DM Games

Vem cá, saiba como criar um podcast pelo Discord

O Discord é um ótimo aplicativo para quem gosta de jogar online conversando com os amigos ou apenas procura participar de uma comunidade online com pessoas de interesses similares

diario da manha
Discord um aplicativo de voz sobre IP proprietário e gratuito, projetado inicialmente para comunidades de jogos. Foto/Reprodução - Tecmundo

O Discord é um programa desenvolvido para a comunidade gamer conversar durante as jogatinas. Lançado em 2015, ele vem sendo atualizado constantemente com novos recursos e funcionalidades, que deixam a vida dos usuários mais simples.

E é claro que com essas atualizações, o Discord acaba se tornando uma ferramenta para outras finalidades além das conversas durante os jogos. E quem já percebeu isso foram os podcasters. Afinal, toda a interface do programa tem relação com a qualidade do áudio. E graças a facilidade de adicionar bots nas conversas, bastou criar um capaz de gravar a conversa, e assim o Discord virou uma ferramenta para gravar podcasts.

E o melhor é que para isso, não é preciso fazer download da versão para desktop do Discord. Todos os recursos podem ser acessados diretamente do navegador.

Como gravar podcast no Discord

O primeiro passo é criar um servidor para você usar nas suas gravações. Para isso, basta que você clique no ícone “+”, no canto inferior esquerdo, e escolha a opção “Criar o meu”. Na janela seguinte, você deve decidir se quer um servidor fechado para você e seus amigos, ou se prefere criar para um clube ou comunidade. Neste tutorial vamos explicar usando a primeira opção.

Feito isso, você deve escolher o nome do servidor e, caso queira, já pode acrescentar uma foto para ajudar a diferenciá-lo dos demais. Agora o servidor para o seu podcast irá aparecer na guia localizada no lado direito da tela. Se você não colocou nenhuma imagem, a primeira letra do nome aparece em destaque.

Crie um servidor para poder organizar e realizar as gravações do seu podcast com seus amigos.
Foto/Reprodução – Tecmundo

Adicionando o Craig

Agora que você já tem o seu servidor, vai precisar de um bot para gravar as conversas. O Discord conta com inúmeras opções, que deixam o uso mais interessante. Para a gravação de podcasts, o que você deve adicionar é o Craig. De maneira bem resumida, ele é um software que realiza gravações, com a vantagem de utilizar multi-canais para isso. Ou seja, cada participante terá o seu áudio registrado em um canal diferente.

A principal vantagem de gravar desta maneira é que na hora de editar, se o áudio de uma pessoa ficou com muito ruído, isso não vai comprometer a gravação inteira. Além disso, você pode fazer o download da conversa em diferentes formatos, inclusive como um projeto do Audacity, pronto para a sua edição.

Confira abaixo o passo a passo:

  1. Acesse o site do Craig, clicando aqui;
  2. Escolha a opção Convidar Craig para o seu servidor Discord;
  3. Na página seguinte você deverá escolher qual servidor deseja incluir o bot e autorizá-lo a entrar;
Para poder adicionar o Craig nas conversas e realizar as gravações, basta selecionar a opção desejada e autorizar que ele acesse o seu servidor.
Foto/Reprodução – Tecmundo

Gravando as conversas

Nessa etapa, é importante seguir os passos abaixo, para garantir que a gravação seja feita da maneira correta.

  1. Inicie uma conversa de voz normalmente, com quantos amigos quiser;
  2. No chat de texto, digite o comando “:craig:, entrar” (sem as aspas) para que o Craig comece a gravar o áudio de todas as pessoas na chamada;
  3. Depois que terminar a gravação digite o comando “:craig:, sair” (sem as aspas) para que o Craig pare de gravar;
  4. Vá para o ícone do Craig que apareceu no lado superior esquerdo, para acessar o link da gravação (caso você precise acessar novamente o link, basta clicar no avatar do Craig no canto superior direito e depois em Mensagem);
  5. Na tela de conversas você terá um link que irá redirecionar à página para fazer o download e outra para apagar a conversa (cuidado para não clicar na opção errada);
  6. Agora você precisa decidir qual a opção de download, dependendo das suas necessidades ou de como você pretende editar o podcast;
Os formatos marcados com ‘*’ requerem processamento em seu navegador. Atualmente, este é um recurso beta; se você tiver problemas, escolha um formato diferente.
Foto/Reprodução – Tecmundo

É importante lembrar que os links para downloads ficam disponíveis por sete dias. Por isso, o recomendável é baixar o áudio assim que a conversa for encerrada e manter pelo menos uma cópia de segurança.

*Com informações do Tecmundo 

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.

Leia também:

Comentários