Home / Economia

ECONOMIA

Procon Goiás: Pesquisa aponta variação de até 431% nos preços de medicamentos em Goiânia

Segundo a Pesquisa do Procon Goiás divulgada nesta terça-feira (20/4) a variação de preços nos medicamentos de referência e genérico é de 309% e 431%, respectivamente.

Foram considerados neste levantamento, os preços praticados para o consumidor comum, (independente da exigência de cadastro seja pela própria rede ou por laboratórios). Nenhuma condição especial como desconto para aposentados, empresas ou portadores de planos de saúde conveniados, foi considerada.

Foram visitadas 12 drogarias em Goiânia, e verificados os preços de 65 itens, sendo 33 de referência e 32 genéricos, obedecendo a mesma apresentação, denominação e laboratório (no caso de medicamento de referência).

Definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), o reajuste nos preços dos medicamentos acontece sempre no dia 31 de março, passando a valer a partir de 1º de abril.

Comparada com o levantamento realizado em 2020, a pesquisa de preços médios realizada pelo Procon Goiás, demonstra que em relação aos medicamentos de referência, o aumento médio foi de 2,84%. E quando se trata dos medicamentos genéricos, houve uma redução geral de (-8,96%).

Individualmente, foi identificado medicamento de referência com aumento médio de até 21,27% e genéricos com aumento médio de até 26,25%.

Para explicar a alta de até 26,25% nos medicamentos genéricos e de até 21,27% nos de referência, é importante lembrar que, o reajuste é aplicado sobre o valor do Preço Máximo ao Consumidor (PMC), ou seja, sobre o valor de tabela do medicamento. O preço final praticado por cada agente econômico, na maioria das vezes, é inferior ao preço de tabela (PMC).

Sendo assim, se um medicamento tem o preço de tabela de R$ 10,00, após o reajuste de 10,08%, o preço máximo de tabela definido pelo governo será de R$ 11,00 e não poderá ser ultrapassado. Caso ultrapasse o consumidor deve registrar a denúncia no Procon pelo telefone 151 (capital), (62) 3201-7124 (interior) ou pela plataforma Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br). 

Comparando os preços de medicamentos de referência e genéricos, há uma considerável diferença. Como são produtos fabricados por mais de um laboratório, os genéricos, em geral são mais baratos por causa da concorrência. Porém um medicamento genérico fabricado pelo mesmo laboratório, pode ter preços diferentes entre as drogarias. Por isso, é essencial fazer uma pesquisa de preços.

Para acessar a planilha de preços, clique aqui

Para acessar o relatório da pesquisa, clique aqui

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias