Home / Economia

ECONOMIA

Estado vai licitar Plataforma Logística

Helvécio Cardoso,Da editoria de Economia

O governador Marconi Perillo anunciou nesta semana, que as obras da Plataforma Logística de Anápolis (PLA) serão licitadas neste segundo semestre, mas não precisou a data da publicação do edital. O anúncio do governador teve lugar na noite de quarta-feira no Teatro Municipal de Anápolis durante cerimônia, aberta ao público, em que o governador recebeu homenagem das autoridades municipais.

A Plataforma Logística de Anápolis vem sendo construída por etapas, tendo a obra sido iniciada ainda no primeiro governo de Marconi Perillo. Trata-se de um complexo de embarque e desembarque de cargas integrando com as rodovias federais, a Ferrovia Norte-Sul e o Centro Atlântica, no Distrito Agro Industrial de Anápolis, o Daia, com o Aeroporto de Cargas, em área contígua ao Daia (foto).

Uma plataforma integrando os modais rodoviários, ferroviário e aeroviário fará do Daia um distrito de importância estratégica para o desenvolvimento industrial do Estado de Goiás. A utilização de vagões das operadoras da Ferrovia Norte-Sul – que já estão correndo sobre os trilhos – cria para os as fábricas do Daia um corredor alternativo para exportações de seus produtos e importação de seus insumos. O que representa, é lógico, redução de custos.

Já o aeroporto de cargas atenua, de modo significativo, a dependência de portos atlânticos. O aeroporto, cuja pista já está concluída, poderá receber os maiores aviões cargueiros do mundo. Tanto nossas exportações como importações poderão, a partir de Anápolis, atingir os grandes centros consumidores do mundo. Embora o transporte em grande cargueiros aéreos perca, para o marítimo, no quesito quantidade de carga por veículo, sobre este leva a vantagem da rapidez.

O aeroporto de cargas de Anápolis tem uma pista de 3,3 mil metros, orientada no sentido Norte-Sul, tendo 150 metros de largura, com mais 50 de cada lado como área de escape. O trânsito áureo será controlado pela base aérea de Anápolis, ali pertinho. Falta, agora, a construção dos edifícios administrativos, hangares, armazéns e pátio de estacionamento.

Todos esses melhoramentos, é claro, tornam o Daia altamente atrativo para novos investimentos. O governo do Estado, por conseguinte, já está tomando medidas para ampliar o distrito. Marconi aproveitou a ocasião para anunciar que pretende inaugurar, “em breve”, o Daia 2, juntamente com o Centro de Convenções de Anápolis e o viaduto Engenheiro Portela.

Marconi esteve na cidade para receber comenda outorgada pela municipalidade. A concorrida cerimônia de entrega da medalha, entregue pelo prefeito petista João Gomes. Sobre a cerimônia, confira nas páginas de Política & Justiça.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias