Home / Economia

ECONOMIA

Nova fase da Operação Zelotes é deflagrada em três estados e no Distrito Federal

Na manhã desta segunda-feira (26), a Polícia Federal (PF) deflagrou nova fase da Operação Zelotes, que investiga organizações criminosas que atuavam na manipulação do trâmite de processos e no resultado de julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Estima-se que mais de R$ 19 bilhões tenham sido desviados.

Segundo comunicado da corporação, aproximadamente 100 policiais cumprem 33 mandados judiciais. Seis de prisão preventiva, 18 de busca e apreensão e 9 de condução coercitiva em São Paulo, Maranhão, Piauí e no Distrito Federal.

De acordo com a PF, a nova fase da operação aponta que um consórcio de empresas, além de promover a manipulação de processos e julgamentos dentro do Carf, também fazia a negociação de incentivos fiscais a favor de empresas do setor automobilístico.

O comunicado informa: “As provas indicam provável ocorrência de tráfico de influência, extorsão e até mesmo corrupção de agentes públicos para que uma legislação benéfica a essas empresas fosse elaborada e posteriormente aprovada”.

Os crimes investigados pela Polícia Federal incluem tráfico de influência, corrupção passiva e  ativa, associação criminosa, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias