Home / Economia

ECONOMIA

Conselho Monetário Nacional cria norma para divulgação de resoluções

BRASÍLIA - Uma semana antes de divulgar qual será a meta de inflação para 2017, o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou que criou uma metodologia para as divulgações do que foi decido na reunião entre os ministros da Fazenda, do Planejamento e o presidente do Banco Central. A partir do encontro do dia 25 de junho, todas as resoluções serão anunciadas após as 18 h.

Não havia nenhuma norma em relação aos comunicados do CMN. Da última vez, na reunião do mês passado, a entrevista foi convocada em cima da hora. Começou às 22 h para o anúncio nas mudanças de regras bancarias para destinar recursos para o financiamento da casa própria.

A mudança chega no momento em que há especulações no mercado financeiro que o governo poderia fixar uma meta menor que o objetivo atual de 4,5% para demonstrar comprometimento com o controle da inflação. Seria um indicativo, na opinião de parte do mercado, que a meta não seria cumprida em 2016 como prometido reiteradamente pelo BC. No entanto, seria também um compromisso de que o Banco Central não abriria mão do objetivo de domar o dragão.

O CMN informou também que a regra das 18 h pode ser quebrada em algumas ocasiões. Se a medida votada pelos ministros fizer parte de programas ou planos mais amplos de governo obedecerão à estratégia de divulgação desse projeto. E se a decisão do conselho representar apenas uma proposição ou uma decisão que dependa de ratificação do Palácio do Planalto só serão divulgadas quando aprovadas ou aprovadas pela presidência da República.

“Excepcionalmente, poderão ser adotadas outras estratégias de divulgação, considerando a natureza e a urgência da matéria”, avisou o conselho.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias