Home / Economia

ECONOMIA

Renato de Castro defende parceria do Daia para construção de nova subestação da Enel

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), Renato de Castro, participou na tarde desta terça-feira (27/04) de reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Assembleia Legislativa de Goiás. Ele deu explicações aos parlamentares sobre o projeto de origem da Governadoria que prevê a doação de áreas do Estado para a Codego e esclareceu acerca da doação de área para a construção de uma subestação de energia elétrica a ser operada pela Enel Goiás, na região do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia).

Em 2019, a Governadoria encaminhou projeto de lei propondo a transferência para a Codego de três áreas localizadas em Anápolis com o intuito de permitir a expansão do distrito. O terreno a ser doado para a Enel faz parte de uma dessas áreas e possui 10 mil metros quadrados.

Renato de Castro destacou a importância de se levar as discussões para o parlamento, para tornar transparentes as ações desenvolvidas pela companhia voltadas para o crescimento econômico de Goiás. “É uma determinação do governador Ronaldo Caiado que a Codego desempenhe seu papel de empresa de fomento, com foco na geração de emprego e renda para os goianos”, afirmou.

Sobre as áreas doadas, o presidente lembrou que, se somadas, as três representam quase um milhão de metros quadrados. “O aporte dessas áreas será suficiente para assentar até 200 novas empresas no Daia”, garantiu Castro.

Questionado sobre a doação da área para a Enel, Renato confirmou que a ideia é ceder cerca de 10 mil metros quadrados para a construção de uma subestação. “É uma pequena área de menos de 1 hectare, que não representa nem 1% do total da área, para a Enel construir a subestação”, justificou.

Parceria
O presidente esclareceu sobre o fato da empresa Brainfarma se propor a construir e repassar a subestação para a Enel. “Eles já estavam em negociação com a Enel porque estão fazendo uma expansão importante. E para crescer vão precisar de muita energia elétrica. Então a ideia é construir uma nova subestação para atender a Brainfarma e liberar a carga que hoje é consumida de outra subestação para atender os demais consumidores da região”.

Regularização
Respondendo a questionamento do deputado Humberto Teófilo (PSL), Renato de Castro confirmou que parte das áreas previstas para doação do Estado à companhia é referente ao local onde hoje se encontra a montadora Caoa, em Anápolis.

Renato confirmou que, após a aprovação do projeto 7208/21, essa área será transferida à empresa por meio de venda subsidiada. “A Caoa é uma empresa importante que foi assentada ali, e a ideia nossa hoje é de resolver os problemas jurídicos do passado.” Segundo ele, essa é uma demanda não só da Caoa, mas de outras empresas que já estão assentadas em áreas do Estado. “Estamos trabalhando para resolver esses problemas jurídicos”, pontuou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias