presencial, bancos em couro com traseiro bibartido 60/40, apoio de braço na frente, apoio de braço no banco traseiro, porta-revistas no banco do motorista e passageiro, iluminação e prateleira no porta-malas, modos de condução (Normal, Sport e Eco), entre outros.

O novo Kicks é um SUV estiloso e com um visual ousado, daqueles que impressionam pela beleza e modernidade. Na minha opinião, o Kicks traz apenas um ponto negativo. Apesar de ser um SUV com uma proposta mais urbana, não era exagero algum um motor com um pouquinho mais de fôlego. De qualquer forma, continuo com a opinião que o novo Nissan Kicks é uma grata surpresa e vejo também possibilidades de bater um novo recorde de vendas, superando as 60 unidades comercializadas em 2024.
Nissan Kicks 2026 – Versões e Preços
Sense: R$ 164.990
Advance: R$ 175.990
Exclusive: R$ 177.990
Platinum: R$ 199.000

Nissan Kicks Advance 2026 – Ficha técnica
Motor: 1.0 turbo, 3 cilindros, 12 válvulas, flex
Cilindrada: 999 cm³
Potência: 125 cv (etanol) / 120 cv (gasolina) a 5.000 rpm
Torque máximo: 22,4 kgfm (etanol) / 20,4 kgfm (gasolina) a 2.500 rpm
Velocidade máxima: 185 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,4 segundos
Transmissão: Automatizada de 6 marchas com embreagem dupla banhada a óleo
Consumo urbano: 8,3 km/l (etanol) / 11,7 km/l (gasolina)
Consumo rodoviário: 9,9 km/l (etanol) / 14,3 km/l (gasolina)
Autonomia urbana: 398 km (etanol) / 562 km (gasolina)
Autonomia rodoviária: 475 km (etanol) / 686 km (gasolina)
Direção: Elétrica
Suspensão dianteira: Independente, McPherson com mola helicoidal
Suspensão traseira: Eixo de torção com mola helicoidal
Freios dianteiros: Disco ventilado
Freios traseiros: Disco sólido
Rodas e pneus: 215/60 R17 (altura do flanco:129 mm)
Comprimento: 4.365 mm
Largura: 1.800 mm
Altura: 1.620 mm
Distância entre-eixos: 2.655 mm
Tanque de combustível: 48 litros
Porta-malas: 470 litros


























