Home / Economia

ECONOMIA

De olho no mercado financeiro? Saiba onde e como investir

Nunca é tarde para começar a fazer render aquele dinheirinho que está guardado na conta. Mas mesmo que o contato com o mercado financeiro seja mais fácil atualmente, há quem ainda tenha receio de dar um passo adiante. Segundo dados da B3 - bolsa de valores oficial do Brasil, o número de investidores na bolsa cresce 43% em 2021, mas medo ainda é entrave: sete em cada dez brasileiros (71,8%) têm medo de investir, de acordo o Instituto Reclame Aqui.

Para os investidores de longo tempo e os especialistas no mercado, este cenário deve mudar com o tempo e, para isto, é preciso uma boa dose de educação financeira. Para começar, é preciso que o brasileiro entenda o próprio perfil de investidor e tipos de ativos indicados para cada um: "Conservador", "Moderador" e "Arrojado ou Agressivo".

O “Conservador” é o que preza por segurança (mesmo que isso signifique menor lucratividade), por isto os investimentos mais indicados os de renda fixa. Já o “Moderador” está um pouco mais disposto a se arriscar, apesar de ainda prezar pela segurança. Este perfil pode até passear pela renda variável, mas a maior parte dos títulos são de renda fixa".

Como já diz o nome, o "Arrojado ou Agressivo", é quem entende que para uma maior rentabilidade é preciso correr mais riscos. Para ele, a maior parte do capital será aplicada em renda variável.

Principais investimentos em renda fixa: poupança, tesouro direto, CDBs, Debêntures, LCI e LCA, CRI e CRA.

Principais investimentos em renda variável: ações, fundos imobiliários, criptomoedas, etc.

Cada investimento tem suas particularidades e precisam ser analisados, por isto sites como o Investir Hoje são essenciais para o investidor saber quais estão em maior destaque.

Passo a passo: comece a investir agora mesmo

O primeiro passo para começar a investir com facilidade e segurança, é buscar por uma corretora que ofereça diversas opções de ativos que atendam o seu perfil e momento - e que também saiba orientar o investidor da melhor forma.

Independentemente da escolha de investimento e do perfil de investidor, uma das melhores corretoras para ter como aliada é a Rico Investimentos. Considerada uma das mais seguras do Brasil, a corretora oferece apoio, rapidez e a possibilidade de fazer o cadastro 100% digital sem precisar do intermédio dos bancos.

Qualquer pessoa pode investir, seja com pouco ou muito dinheiro, basta buscar informação e ajuda de quem entende.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias