Teste: Volkswagen Tera mostra qualidades e se destaque na economia de combustível
Norton Luiz
Publicado em 24 de junho de 2025 às 09:32 | Atualizado há 2 horas
O novo Volkswagen Tera 2026 chegou chegando ao mercado brasileiro. O modelo lançado para suceder o Fusca e o Gol quer ser um ícone de vendas no Brasil, como foram as duas maiores referências de mercado da marca alemã até aqui. Foi desenvolvido para brilhar, conquistar o público e roubar os consumidores dos concorrentes diretos, o Renault Kardian e o Fiat Pulse. Com a estreia do SUV de entrada da Volkswagen nasce um novo momento para o mercado por conta da sua proposta tentadora nos pontos de compra mais considerados pelos consumidores de veículos do seu segmento.
O VW Tera vai conseguir sua pretensão de chamar para si as atenções, mesmo sabendo que seus concorrentes têm bala na agulha? A disputa promete muitos capítulos, mas o novo SUV compacto da Volkswagen traz quesitos de peso, pontos muito considerados pelos consumidores. Primeiro, ostenta um design que chama a atenção. Daí em diante, tem consumo bem abaixo da média no segmento e dá uma lapada nos preços bastante atrativos, partindo no momento, depois das promoções, de R$ 103.990 na versão de entrada 1.0 MPI aspirado, com câmbio manual de cinco marchas.

Lançamento da Volkswagen mais aguardando para este ano, o Tera foi recebido com festa no mercado brasileiro. Antes de ser lançado oficialmente, deu as caras no Rock In Rio e no Carnaval carioca. Sua força foi mostrada logo nos primeiros 60 minutos de pré-venda, quando foram registradas 12 mil unidades comercializadas. Pronto! Depois da avant première em grande estilo nos festejos do Rio de Janeiro, o Tera dava um claro sinal de que chegou para representar a altura o Fusca e o Gol. Por fim, recebeu nota máxima nos testes de segurança da Latin NCAP.
Versões
O SUV Tera é comercializado em quatro versões. A de entrada é a 1.0 MPI, a única com motor flex aspirado, acoplado à transmissão manual de cinco marchas sob o capô. Com essa motorização rende 84 cv (E) e 77 cv (G). As demais, a TSI, Comfort e High, são equipadas com o motor 1.0 turbo flex, batizado também de 170 TSI, e transmissão automática AQ160 da Aisin, de seis marchas, exceto a TSI que associa o motor turbo com câmbio manual de cinco marchas. O motor TSI rende 116 cv, abastecido com etanol, e 109 cv, com gasolina, e 16,8 kgfm de torque.

Testamos a versão Comfort, equipada com motor 170 TSI e transmissão automática, comercializada a partir de R$ 126.990 e que fica posicionada abaixo da topo High, vendida por R$ 139.990 e por R$ 142.290 com o pacote Outfit The Town Edition. Foram 10 dias a bordo do modelo na cor azul Artico. Logo de cara veio a certeza de um SUV com direção prazerosa, bom espaço interno, confortável e com um acabamento que não perde para o dos modelos T-Cross e Nívus nas versões equivalentes.
Priorizando a economia
O que ficou bem claro, porém, foi a de um SUV compacto com um motor turbo um pouco lento e sem fôlego nas saídas e retomadas, além do visível delei nas acelerações. Isso demonstra que o Tera não tem pretensão de ser um SUV com proposta esportiva, dando prioridade para a economia de combustível. Se o novo modelo da VW sai na frente por ser moderno no design, econômico e ter preço atraente, perde em desempenho paqra os dois principais concorrentes.

De maneira inédita e comprovando a atitude sempre pioneira da VW, o Tera estreia o Otto, primeira Inteligência Artificial desenvolvida por uma fabricante de automóveis no Brasil. Com a IA generativa, o SUV integrado ao app Meu VW 2.0 oferece uma nova forma de dirigir e se conectar. Nativo no aplicativo do celular com espelhamento no VW Play Connect, o Otto escuta, compreende e evolui de acordo com os comandos que recebe para oferecer uma experiência personalizada. Basta chamar usando a frase “Fala, Otto!” e ele te atende.
Inteligência Artificial
A Otto nasce integrado com aplicativos de navegação como Waze, Google Maps e Apple Mapas e responderá perguntas abertas da internet. Ele estará disponível no segundo semestre de 2025, via espelhamento no celular, como item de série nas versões Comfort e High, e como opcional na versão TSI MT – para os clientes que tiverem o pacote de conexão ativado no momento da compra. Outros modelos da Volkswagen receberão a tecnologia em breve.

Além disso, para as versões Comfort e High de série e opcional para a TSI MT, o SUV já é equipado com o VW Play Connect, com tela de 10,1 polegadas, espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de permitir o download de aplicativos diretamente na central multimídia, e o acesso ao aplicativo Meu VW 2.0, que oferece mais de 15 funcionalidades diretamente na tela do smartphone – entre elas abrir e fechar as portas, acionar a buzina e o alerta, limitar a velocidade de rodagem, tudo remotamente.
Equipamentos
O Tera traz como destaque a segurança de seu projeto. Todas as versões são equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), frenagem autônoma de emergência (AEB) com proteção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (ASR), bloqueio eletrônico de diferencial (EDS), sistema de detecção de fadiga do motorista e sistema de controle de perda de pressão dos pneus. Para as versões Comfort e High, o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) também é item de série.

O pacote ADAS entrega ainda mais recursos de segurança na versão High, com o assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist), câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga. Para garantir a melhor visibilidade aos motoristas, o Tera tem faróis em full LED em todas as versões, além de lanternas traseiras também em LED, com efeito click-clack.
Outros equipamentos
Pensado para oferecer o melhor pacote da categoria em todas as versões, o Tera conta com uma ampla lista de série. Além dos equipamentos de segurança e conectividade, o modelo tem direção elétrica com ajuste de altura e profundidade em todas as configurações, assim como ar-condicionado, piloto automático, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, computador de bordo, painel de instrumentos digital, sensores de estacionamento traseiro e portas USB na dianteira, com duas saídas, e o assistente de partida em rampas (HHC – Hill Hold Control).

Na versão testada, a Comfort, e na High, o novo Tera adiciona o sistema Kessy de acesso ao veículo sem uso de chave e partida do motor por botão e volante multifuncional com revestimento em material premium. De série na versão High, o painel de instrumentos digital é de 10,25 polegadas, além do conhecido ar-condicionado Climatronic Touch aliado ao carregador de celular por indução.
“Easter Eggs”
A Volkswagen inova ao ofertar o modelo feito no Brasil com elementos escondidos divertidos em sua carroceria. Uma das grandes surpresas do Tera são os chamados “Easter Eggs”. Pela primeira vez, a Volkswagen do Brasil traz esses elementos escondidos, que oferecem uma interação divertida e única com os consumidores. No vidro traseiro, próximo ao limpador do para-brisa, um desenho mostra verdadeiros ícones da marca no Brasil: Fusca, Gol e Tera formam a fila. Espalhados pelo interior do carro estão algumas escritas e outras figurinhas como “Trip mode on” no porta-malas.

O Volkswagen Tera tem medidas semelhantes às do Fiat Pulse e Renault Kardian. Ele mede 4,15 metros de comprimento, 1,78 m de largura (chega a 1,99 m com espelhos), 1,50 de altura e 2,57 m de entre-eixos. Com esses números é maior do que os rivais no comprimento, porém mas mais baixo. No entre-eixos é maior do que o Fiat, mas menor do que o Renault. A versão de entrada do Tera mede 1,47 metro de altura, ficando 2,6 cm mais baixa que as demais versões. A suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira é bastante equilibrada e durinha, bem ao estilo da Volkswagen.
Porta-malas
O porta-malas do novo SUV da VW tem capacidade para 407 litros, conforme medição no padrão volume teórico. Na padrão VDA, o mais aceitável, são 350 litros. Pulse e Kardian têm porta-malas com capacidade de 370 litros e 410 litros, respectivamente. No quesito consumo está um dos trunfos do Tera 2026, utilizando o mesmo conjunto mecânico do Polo. O SUV faz até 14,5 km/l na estrada e 12,2 km/l na cidade, com gasolina no tanque. Durante o teste os números de consumo foram até superiores, utilizando o mesmo combustível, mas acelerando de forma mais convencional.

Volkswagen Tera 2026 – Versões, Preços e Equipamentos
Volkswagen Tera MPI (R$ 103.990): Equipamentos de série: seis airbags, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, rodas aro 15 com calotas, retrovisores com ajuste elétrico, faróis e lanternas de led, quadro de instrumentos digital de 8 polegadas, piloto automático e limitador de velocidade, quatro alto-falantes, maçanetas e retrovisores pintados, direção elétrica, parassol com espelho apenas para o passageiro, rack longitudinal, monitor de pressão dos pneus, banco do motorista com ajuste de altura, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, sensores de estacionamento traseiros, volante multifuncional, vidros elétricos dianteiros e traseiros, central VW Play convencional de 10,1″.
Volkswagen Tera TSI MT (R$ 116.990): Traz os mesmos itens da da versão MPI e acrescenta rodas de aro 16 com calotas, alarme, frenagem pós-colisão, parassóis com espelhos e iluminados, aplique de tecido no painel, volante multifuncional com revestimento de vinil.
Opcionais: rodas de liga leve aro 16″ (R$ 1.720) e central VW Play Connect, com 4G, rede Wifi e apps (R$ 1.590).
Volkswagen Tera TSI Comfort AT (R$ 126.990): Mesmos itens da versão TSI e acrescenta rodas de liga leve aro 16″ diamantadas, grade com friso cromado, start-stop, câmbio automático de seis marchas, central VW Play Connect, piloto automático adaptativo (ACC), borboletas para trocas sequenciais no volante.
Opcional: pacote Conforto (R$ 1.400), com ar-condicionado digital “Climatronic Touch” com filtro de poeira e polén e carregamento de celular por indução
Volkswagen Tera TSI High AT (R$ 139.990): Conteúdo da versão Comfort mais rodas de liga leve aro 17″ diamantadas, iluminação ambiente, seis alto-falantes, ar-condicionado automático e digital, quadro de instrumentos digital de 10,25″, aplique de vinil no painel, bancos revestidos de vinil, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, iluminação no porta-luvas, carregador de smartphone por indução.
Opcional: pacote ADAS (R$ 2.839), que adiciona assistente ativo de mudança de faixa, câmera multifuncional e detector de pontos cegos com assistente de saída de vaga.
Essa mesma versão com o pacote Outfit The Town, com preço de R$ 142.990, acrescenta rodas de liga leve aro 17″ escurecidas, teto e retrovisores pintados em preto brilhante, acabamento exclusivo na na cabine, logotipos The Town.
Opcional: pacote ADAS (R$ 2.839), que adiciona assistente ativo de mudança de faixa, câmera multifuncional e detector de pontos cegos com assistente de saída de vaga.

Ficha Técnica – VW Tera TSI Comfort (Versão avaliada)
Motor: flex, diant., transv., 3 cil. em linha, 12V, turbo, 999 cm3; 12V, 116/109 cv a 5.000 rpm, 16,8 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático de seis marchas, tração dianteira
Suspensão: McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Direção: elétrica, diâmetro de giro de 10,8 m
Freios: disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
Pneus: 205/60 R16 ou 205/55 R17
Peso: 1.169 kg, capacidade de carga de 451 kg
Dimensões: comprimento de 4,15 metros, largura 1,78 metro, altura e 1,50 metro e entre-eixos de 257 metros
Tanque: 49 litros
