Home / Economia

ECONOMIA

Aeroporto de Goiânia será internacionalizado em outubro

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Estado de Goiás, Wilder Morais, se encontrou na quinta-feira (26) com o superintendente da Infraero em Goiás, Antônio Sales, para discutir os últimos termos do processo de internacionalização do Aeroporto de Goiânia. A assinatura do termo que efetivará a internacionalização do Aeroporto Santa Genoveva deve ser feita na segunda quinzena de outubro.
Além do transporte de cargas vindas de outros países, a mudança no perfil do Aeroporto Santa Genoveva fortalece a área do turismo. Goiás tem inúmeras atrações turísticas, como as águas termais de Caldas Novas, seus inúmeros parques ambientais, as cidades históricas, além da sua capital, mas não contava com um aeroporto que recebesse passageiros vindos de outros países. “Com certeza nossa indústria do turismo ganha mais força ainda”, prevê Wilder.

A mudança de perfil do aeroporto depende da anuência de quatro órgãos: Polícia Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Anvisa e Receita Federal.
Três dos órgãos anuentes já se manifestaram. Falta apenas a Receita Federal avaliar algumas questões pontuais, que devem ser resolvidas em dez dias, segundo informa Wilder Morais. Após isso, o processo é encaminhado à Anac para avaliação final e expedição de portaria permitindo o início de voos internacionais, tanto para pousos como decolagens.
“O governador Ronaldo Caiado determinou que a SIC cuidasse de todo esse processo. Foi o que fizemos assim que fui nomeado secretário. E agora estamos bem próximos de anunciar que Goiás, finalmente, terá um aeroporto com voos internacionais”, disse Wilder.
Goiânia será a 31ª cidade no Brasil a contar com um aeroporto internacional. Algumas empresas aéreas já fizeram contato em busca de informações para usar o Santa Genoveva para voos internacionais. A expectativa é de aumento do faturamento na unidade, já que o custo da tarifa de um voo doméstico no Brasil é R$ 32,95 e de um voo internacional é de 118,06.
Wilder Morais diz que a parte mais complicada do processo já se encerrou. O secretário informa ainda que vai convidar o presidente Jair Bolsonaro para vir a Goiânia participar do processo de assinatura do termo que oficializa a internacionalização do aeroporto.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias