Home / Economia

ECONOMIA

Horário de verão começa neste domingo em três regiões do país

Foto:Reprodução


Moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar em uma hora seus relógios a partir das 0h deste domingo, 15, quando começa o hoŕario de verão. A medida que prevê a economia do consumo de energia no país, valerá até o dia 18 de fevereiro e será aplicada nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

O governo federal chegou a cogitar o fim do horário de verão após um estudo realizado pelo Ministério de Minas e Energia que indicou que o programa vem perdendo a sua efetividade devido as mudanças de hábitos da população.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) concluiu que o maior consumo de energia é determinado pela temperatura e não pela incidência da luz solar. Sendo assim, atualmente, os maiores picos de consumo ocorrem entre às 14h e 15h, e não mais entre às 17h e 20h.

A decisão por manter a medida em 2017, ocorre em função do longo período de estiagem no Brasil, que reduz de forma crítica os níveis das águas nas hidrelétricas e vem obrigando o governo a ligar as temerlétricas que têm operação mais cara ou até importar energia de outros países.

O uso de energia elétrica provinda dos meios alternativos influenciam diretamente nas contas de energia que chegam à população.

Para o ano que vem, uma pesquisa pode ser feita para reavaliar a implementação do horário de verão, mas a definição caberá ao Palácio do Planalto.

Com informações da Folha Press.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias