Home / Economia

ECONOMIA

Caiado dá posse ao novo secretário de Agricultura e Pecuária, Tiago Freitas de Mendonça

O governador Ronaldo Caiado empossou, na manhã desta quarta-feira (28/04), o novo titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Tiago Freitas de Mendonça, em evento realizado no Palácio das Esmeraldas. Ele assume o cargo antes ocupado por Antônio Carlos de Souza Lima Neto, eleito novo diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Goiás.

Acompanhado da presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, o governador destacou a importância da agropecuária para o Estado, setor responsável por 77% das exportações de Goiás. Sobre a mudança na condução da pasta, pontuou que é uma satisfação ver novos nomes se destacarem na política com “capacidade, qualificação técnica, formação cultural, moral e ética” para estarem à frente dos grandes desafios do Estado.

“Nós somos transitórios e essa nova geração virá, e vai dar continuidade a uma política que precisa ter como primeiro ponto o cidadão”, frisou Caiado. “O Estado não foi feito para ser balcão de negócios, para fazer negociatas, para enriquecimento com bem público ou com contratos públicos. O Estado foi feito para dar dignidade e qualidade de vida às pessoas”, arrematou.

Natural de Morrinhos, o novo secretário é produtor rural, engenheiro agrônomo e gestor em administração. Formou-se pela Escola Superior de Ciências Agrárias de Rio Verde e é pós-graduado em Gestão em Agribusiness pela Fundação Getúlio Vargas. Tiago atuou por 20 anos no Sistema Faeg/Senar, sendo 10 deles no Conselho Administrativo da entidade.

Após relembrar conversa com Caiado, quando ainda era presidente do Sindicato Rural de Morrinhos, o novo secretário agradeceu a confiança por assumir a Seapa. “Acreditando nos meus sonhos, assumo essa pasta para fazer a diferença, assim como o Antônio Carlos fez”, afirmou. “Quem espera pelos resultados é o povo goiano”, completou.

Tiago também reconheceu o trabalho executado pelo seu antecessor. “Ele superou as expectativas da Faeg [Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás], Senar [Serviço Nacional de Aprendizagem Rural] e Governo do Estado. Isso é para poucos”, reconheceu o novo titular. “Muito obrigado por deixar uma equipe formidável na Seapa”, completou.

Por sua vez, em discurso de despedida, Antônio Carlos apresentou um breve balanço das principais ações da Seapa, ao salientar que a pasta foi recriada por Caiado, no início de 2019. “Fica meu agradecimento ao Governo de Goiás por proporcionar um trabalho de imensos resultados ao setor agropecuário do Estado”, disse.

Caiado lembrou que, ao assumir o Governo de Goiás, recriou a pasta para concentrar as ações do campo em um só lugar, e que o até então secretário soube conduzir os trabalhos com eficiência. “Antônio Carlos deixa o cargo mas, indiscutivelmente, tem de todo o governo o reconhecimento como melhor secretário de Agricultura de Goiás”, disse, ao desejar boa sorte em sua nova missão como dirigente do Sebrae.

Lincoln Tejota colocou à disposição do novo secretário de Agricultura a Vice-Governadoria que, conforme pontuou, cumpre a determinação de encampar diversos projetos, por meio do programa Goiás de Resultados. “O governador Ronaldo Caiado deixa claro que não estamos aqui para ser servidos, mas para servir às pessoas. E tenho certeza, Tiago, que você fará isso com muita excelência”, afirmou.

O presidente do Sistema Faeg/Senar, deputado federal José Mário Schreiner, saudou Antônio Carlos e desejou sorte na condução do Sebrae. Estendeu os votos a Tiago que, segundo ele, vai “|fazer falta” no conselho do Senar.

Schreiner remontou ao início da gestão Caiado, quando as políticas públicas relacionadas ao setor Agro estavam relegadas a um mero departamento. “Hoje vemos uma secretaria totalmente estruturada”, pontuou. Ele cumprimentou também o governador pelos avanços em relação à segurança no meio rural. “Diminuiu em mais de 50% os crimes, porque teve coragem, implantou e deu apoio ao Batalhão Rural, que hoje é o melhor do País”, disse o deputado.

Também estiveram presentes ao evento no Salão Dona Gercina Borges Teixeira o secretário-chefe geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima; deputados estaduais Cairo Salim e Julio Pina; os presidentes Pedro Leonardo Rezende (Empresa de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária - Emater), José Essado (Agência Goiana de Defesa Agropecuária - Agrodefesa) e Lineu Olímpio (Centrais de Abastecimento de Goiás - Ceasa); o ex-deputado e assessor especial da Governadoria, Livio Luciano; o presidente da Câmara Municipal de Morrinhos, Cayto Divino da Silva; familiares dos empossados e demais servidores da Seapa.

Fotos: Wesley Costa

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias