Home / Economia

ECONOMIA

Taxa de desemprego entre jovens é superior ao dobro da média geral

O Brasil segue com as taxas de desemprego em alta. Dados divulgados nesta quinta-feira (16/08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que os jovens são os mais prejudicados pelo baixo número de vagas no mercado de trabalho. O número de desempregados com idade entre 18 e 24 anos é mais que o dobro da taxa da população em geral.

No segundo trimestre, a porcentagem geral de desemprego ficou entorno de 12,4%, enquanto entre os jovens o número chegou a 26,6%.

Ainda de acordo com a pesquisa, a maior taxa de desemprego ficou com os profissionais com idade entre 14 e 17 anos, chegando a 42,7%. Isso representa mais que o triplo da média geral. Um dos fatores que podem justificar esses números são as restrições impostas para atuação de empregados nessa faixa etária, que tem regras específicas para exercer as funções.

Nos outros grupos etários, as taxas de desemprego ficaram menores que a média geral. A menor foi a de pessoas com 60 anos ou mais, que ficou em 4,4%. Segundo informações do G1, historicamente a taxa entre jovens sempre foi mais alta do que a da população adulta.

A pesquisa revela ainda que o Brasil tem hoje cerca de 13 milhões de desempregados. Deste total 32% tem idade entre 18 e 24 anos, ou seja, cerca de 4,1 milhões de jovens em busca de ocupação.

Outro dado que preocupa é que a taxa de desemprego entre pessoas que se declaram como pretas ou pardas também ficou acima da média nacional. A população preta ficou com 15% e a parda com números de 14,4%, enquanto a taxa de população branca ficou em 9,9%.

Ainda segundo o IBGE, 51% dos 13 milhões de desempregados do país são mulheres.

(Foto: Reprodução internet)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias