DMAutos

Teste: Qualidades da Ford Maverick 2026 preocupam a rival Rampage

Norton Luiz

Publicado em 16 de agosto de 2025 às 21:40 | Atualizado há 14 minutos

Das picapes médias que dirigi, uma me chamou a atenção de uma forma muito especial. E olha que o segmento das picapes em oferta no mercado é bem recheado de produtos consideráveis, mas uma em especial tem um quê de prazer de dirigir. Estou falando da picape  Maverick 2026, modelo que a Ford importa do Mexico e que tem conquistado cada vez mais consumidores por conta do seu design, capacidade off-road e performance.

No caso, a versão que testamos, a Tremor, que chegou junto com a linha 2026, chamou mais ainda nossa atenção. Trata-se de uma versão aventureira, desenvolvida para oferecer melhor desempenho em terrenos off-road. Ela ganha destaque no conjunto de suspensão aprimorado, maior altura do solo e sistemas de tração que otimizam o desempenho em diferentes tipos de terreno, incluindo capacidades de reboque.

O parágrafo acima é só um spoiler do que a Ford Maverick Tremor oferece em qualidades no seu todo. A picape de perfil off-road, que roda com conforto na cidade, e de entre-eixos mais alongado da Ford tem a difícil missão de brigar com a Ram Rampage, que faz também um papel brilhante no mercado de picapes intermediárias, sendo única do segmento com motor 2.0 turbo, a gasolina.

Rampage

A Maverick Tremor, versão topo da gama custa R$ 239.990, valor bem inferior aos R$ 269.690 cobrados pela rival Rampage 2026 mais completa, a R/T. A diferença entre ambas está na roupagem. A Tremor veste aventura, enquanto a Rampage R/T tem apelo visual esportivo, mesmo assim são com concorrentes por questão de preço, tamanho e desempenho.

No visual externo, a Ford Maverick 2026 apresenta as atualizações feitas na picape nos Estados Unidos, como a dianteira ostentando novos faróis, agora menores e em forma de vírgula, deixando a Maverick com um frontal mais cleam. O modelo no Brasil nas versões Lariat Black, Tremor e Hybrid.

Interior

No interior, há uma nova tela sensível ao toque de 13,2″ equipada com Apple CarPlay e Android Auto sem fios. Os bancos contam com ajuste elétrico e o emblema Tremor aparece estampado  no encosto. Destaque para o teto solar panorâmico, painel de instrumentos digital de 12”, multimídia SYNC com tela de 12”, botões auxiliares no teto e assistente de reboque Pro Trailer.

No quesito segurança, a Maverick vem equipada de série com sete airbags, câmeras com visão 360º, sensores de estacionamento e sensor de chuva. A linha 2026 que acaba de estrear, recebeu alerta de mudança de faixa, assistente de centralização em faixa, monitor de ponto cego com cobertura para reboque, controle de cruzeiro adaptativo e assistente autônomo de frenagem, itens que faziam falta anteriormente.

No modelo, o painel de instrumentos é digital com tela de 8 polegadas. A versão inferior Lariat Black, traz GPS nativo, carregador por indução, porta-objetos sob o assento traseiro, teto-solar com abertura elétrica e o sistema de som é assinado pela B&O. A picape da aventureira da Ford é espaçosa, segura, confortável e não há como não gostar da sua direção.

A versão Tremor conta com o mesmo pacote de itens de série da Maverick convencional, mais grade com visual exclusivo e detalhes laranja, emblemas Tremor nas laterais, ganchos de reboque dianteiros, rodas de 17″ exclusivas com detalhe laranja, pneus todo-terreno 235/65 e suspensão exclusiva com o emblema Tremor e altura elevada.

Off-road

A nova versão de vocação off-road da Ford traz ainda diferencial traseiro blocante, piloto automático off-road e mais o modo de condução Off-Road, além dos modos de condução Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio e Rebocar/Transportar. O emblema Tremor é visto nas saídas de ar laterais e na traseira, na tampa da caçamba e na suspensão exclusiva. As rodas são de 17”, com pneus General Grabber P235/65 R17.

Se a brincadeira com a Maverick Tremor for literalmente na terra, não se preocupe. A capacidade de transpor obstáculos da picape off-road supera até a mais difíceis situações. Seu ângulo de entrada é de 30,9º, de saída de 21,3ª e de transposição de 20ª. Com suspensão elevada em relação à Lariat Black, a Tremor oferece 226 mm de altura em relação ao solo e uma capacidade de imersão de 450 mm.

Motor recalibrado

A Ford deu uma recalibrada no motor 2.0 turbo a gasolina da Maverick 2026 para entregar 253 cv de potência a 5.500 rpm e 38,7 kgfm de torque a 3.000 rpm, associado ao câmbio automático de oito velocidades, além da tração integral 4WD Inteligente.

Durante o período de teste com a Ford Maverick Tremor, a picape de aventura da Ford apresentou consumo de médio de 7,8 km/l na cidade e 10,2 na estrada. No caso da variante off-road, a Ford declara 10,7 km/l na estrada e 8,4 km/l na cidade. A diferença de consumo varia pela forma de utilização e condução do veículo, o que explica o consumo oficial menor do que o do teste.

A Maverick Tremor 2026 tem 5.096 mm de comprimento, 1.844 mm de largura, 1.758 mm de altura e 3.075 mm de entre-eixos. A caçamba tem uma capacidade volumétrica de 943 litros e 550 kg de carga útil e 499 kg de capacidade de reboque caso o implemento não tenha freios próprios. O peso da picape em ordem de marcha é de 1.832 kg. Com essas medidas e desempenho acima da média, a Maverick entrega literalmente o que promete.

A reestilização feita na Maverick 2026 não foi além da necessária. Um toque aqui, outro ali e pronto. A picape da Ford ganhou detalhes mais visíveis, como no afilamento do conjunto ótico e no parachoque mais alto. A versão Tremor traz detalhes na cor laranja, como na grade dianteira, roda e em outros pontos, o que na minha opinião ficou de muito bom gosto.

Espaço interno

Os passageiros do banco traseiro da Maverick 2026 não têm do que reclamar em termos de espaço para as pernas e cabeça. Viajam dois adultos confortavelmente, podendo ir um terceiro passageiro sem causar desconforto. Destaque para o som da B&O que, na traseira, tem alto-falantes na altura da cabeça dos ocupantes e liberando farto espaço nas portas para todos os ocupantes, tanto na dianteira quanto na traseira.

As janelas grandes da Ford Maverick permitem ótima visibilidade externa. É um detalhe que oferece comodidade, mas muito mais do que isso traz mais segurança por permitir um alcance maior dos olhos, além dos sensores e das câmeras com visão de 360º. Por tudo que a Maverick oferece e opor entregar realmente o que promete, fez com que a Ram sentisse a força da picape concorrente e tratou logo de reduzir o preço da Rampage para tentar não perder espaço.

Antes de finalizar, reafirmo o que disse lá no comecinho do texto sobre minha impressão ao dirigir a Ford Maverick. Levaria a picape da Ford para minha garagem, mesmo considerando as qualidades da concorrência. A Ford Maverick é tudo e bom e a versão Tremor, apesar de vestir roupagem com vocação off-road e mostrar realmente capacidade para tal, roda na cidade com um carro de passeio. Fica a dica.

Ficha Técnica – Ford Maverick Tremor 2026

Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.999 cm³, comando duplo variável, turbo, injeção direta, gasolina
Potência e torque: 253 cv a 5.500 rpm; 38,7 kgfm a 3.000 rpm
Transmissão: automática, 8 marchas, tração integral
Suspensão: McPherson na dianteira e multilink na traseira; rodas de 17″ com pneus 235/65 R17
Comprimento e entre-eixos: 5.096 mm e 3.075 mm
Largura: 1.844 mm
Altura: 1.758 mm
Peso: 1.832 kg em ordem de marcha
Capacidades: caçamba: 943 litros e tanque: 62 litros
Capacidade de carga: 500 kg


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia