Home / Economia

ECONOMIA

Buscando soluções para a fome

Da Redação

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, José Eliton, participou ontem, no Centro de Treinamento da Emater (Campus Samambaia), da abertura da 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan).  Representando o governador Marconi Perillo, Eliton destacou a importância do tema e o tratou como um desafio para o governo de Goiás: "Fazer o diagnóstico é fácil, difícil é prescrever o tratamento. Difícil é encontrar a solução. Goiás está construindo políticas públicas para que o alimento chegue à mesa de cada família, cada cidadão", afirmou. Segundo ele, o governo está democratizando o acesso à tecnologia para produzir mais. "Nosso objetivo é aumentar a produtividade não só do grande produtor, mas também dos pequenos", completou.

Além de José Eliton, estavam presentes na abertura a presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Dinair Pereira; o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Madson Veiga; a titular da Secretaria Cidadã, Leda Borges; o deputado estadual Jean Carlo; o superintendente executivo de Agricultura da SED, Antônio Flávio de Lima; o presidente da Emater, Pedro Arraes; o presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo; além de prefeitos municipais, entre outros.

O superintendente Antônio Flávio de Lima lembrou que cerca de 800 milhões de pessoas no mundo estão atualmente em situação de insegurança alimentar.  Segundo ele, o principal objetivo da Conferência realizada em Goiás é conseguir um envolvimento maior da sociedade nas políticas de segurança alimentar e nutricional. "Existem inúmeros programas voltados para essa área. As conferências visam proporcionar acesso dos participantes a estes programas. Buscamos a participação de jovens, das minorias, dos segmentos mais vulneráveis da sociedade", explicou.

A 5ª Cesan é promovida pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, composto por representantes da sociedade civil, órgãos públicos, conselhos municipais de segurança alimentar, entre outros. A programação inclui palestras com abordagens diversas sobre o tema central, trabalho em grupos com os delegados participantes da conferência e a escolha dos delegados que participarão da Conferência Nacional, que acontece em Brasília, de 3 a 6 de novembro.

Vice-governador preside Conselho Administrativo das Centrais de Abastecimento de Goiás

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), José Eliton, participou na quarta-feira (26) da primeira reunião ordinária do Conselho Administrativo das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa). A entidade é jurisdicionada à SED e José Eliton preside o grupo consultivo.

Esta é a segunda vez - em pouco mais de dez dias - que o vice-governador vai à Ceasa. No dia 19 de agosto ele participou das comemorações dos 40 anos da entidade, quando também representou o governador Marconi Perillo. À época foi anunciado que ao completar quatro décadas de existência, a Ceasa chegava também ao 4º lugar no ranking das Centrais de Abastecimento no Brasil.

Na reunião de quarta-feira, José Eliton, que havia sido recebido pelo presidente Edvaldo Cardoso, agradeceu a presença de todos e manifestou sua satisfação em participar do conselho. Discutiram pautas administrativas e, em seguida, todos participaram de um almoço.

Também estavam presentes na reunião os novos conselheiros Anicélia Pinheiro de Abreu, Edemundo Dias de Oliveira, Joyce Lima Braga e Nilson Antônio Preto; o representante da Associação dos Produtores (Asphego), Edvaldo Gonçalves; o secretário do conselho Darlan de Sousa; e também o diretor e chefe de gabinete da Ceasa, respectivamente Orlando Kumagay e João Machado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias