Brasil

Aneel ativa bandeira vermelha patamar 2: conta de luz fica mais cara em agosto

Redação Online

Publicado em 25 de julho de 2025 às 17:43 | Atualizado há 13 horas

A situação contrasta com o período entre dezembro/2024 e maio/2025
A situação contrasta com o período entre dezembro/2024 e maio/2025

A Aneel anunciou nesta sexta (25/07) a bandeira tarifária vermelha patamar 2 para agosto, com cobrança extra de R$ 7,87 por 100 kWh consumidos. A medida reflete o agravamento da crise energética após dois meses no patamar vermelho 1.

A geração hidrelétrica abaixo da média nacional obrigou o acionamento de termelétricas, fontes mais caras de energia. A situação contrasta com o período entre dezembro/2024 e maio/2025, quando vigorou a bandeira verde devido a condições favoráveis.

ENTENDA O SISTEMA DE BANDEIRAS TARIFÁRIAS

  • Verde: condições normais, sem acréscimo
  • Amarela: custo moderado, pequeno aumento
  • Vermelha: custo elevado (patamar 1 ou 2)
    Implantado em 2015, o sistema alerta sobre variações nos custos de geração, permitindo que consumidores ajustem seu consumo.

A mudança para o patamar mais alto do sistema vermelho representa aumento significativo nas contas de energia no próximo mês. Especialistas recomendam redução no consumo para minimizar os efeitos da tarifa extra.

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia