Home / Economia

ECONOMIA

Petrobrás anuncia aumento do preço da gasolina em 6% e do diesel em 4%

Na noite desta terça-feira (29), a Petrobrás anunciou reajuste nos preços da gasolina e do diesel, que começam a valer hoje (30). O preço da gasolina nas refinarias aumentará 6% e o do diesel, 4%. Esse é o primeiro aumento de preços na gestão de Aldemir Bendine, quie assumiu o comando da Petrobrás em fevereiro, com a missão de recuperar a empresa.

Ainda não há estimativas concretas sobre o reflexo do aumento no bolso dos consumidores. O último reajuste, anunciado em novembro de 2014 pela então presidente Graça Foster, gerou impacto entre 2% e 2,5%.

Segundo comunicado da Petrobrás, os preços sobre os quais incidem o reajuste não incluem tributos federais, como Cide e PIS/Confins, significando que a alíquota dos impostos vai incidir sobre o novo valor, o que deve gerar um impacto maior na bomba de gasolina.

A decisão do reajuste foi tomada pela diretoria da empresa na noite de ontem, após reunião em que a pauta principal foi a frágil situação financeira da estatal, agravada pelo efeito da depreciação cambial. Também ocorreu a análise de propostas para novo corte de investimentos. Em junho foi anunciada a redução de 37% nos investimentos no período entre 2015 e 2019. Um novo corte, entretanto, não foi definido.

Após a discussão do tema com os diretores da companhia, Aldemir Bendine se reuniu com o novo presidente do conselho de administração da empresa, Nelson Carvalho. Nesta quarta-feira acontece a primeira reunião do colegiado sob o comando de Carvalho, que assumiu o cargo após o afastamento de Murilo Ferreira, no início de setembro, por divergências com a cúpula da estatal sobre o tamanho do ajuste necessário para a Petrobrás.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias