Tukan, a inédita picape da Volkswagen, estreia em 2027 com sistema híbrido
Norton Luiz
Publicado em 22 de maio de 2026 às 08:39 | Atualizado há 2 meses
A Tukan, a inédita picape da Volkswagen, estreará em 2027 com sistema híbrido. O modelo, substituto da Saveiro, inovou na sua primeira aparição pública com camuflagem artística exclusiva desenvolvida pela equipe de Design da Volkswagen do Brasil, exibindo as cores da seleção canarinha. Mais do que marcar sua estreia em um segmento inédito para a marca, a Tukan, primeiro modelo eletrificado da Volkswagen, nasce como um projeto estratégico para o Brasil e para a América Latina.
Utilizando sistema híbrido-leve, Tukan combina inovação, engenharia de ponta e forte compromisso com o desenvolvimento local. Produzida no País, com alto índice de nacionalização, a nova picape reforça a visão da Volkswagen de investir em soluções industriais modernas, sustentáveis e conectadas com a realidade do mercado brasileiro, ampliando sua atuação em um dos territórios mais relevantes da indústria automotiva.

“Com a Tukan, a Volkswagen vai reforçar ainda mais sua presença no Brasil, ampliando nossa capacidade de vendas em um segmento que ainda não atuamos. Além disso, o modelo nascerá com 76% de conteúdo nacional, um índice elevado que fortalece a indústria brasileira, valoriza fornecedores com operação no País e contribui para a geração de empregos e riqueza para o Brasil”, afirma Ciro Possobom, CEO e Presidente da Volkswagen do Brasil.
O projeto da Tukan utiliza a plataforma MQB, internacionalmente reconhecida por sua flexibilidade industrial, redução de peso e elevada robustez. Essa plataforma confere à Tukan superioridade em dirigibilidade e estabilidade aprimorada, além de possibilidade de eletrificação.

A Tukan é o primeiro modelo da Volkswagen do Brasil com o nome do carro estampado na carroceria, mais precisamente na tampa traseira. Para garantir toda a beleza visual definida no projeto de Design e viabilizar a produção em volume com o elevado padrão de qualidade da marca, o projeto de estampagem contou com um processo de desenvolvimento altamente tecnológico envolvendo simulações em software avançado e VR (Realidade Virtual).
A nova picape da VW nasce com 76% de peças nacionais, um alto índice que contribui com o desenvolvimento da indústria nacional, valorizando fornecedores com operação no Brasil, gerando empregos e riqueza para o País. Ela marca o início de uma nova era para a VW no Brasil: a partir de 2026, todo novo modelo da marca desenvolvido e produzido na região América do Sul terá versão eletrificada e a picape Tukan.

A Volkswagen segue investindo R$ 16 bilhões no Brasil até 2028, com uma ofensiva de 17 novos carros, dos quais nove já foram lançados. Os investimentos também incluem a nova era de eletrificação da marca, que começa com a Tukan.