Home / Economia

ECONOMIA

Juros do crédito consignado tem queda e estão em 1,5% ao mês

Em sua última reunião, o Comitê de Política Monetária do Banco Central reduziu a taxa básica de juros de 4,5% para 4,25% ao ano, o menor percentual desde 1999, quando entrou em vigor o regime de metas para a inflação.

A queda na taxa básica de juros tem maior impacto nos empréstimos consignados, pois é ela que define o teto máximo a ser praticado nas modalidades de empréstimo e cartão de crédito consignados.

Em 2019, se comparada com os demais empréstimos, a taxa de juros do crédito consignado foi a que mais caiu: de 24%, em janeiro, a 20%, em dezembro. Uma queda de mais de 13% que refletiu no aumento do volume de empréstimos da categoria, que, em 2019, aumentou 47%. Foi o maior volume de crédito consignado desde que essa modalidade foi criada.

Para este ano, mantido esse cenário de maior estabilidade de emprego e renda, a projeção é que o volume de empréstimo consignado mantenha o viés de crescimento e de redução da taxa de juros.

Isso porque a estabilidade de emprego e renda reduz o risco de inadimplência, que por sua vez, tem impacto na taxa de juros. Menor o risco, menor a taxa de juros.

As taxas variam de banco para banco, mas, em média, os juros no consignado são 1,5% ao mês. A linha de crédito para aposentados e pensionistas do INSS alcançou no ano passado o menor valor registrado desde o início do levantamento do Banco Central: uma média de 1,89%. Nessa modalidade, as parcelas são descontadas no benefício. Para o servidor público, a taxa média de juros em 2019 foi de 1,71% ao mês.

Mesmo contando com os menores juros, servidores públicos, aposentados e pensionistas devem pesquisar para garantir a melhor taxa de juros do empréstimo consignado. Nos estados de Goiás e Maranhão e nas prefeituras de São Luís e Maceió a Neoconsig facilita a operação e ainda auxilia na busca da melhor taxa de juro.

Nesses locais, a empresa, que é especializada no serviço e tem mais de 10 anos de mercado, é responsável pela gestão do crédito e mediação da relação entre pessoas físicas, bancos e instituição pública.

A partir de uma plataforma desenvolvida pela empresa e utilizada por órgãos públicos e bancos, o tomador do empréstimo pode simular seu empréstimo, comparar taxas de juros de diferentes bancos e contratar o crédito desejado sem sair de casa. Tudo 100% on-line. Um jeito prático, econômico e seguro de ter acesso às melhores ofertas de crédito do mercado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias