Home / Economia

ECONOMIA

Em reunião virtual, Bolsonaro pede reforma da OMC

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), pediu hoje (21), aos demais líderes do G20, reformas e avanços nos compromissos da Organização Mundial do Comércio (OMC). O pedido foi feito durante reunião virtual em Riad, na Arábia Saudita.

Bolsonaro disse que os pilares que formam o acordo - negociações, solução de controvérsias, monitoramento e transparência, devem ser discutidos pelos ministros dos países da OMC.

Em seu discurso, o presidente Bolsonaro falou também sobre medidas de combate à pandemia, proteção e estímulo à economia, e possíveis vacinas contra a Covid-19.

De acordo com o presidente, as iniciativas de cooperação internacional prosperam desde o último encontro extraordinário do grupo, ocorrido em 26 de março. Apesar do contexto da pandemia, Bolsonaro citou os esforços e o sucesso na manutenção do fluxo comercial regular entre os países.

Ao citar a necessidade de reformas nos compromissos da OMC, o presidente afirmou que a ambição de reduzir os subsídios para bens agrícolas deve contar com a mesma vontade com que alguns países buscam promover o comércio de bens industriais.

Sobre a economia, Bolsonaro citou a injeção de mais de US$ 11 trilhões feita pelos países participantes do G20 em pacotes de estímulos locais, como o auxílio emergencial brasileiro. Em seu discurso, Bolsonaro disse que as medidas contribuíram para assegurar a devida liquidez aos mercados e conferir alívio fiscal aos países mais vulneráveis. " Evitamos, dessa maneira, que os efeitos da pandemia fossem ainda mais devastadores", destaca.

Bolsonaro destacou a criação do auxílio emergencial, que preservou 12 milhões de postos de trabalho, beneficiou 65 milhões de pessoas e permitiu que 400 mil empresas se mantivessem abertas com a ajuda do governo federal.

Vacina contra Covid-19 no Brasil

Em relação à busca de uma vacina eficaz contra o novo coronavírus, o presidente disse que "o Brasil se soma aos esforços internacionais, bem como adota o tratamento precoce no combate à doença". Bolsonaro lembrou a importância da livre escolha sobre a vacinação, e frisou que a pandemia não pode servir de justificava para ataques às liberdades individuais.

"Juntos, estamos superando uma das mais graves crises sanitárias da história recente. Estamos vencendo as incertezas, as dificuldades logísticas e, inclusive, a desinformação", citou Bolsonaro.

A reunião, que acontece na cidade de Riad, capital da Arábia Saudita, é o 15° encontro do G20. Por conta da pandemia, as instalações físicas do encontro são apenas simbólicas, com a maior parte da agenda sendo cumprida online.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias