Home / Economia

ECONOMIA

Construção civil recebe bem as inovações

A economia do País tem tido como grande aliada os avanços da tecnologia, já que em época de crise ferramentas tecnológicas contribuem com a gestão inteligente das empresas, como o que tem acontecido no setor da construção civil, que resiste às dificuldades da economia com auxílio de softwares e ferramentas que otimizam o trabalho e beneficiam os clientes.

Visto que o gerenciamento administrativo e operacional, com auxílio da tecnologia, é considerado uma estratégia de competividade. Com a finalidade de reduzir o tempo e os custos nas obras, construtoras têm buscado novas maneiras de desenvolver empreendimentos imobiliários, uma delas é a perna mecânica. Com ajuda da tecnologia, é possível reduzir o prazo médio das construções, contribuindo para que a entrega do empreendimento seja feita até mesmo antes do prazo estipulado.

A tecnologia da perna mecânica já tem sido utilizada em Goiânia, na construção de um novo empreendimento no setor Marista, desenvolvido pela EBM Desenvolvimento Imobiliário. Conforme o gerente da obra, Cláudio Eduardo Pinheiro, a ferramenta auxilia na precisão e na rapidez durante a realização de diversas tarefas, substituindo os andaimes na parte interna da construção. A tecnologia possibilita maior mobilidade ao funcionário e garante maior estabilidade, visto que os pés da perna mecânica são emborrachados e impedem que o operário escorregue e se acidente. "Com a perna mecânica o funcionário não precisa mais ficar subindo e descendo de um andaime, reduzindo o risco de acidentes, dando mais agilidade e reduzindo o tempo gasto", destaca Cláudio.

Dentre as principais atividades que podem ser executadas com o uso da perna mecânica estão os serviços de acabamento, que compreendem lixamento e pintura, mas também pode ser utilizada para outros fins. "A perna mecânica pode ser usada para aplicação de reboco, gesso, dry wall e diversos arremates, serviços tradicionalmente executados com andaimes", explica o gerente de obra. Para operar a ferramenta, o funcionário passar por um treinamento, a fim de se familiarizar com o equipamento e operá-lo de forma adequada. O objetivo é que a técnica seja utilizada em massa nas obras da empresa a partir de 2016.

O atraso na entrega de empreendimentos imobiliários desencadeia prejuízo financeiro para as partes envolvidas e até problemas judiciais. O problema é tão sério que o Procon-Goiás registrou entre janeiro a maio deste ano, 790 reclamações contra incorporadoras e construtoras. O índice é bastante alto se comparado com os números do ano passado, quando 1.080 pessoas se queixaram do mesmo problema. Em 2013, a quantidade de reclamações foi de 1.175 consumidores.

Software de gestão

Por se tratar de uma área com diversas etapas, planejamento, construção e a venda de empreendimentos, constantes variações de preço de materiais e também dificuldade em encontrar mão de obra qualificada, a utilização de softwares de gestão tem auxiliado empresas em diversos setores. Pensando nessa questão e para atender o setor de construção civil, a empresa goiana de tecnologia de software, Globaltec, desenvolveu um sistema de gestão empresarial (ERP) exclusivo para a construção civil, que tem a finalidade de controle gerencial, físico e financeiro dos negócios.

Para o CEO da empresa goiana, Marcelo Xavier, a unificação dos diversos aspectos envolvidos em softwares significa agilidade e segurança, visto que os números positivos do setor de Tecnologia da Informação refletem a procura por ganhos de eficiência e a busca por estruturas administrativas menos dispendiosas mediante terceirização de serviços e incorporação de soluções de tecnologia. "Especialmente em contextos pessimistas como o atual, a tecnologia é aposta para projetos de expansão dos investimentos, redução de custos e ganhos de escala", afirma Marcelo.

Por meio de módulos e sem complicação, os usuários do ERP têm acesso a informações cruciais, sendo que os destaques do sistema de gerenciamento são o controle e validação dos custos das edificações, além de visualizar os resultados, com a criação de relatórios específicos para cada construção, discriminação das verbas totais por serviços e a visualização do andamento da obra, o que facilita o gerenciamento atualizado das atividades. De acordo com Marcelo, além das consequências positivas para as empresas, os resultados satisfatórios alcançam os clientes à espera da conclusão das obras no período definido em contrato. Com cronograma atualizado e cumprido à risca, os futuros moradores evitam dores de cabeça, no caso de projetos habitacionais, por exemplo.

Dicas para terminar o mês no azul

  • "Pesquisar preços ajuda a fazer a melhor compra
  • "Ter em mãos uma lista com os produtos que precisa
  • "Evitar compras por impulso
  • "Faça um bom planejamento para comprar produtos de alto valor
  • "Faça uso das ferramentas de aplicativos que otimizem as escolhas, buscando melhor preço

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias